A prática de esportes e um cabelo em equilíbrio

Por Cris Dios, Hair Especialista e Cosmetóloga

A crescente busca pela saúde física e mental leva as pessoas a prática diária de esportes e mudanças de hábitos e novas escolhas para atingir uma vida mais equilibrada.

Acredito que tudo tem um grande bônus para corpo, mente e alma, mas como isso interfere na saúde dos cabelos?

A escolha por uma rotina mais saudável só traz benefícios, inclusive para o cabelo. A prática de esportes e uma boa alimentação melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do bulbo capilar, resultando em fios mais fortes e saudáveis, quando tratados de maneira correta.

Como assim? Bom, precisamos tomar cuidado para não deixar resíduos no couro cabeludo e saber como manter uma boa hidratação. Vamos entender…

Quando fazemos uma atividade física, temos a produção de suor, que é composta por 99% de água, eletrólitos, uréia, aminoácidos, sacarídeos, lipídeos e Ph ácido, que acaba deixando resíduos no couro cabeludo e nos fios, promovendo o ressecamento. Por esse motivo, eu indico aproveitar o tempo da prática de esportes para aplicar um tratamento para nutrir os fios, como por exemplo o Ssoro LCS, Nutriente Hair I LCS ou a Água de Coco LCS.

Por outro lado, 95% das pessoas que praticam esportes lavam seus cabelos logo em seguida, o que é correto pois remove todo esse residual. Porém, o problema é que muitas vezes após lavar ocorre a finalização (secagem, escova, chapinha ou baby liss). Isso de três a seis vezes na semana gera um grande desgaste. Para ter uma boa saúde no couro cabeludo é muito importante lavar sempre que ocorrer a transpiração, mas ao lavar com muita frequência não ocorre a própria produção natural de lipídeos do couro cabeludo e o eles não conseguem percorrer esse fio e nutri-lo naturalmente. Sem mencionar a busca de métodos milagrosos de alisamentos (progressivas) com química pesada para facilitar o dia a dia, que danificam muito os fios.

Se lembrarmos a vida da mulher a alguns anos atrás, na década de 70 e 80, elas mantinham o penteado por uma semana, ou seja, lavavam os cabelos uma vez por semana, usavam muito mais “Laque” (spray com um nível mais elevado de álcool).  Por outro lado, hoje a mulher brasileira lava os cabelos pelo menos uma vez por dia (80%) ou no máximo dia sim (18%) e dia não ou duas vezes por semana (2%). Por trabalhar e ter uma vida social, muitas sentem a necessidade de estarem sempre impecáveis, também arrumam os cabelos com ajuda de equipamentos (como chapinhas, baby liss ou secadores) e/ou com a ajuda de produtos finalizadores. Pesquisas revelam que em média a mulher usa 35 minutos de seu dia para cuidar dos cabelos.

O que fazer então? Lavo e mantenho meu couro cabeludo saudável ou não lavo e mantenho meu fio menos desgastado? Difícil escolha.

No Laces, sempre que a cliente vem pela primeira vez nós fazemos uma análise capilar e entendemos a necessidade do dia a dia desta cliente e quais processos químicos já foram feitos. Assim, podemos indicar a forma mais saudável de cuidar do cabelo diariamente. Criamos o que chamamos de #cronogramacapilarlaces, que consiste em uma sequência de tratamentos feitos no salão e em casa para melhor devolução de nutrientes essenciais para a necessidade de cada cliente, como o RevitLaces, NutriHairLaces e HairtratLaces.

Não existe certo ou errado (como já disse em outros textos), existe o que é melhor adaptado a sua necessidade. Lavar de forma consciente e saudável (diluído para não deixar resíduos químicos no couro cabeludo) e com produtos adequados para o seu cabelo.

O fato é, lavar todos os dias promove um desgaste na fibra capilar, transpirar resseca e cria muita porosidade aos fios e isso somado a processos químicos (progressivas, reflexos, tinturas, alisamentos), potencializa ainda mais o desgaste.

Como proteger os fios ao praticar esportes:

Proteja os fios com um creme de tratamento ou um óleo nutritivo, pois assim impedirá a desidratação dos fios (barreira protetora a perda interna de água) e bloqueará a absorção do suor pelos fios, além de ser um aproveitamento do tempo do esporte para nutrir os fios. Claro que a escolha do produto é de extrema importância, busque produtos que possam ser usados com o cabelo seco, assim não fica escorrendo durante o esporte. A sua composição precisa ser composta por nutrientes que vão agregar estrutura aos fios (proteínas e aminoácidos). No Laces temos 3 tipos: Nutriente (todos os tipos de cabelos que precisem de nutrientes), SSoro (para todos tipos de cabelos, que precisem de reconstruir massa capilar) e a Água de Coco (para todos os tipos de cabelo, cuida da saúde dos cabelos que frequentemente se expõem ao sol e piscina).

Dicas extras para mais fortes:

  • Tenha uma alimentação saudável rica em nutrientes
  • Beba bastante água (2L no mínimo)
  • Tome vitaminas especificas para os cabelos por pelo menos 4 meses ao ano
  • Faça Detox capilar 1x por mês
  • Use 2x por semana máscara nutritiva (reconstrução/nutrição)
  • Lave sempre os cabelos após a prática de esportes
  • Use shampoos menos químicos, com ingredientes naturais, vão manter seu couro cabeludo mais equilibrado
  • Use água mineral fria e enxague (250 ml)
  • Quando praticar esportes ao ar livre, proteja o cabelo do Sol com protetor e boné
  • Desembarace os fios com cuidado, especialmente quando estiverem molhados
  • Não durma de cabelos molhados
  • Evite uso de chapinha e babyliss (se necessário, use apenas 1x na semana)

Espero que gostem das dicas!

Beijos,

Cris Dios, Hair especialista e Cosmetóloga

www.lacesandhair.com.br | @crisdioslaces | @lacesandhair

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