5 dicas de como recuperar o cabelo danificado com o que você deve ou não fazer

como recuperar cabelo danificado

Todos os dias, os cabelos sofrem impactos de vários e dentre as razões dessas agressões estão o efeito dos produtos químicos usados em descolorações, tinturas e até ao alisar os fios, além de poluição do ar, uso de chapinhas e até secadores. Por isso, é importante compreender como recuperar cabelo danificado.

Existem maneiras de recuperar alguns fios que ficaram fracos e que se quebram facilmente, é preciso fazer vários tratamentos. Desse modo, há várias possibilidades para melhorar essa situação. Para fortalecer e aumentar a hidratação de cabelos, pode-se usar óleos essenciais, vitaminas e aminoácidos, shampoos e condicionadores. Até a temperatura da água interfere nesse quesito.

Então, esse artigo vai dar algumas dicas do que fazer para cuidar e recuperar o cabelo danificado, com os mais diferentes métodos.

como recuperar cabelo danificado
Saiba os produtos para recuperar cabelos danificados por química e como recuperar as pontas do cabelo danificadas. | Foto: Freepik.

1 – Fazer hidratação regular do cabelo

De antemão, quando os fios estão secos, quebradiços e danificados a recomendação é fazer uma hidratação de tempos em tempos. De acordo com especialistas, o indicado é fazer isso a cada semana em média. Entretanto, para quem tem um cabelo um pouco mais oleoso, deve-se hidratar a cada duas semanas.

Além disso, produtos de qualidade, como os da Slow Beauty, devem ser utilizados durante todo processo de hidratação. Além disso, algumas coisas podem ser feitas para que tudo dê certo, algumas coisas podem ser feitas dentre elas estão:

  • Limpar os fios do cabelo com produtos anti resíduo e diminuir o excesso de água usando uma toalha para secar;
  • Aplicar apenas um pouco do produto em cada uma das mechas, fazendo uma massagem suave;
  • Respeitar o tempo de permanência do produto no cabelo, conforme indicado pela embalagem, manter o hidratante enquanto faz um aquecimento do cabelo, que pode ser feito com uma touca de alumínio;
  • Ao término, enxágue bem e finalize com o condicionador de sua preferência.

2 – Escolha o produto correto

Um dos pontos mais importantes para tratar e recuperar o cabelo danificado é saber qual o melhor produto para seu tipo de fio. Condicionadores e Hidratantes precisam se adequar às necessidades de cada um para alcançar o efeito desejado. Por isso, trouxemos as orientações para cada estilo de cabelo:

  • Cabelos crespos: São normalmente os tipos mais ressecados, tendo em vista que a hidratação tem mais dificuldade para alcançar os fios da ponta. Além disso, a força de cada fio é maior. Recomenda-se produtos com queratina;
  • Cabelos cacheados: Para esse tipo de cabelo, recomenda-se o uso das chamadas máscaras de hidratação, que tem propriedades para esse fim. Deve-se dar preferência aos que tenham pantenol, óleo de oliva e outras matérias-primas;
  • Cabelos descoloridos: Muitas vezes, os cabelos que passam por clareamento ou luzes acabam ficando com danos bastante perceptíveis. Por isso, é recomendado que se faça hidratação e recuperação, principalmente voltado para o loiro;
  • Cabelos quimicamente tratados: Fios que são alisados, ou escovas progressivas também agridem o cabelo. Portanto, é preciso pensar em tratamento, que auxiliam na recuperação do cabelo danificado. Nesse caso, é indicado o uso de silicone e protetores contra o calor.

3 – Fazer um cronograma capilar

Um dos pontos mais importantes para restaurar o cabelo danificado é montar um cronograma capilar. Essa programação de cuidados é feita quando se programa uma agenda de restauração. Esse período deve alterar entre hidratação, reconstrução e o tempo de nutrição do cabelo.

Além disso, devem ser usados produtos específicos para cada caso, além de que o tratamento deve durar no mínimo seis meses para que o resultado final seja alcançado  A saber, a Slow Beauty tem produtos perfeitos para você organizar seu cronograma.

4 – Cuidados na hora de lavar

Quando se vai tomar banho, a higiene e lavagem dos cabelos inspira muitos cuidados. Pois existe uma grande possibilidade deles se quebrarem. Ademais, o recomendado é fazer isso durante o dia, tendo em vista que dormir com cabelo molhado favorece a quebra dos fios e a caspa.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a temperatura da água. O recomendado é que a água esteja na temperatura morna ou fria. Já que quando a água muito quente entra em contato com os fios, a camada de gordura que os protege se perde, deixando mais quebradiço.

5 – Cauterização capilar

Também chamada de plástica capilar, esse procedimento serve para reestruturar os fios. Esse processo utiliza a junção da queratina com o calor para fechar os poros e diminuir o frizz. Com isso, o volume do cabelo diminui e os fios ficam mais suaves. 

Isso é indicado para restaurar os cabelos danificados, mas também para os frágeis, que estão quebrados e com abertura de cutículas. Nesse caso, é preciso um tratamento profundo.

Como vimos, todos os dias, os cabelos sofrem impactos de vários lugares, por exemplo, as  agressões pelo efeito dos produtos químicos usados em descolorações, tinturas e até ao alisar os fios, além de poluição do ar, uso de chapinhas e até secadores. Portanto, é importante compreender como recuperar o cabelo danificado.

Existem muitas maneiras de recuperar os fios danificados, que estão fracos e que se quebram facilmente, portanto, para isso, é preciso fazer vários tratamentos. Como já vimos no texto, para fortalecer e aumentar a hidratação de cabelos, pode-se usar óleos essenciais, vitaminas e aminoácidos, shampoos e condicionadores. Até a temperatura da água interfere nesse quesito.

Então, esse artigo trouxe várias dicas do que fazer para cuidar e recuperar o cabelo danificado, com os mais diferentes métodos.

E para colocar em prática essas dicas de como recuperar cabelo danificado, a Slow Beauty tem os melhores produtos de cuidado capilar para você. Saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *