Veja o que é decapagem capilar, seus benefícios e como realizar

decapagem

Você conhece alguém que já se arrependeu amargamente de ter pintado o cabelo? Ou melhor, você já passou por isso? Se a resposta para alguma das perguntas for “sim”, saiba que isso é mais do que comum. O que talvez você não saiba é da existência de um procedimento capilar que se chama decapagem

Ele consiste em retirar toda a coloração aplicada que, quando feita corretamente, não agride os fios. Por isso, separamos algumas dicas e iremos explicar como fazer decapagem no cabelo, em quais situações ela é permitida e quais produtos utilizar. Confira!

decapagem
Entenda o que é o procedimento capilar da decapagem. | Foto: Freepik.

O que é decapagem capilar? 

A decapagem nada mais é do que um procedimento que retira a tinta aplicada em um determinado cabelo ou pigmentações artificiais nos fios. No entanto, esse procedimento trata-se de uma técnica cautelosa, mas agressiva, porque a decapagem não deixa de ser uma segunda química, uma vez que a tintura foi a primeira.

Quando fazer? 

O procedimento capilar da decapagem é ideal quando a pessoa quer alterar o tom dos fios para uma cor mais clara, porém tem uma tinta escura aplicada no cabelo. 

Especialistas afirmam que a decapagem é mais complexa e trabalhosa quando feita em cabelos de pigmentação escura, pois cabelos mais escuros, como os pretos, exigem mais de uma aplicação para retirar a cor e ainda assim é possível que alguns pigmentos continuem nos fios. 

Um fator importante é que a decapagem não é aconselhável para pessoas que já realizaram algum procedimento de redução de volume ou alisamento no cabelo, pois os produtos da decapagem são incombináveis com os utilizados em procedimentos químicos com as funções citadas. Logo, o mais aconselhável é efetuar a decapagem com um profissional que vai realizar o teste de mecha e identificar se os fios estão aptos ou não para a realização do procedimento.

decapagem
Um profissional de salão de beleza saberá exatamente do que o seu cabelo precisa antes, durante e depois da decapagem. | Foto: Freepik.

Em salões de beleza, o valor de uma decapagem pode variar. No entanto, a média de preço é de, geralmente, R$ 200,00.

Como fazer decapagem no cabelo? 

A decapagem capilar é realizada com um produto que se chama decapante e ele costuma ser dissolvido em água quente em casos de clareamentos mais sutis. Em casos de fios com tons mais escuros, o profissional que aplica a decapagem deve misturar o decapante com um oxidante. No entanto, nesses casos de pigmentações mais intensas, geralmente é preciso repetir o procedimento.

A decapagem pode ser realizada com produtos específicos, como o Dekapcolor, e também é comum ser utilizada no procedimento a mistura clássica da descoloração: pó descolorante e água oxigenada. Esses produtos devem ser aplicados no cabelo tingido e depois de uns minutos o enxágue já pode ser feito.

O passo a passo da decapagem é bem simples. Primeiramente divida o cabelo e aplique a mistura de água oxigenada com pó descolorante em da raiz aos fios com a ajuda de um pincel. Em seguida, passe um pente no couro cabeludo para se certificar de que está aplicando de maneira adequada e deixe o produto agir em média 45 minutos. Após os fios já estiverem descoloridos, enxague-os com a ajuda de um shampoo antirresíduos, utilizando água morna ou fria, de preferência. 

Quais os cuidados necessários para a decapagem? 

Confira quais são:

Antes 

Antes de realizar a decapagem é recomendável conversar com um profissional de cabelos para avaliar a saúde dos seus fios e aplicar um teste de mecha. Além disso, é ideal fazer um cronograma capilar um mês antes da decapagem, com hidratações voltadas para reconstrução e nutrição dos fios. Também é indispensável utilizar produtos anti-resíduos que fortaleçam a fibra e o couro cabeludo. 

A exemplo de produtos recomendados, uma dica é o shampoo sólido anti-resíduos Ahoaloe, do Slow Beauty. Esse shampoo é sólido, logo é uma barra, feita à base de óleo de algodão e babaçu. Saponificado e temperado com glicerina vegetal, é um produto prático e multifuncional. 

Durante 

Durante a decapagem é preciso utilizar os melhores produtos possíveis, incluindo o já citado Dekapcolor. Além disso, no processo de realização da decapagem é preciso utilizar luvas nas mãos e um pincel para misturar e passar a mistura nos fios. 

Depois 

A decapagem é um procedimento de descoloração que retira pigmento dos fios, logo, é comum haver ressecamento após o processo. Por isso, é recomendado manter cuidados com os fios após a decapagem para conservar o cabelo bem cuidado com produtos de tratamento como, por exemplo, a ampola de reconstrução Dna da Lcs, da marca Slow Beauty. Esta ampola atua até as camadas mais internas da estrutura da fibra capilar e recupera cabelos extremamente fragilizados por excesso de processos químicos ou térmicos, portanto ela é ideal para um pós-decapagem. 

Máscaras também são indispensáveis para manter cuidados após a decapagem e uma dica é a máscara Maçã Verde Lcs, do Slow Beauty. Essa máscara tem composição desenvolvida especialmente para ser utilizada de 2 a 3 vezes na semana e é indicada para cabelos com pontas secas e oleosidade na raiz. Sua fórmula contém Panthenol e Vitamina E, que proporcionam maciez e brilho aos cabelos, além de devolver importantes nutrientes para a massa capilar, com ingredientes naturais como o extrato de maçã verde, que preserva a saúde dos fios. 

Qual a diferença entre decapagem e descoloração? 

O que difere a decapagem da descoloração é principalmente o uso de produtos distintos de cada procedimento. Por exemplo, na decapagem é utilizado o decapante e na descoloração é usado o pó descolorante. 

Além disso, cada método tem funções diferentes. A decapagem tem o papel de limpeza, ou seja, retirar a tinta aplicada em um determinado cabelo ou pigmentações artificiais nos fios. Já a descoloração tem como objetivo remover os pigmentos do seu cabelo natural. No entanto, apesar das diferenças entre os procedimentos, ambos são considerados químicos, logo, podem sim trazer riscos aos fios. 

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é a decapagem e como funciona, que tal conhecer o Slow Beauty? Trata-se de uma loja online de produtos com ingredientes naturais e é o lugar ideal  para encontrar produtos para cabelos, rosto, maquiagem, corpo e banho, suplementos alimentares, entre outros. Focamos em proporcionar saúde e bem estar para os clientes, e não gerar descarte de resíduos no meio ambiente, cultivando o planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo