Você conhece os Shampoos “No Poo” ou  “Low Poo”?

Esta tendência surgiu nos Estados Unidos e está vindo com tudo no Brasil. O movimento Slow Beauty tem como objetivo diminuir o uso de cosméticos com componentes químicos e sintéticos.

Os shampoos “No Poo” e “Low Poo” se referem a escolha de produtos cosméticos sem uso de sulfactantes (no caso do No poo) ou uso mínimo de sulfactantes (Low Poo). Manter os cabelos sempre limpos e lavar com frequência retira sujeiras externas como poluição e resíduos internos como suor e gorduras que são produzidas pelas nossas glândula sebáceas. Mas o que as pessoas não sabem é que espuma não é sinônimo de limpeza e esses shampoos vieram para mostrar isso. O shampoo “low poo” possui pouca espuma e é recomendado para os iniciantes, já os “no poo” não possui espuma e é recomendado para pessoas que já se adaptaram ao shampoo com pouca espuma.

A proposta do “no poo” e “low poo” é a mudança de hábito no momento de lavar os cabelos, respeitando e mantendo a gordura natural do couro cabeludo, sem retirar dos fios a proteção e equilíbrio da hidratação natural necessária. Mas para aderir a técnica é importante que as pessoas se preparem antes.

Uma boa estratégia é fazer uma escolha gradativa:

1. tire o uso de finalizadores na primeira semana;

2. depois escolha produtos low poo;

3. faça um detox de couro cabeludo e fios 1 ou 2 vezes na semana;

4. faça o “no poo”.

A tendência é que o couro cabeludo produza cada vez menos oleosidade natural, mas isso é gradual e não da noite para o dia.

Resistindo as mudanças durante este período e incorporando hábitos saudáveis com produtos naturais você vai sentir com um tempo cabelos mais saudáveis, encorpados e bonitos.

Para quem usa química ou descolore o cabelo, os benefícios demorará um pouco mais para serem vistos, mas vale a pena ser paciente e esperar para ter cabelos com muita saúde.
Essa técnica é excelente para os cabelos cacheados, pelo fato de que os detergentes encontrados nos shampoos convencionais agridem os cabelos e alteram a forma dos cachos, enquanto os “low poo” e “no poo”, por não possuírem detergentes em suas composições, não alteram o estado real dos cabelos, resultando cabelos com cachos bonitos e naturais.

Além de fazer bem para o nosso corpo e cabelos os shampoos “no poo” e “low poo” são biodegradáveis e não poluem o nosso Planeta com resíduos químicos.

Sempre me perguntam se recomendo essa técnica para todos e eu falo que sim, mas que nem todos tem paciência para seguir e se adaptar ao processo, mas quem consegue colhe bons frutos.

As pessoas que tem um estilo de vida saudável e são conscientes com a alimentação, corpo em movimento, etc, já estão acostumados com uma vida mais disciplinada, então se adaptam facilmente.

Beijo,

Cris Dios,

Cosmetóloga e Hair Especialista no Laces and Hair

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *