Conheça as principais causas da queda de cabelo e o que fazer

Queda de cabelo causas.

A queda de cabelo causas um alarme para nós, pois ela pode acontecer de maneira natural, de 60 a 100 fios de cabelo por dia, principalmente em épocas frias do ano, como o inverno e outono. O cabelo cai mais nessas épocas porque a raiz acaba sendo menos irrigada pelos nutrientes e sangue, podendo aumentar a queda de cabelo. Porém, em épocas mais quentes do ano, como verão e primavera, essa queda deve diminuir. 

As pessoas que usam muitos produtos de alisamento no cabelo, aplicam muito a chapinha ou fazem penteados que venham a quebrar o cabelo, podem começar a apresentar queda de cabelo mais acentuada. Depois de tratamentos de saúde, a queda de cabelo é considerada normal, mas deve ser referida pelo médico antes de iniciar qualquer tratamento, para que não venha surgir motivos de preocupação depois. 

Para muitas pessoas a perda de cabelo está associada não apenas à autoestima mas também à insegurança, e até à depressão. Esse problema pode diminuir a espessura do cabelo, recessão da linha capilar, ou até a perda completa de fios em toda parte superior e lateral superior da cabeça. 

Um dado importante é que a queda de cabelo ocorre mais em homens do que em mulheres. Mais de 60% da população masculina sofre com a perda de cabelo, enquanto 10% sofre com a queda de cabelo feminino.

Queda de cabelo causas.
Fique atento à queda de cabelo, causas e tratamentos.| Foto : Freepik.

Principais causas da queda de cabelo

As principais causas da queda de cabelo estão associadas à idade e às mudanças hormonais, podendo existir influência genética. Porém, existem muitas pessoas com alopecia (termo médico usado para quem tem perda de cabelo) devido a alguma doença subjacente sistêmica, oncológica, psiquiátrica ou até infecciosa. Confira algumas possíveis causas para queda de cabelo.

Alimentação

Uma das causas para o cabelo cair é uma alimentação pobre em nutrientes, vitaminas e minerais, como proteínas, o zinco, o ferro e as vitaminas A e C. Esses nutrientes ajudam no crescimento e fortalecimento capilar, caso sua dieta seja pobre desses nutrientes e você tenha queda de cabelo fique de olho, porque deve ser por esse motivo. 

O ideal é fazer uma dieta balanceada e muito nutritiva, rica em proteínas, ferro, zinco e vitaminas, como carne magra, queijo, leite, frutas, legumes e vegetais frescos. 

Estresse

O excesso de estresse pode causar um grande desequilíbrio hormonal do cortisol, hormônio que é relacionado ao estresse e que em níveis altos pode provocar a queda excessiva de cabelo. O estresse pode afetar até a digestão e a absorção de nutrientes no seu corpo, causando o desequilíbrio de vitaminas e nutrientes que são importantes para ajudar no crescimento e fortalecimento dos fios, fazendo assim com que o cabelo comece a cair. 

É bom reduzir a carga de estresse, fazendo atividades de lazer, não só para evitar a queda de cabelo, mas garantir uma melhor qualidade de vida e ainda evitar problemas mais graves. 

Alterações hormonais

As alterações hormonais são uma das causas mais frequentes de queda de cabelo e podem acontecer em diferentes momentos da vida, principalmente na adolescência. Mulheres que trocam ou começam um novo método anticoncepcional hormonal também sofrem com queda de cabelo temporário. 

Produtos químicos

O uso dos produtos químicos no cabelo como formol, alisantes ou até tintura de cabelo podem causar diferentes problemas nos fios, podendo tornar eles mais secos e quebradiços, principalmente na raiz. 

Anemia

A queda de cabelo pode ser causada pela anemia, pois o ferro é um mineral de suma importância para produzir proteínas que carregam oxigênio nas células vermelhas do sangue para todos os tecidos do nosso corpo, inclusive o couro cabeludo, que recebendo menos oxigênio e nutrientes, causa a queda dos fios. 

Medicamentos

Existem medicamentos, como os antidepressivos, anticoagulantes ou os remédios para pressão alta que podem ter vários efeitos colaterais e contribuir na queda de cabelo. Outros remédios que podem fazer com que a queda de cabelo aumente é o metotrexato, o lítio e o ibuprofeno. 

Genética

A principal causa de perda de cabelo geneticamente é hereditária, seja ela masculina ou feminina. Isso ocorre geralmente com o avanço da idade de modo previsível, como as famosas “entradas” nos homens e o afinamento do fio nas mulheres. 

COVID-19

A queda de cabelo pode estar associada a Covid-19. A perda de cabelo nesses casos é notada facilmente na linha frontal da cabeça, ao passar a mão no cabelo ou até ao pentear, podendo acontecer durante algumas semanas ou até 3 meses após a infecção, e pode durar até 9 meses. 

Principais soluções para queda de cabelo

Para tratar a queda de cabelo você pode recorrer a produtos específicos, remédios ou até suplementos como: loção capilar com Minoxidil a 5%; shampoo para queda de cabelo; condicionador antiqueda; suplementos nutricionais para queda de cabelo, como o Pill Food ou silício orgânico; remédios para queda de cabelo. 

Confira algumas dicas para prevenir a queda de cabelo!

1. Melhor alimentação

Os alimentos podem ajudar a controlar e evitar a queda de cabelo, os principais são: alimentos ricos em proteínas e vitaminas como peixes, ovo, soja, frutas vermelhas, feijão e vegetais verde-escuros. Eles são ricos em nutrientes, ajudando a fortalecer os fios e hidratar o couro cabeludo, podendo assim prevenir e tratar a queda de cabelo. 

2. Exercício físico

A atividade física ajuda na respiração, facilitando a oxigenação dos tecidos, inclusive do couro cabeludo e das raízes, provocando o estímulo do metabolismo dessas estruturas, que diminuem a velocidade da queda de cabelo. 

 3. Tratamento hormonal

Tratamentos recomendados pelo dermatologista tão são indicados para tratar a queda de cabelo: 

  • Laser de baixa potência; 
  • Carboxiterapia; 
  • Implante de cabelos; 
  • Transplante capilar. 

 4. Produtos orgânicos

É recomendado usar máscaras capilares e tônicos naturais e orgânicos, feitos com ingredientes aprovados por órgãos reguladores, não sendo testados em animais e com uma procedência muito garantida. 

Efeitos da queda de cabelo na auto estima

A queda de cabelo pode afetar diretamente sua autoestima de diferentes formas, como: fazer você se sentir menos atraente, isolamento social , depressão, ansiedade e solidão. 

Na Slow Beauty você encontra curadoria em produtos e marcas naturais sem contar na transparência do início até a entrega do produto. Produtos para queda de cabelo causas e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo