Conheça tudo sobre a técnica Low Poo

Low Poo

Low Poo? No Poo? Nomes esquisitos, não é mesmo? Talvez você já tenha ouvido falar sobre esses termos, ou até mesmo os lidos em embalagens de produtos para cabelos, mas é completamente normal ter dúvida sobre o significado dessas expressões diferentes. 

Para esclarecer, escrevemos esse artigo: queremos tirar todas as dúvidas possíveis sobre o conceito por trás do Low Poo e do No Poo e, claro, ajudar você a entender como tudo isso pode servir de base para o cuidado diário de seu cabelo. 

Você vai descobrir que a forma que você lava o cabelo e os produtos que você escolhe para a lavagem, estão totalmente relacionados com a saúde capilar e com a aparência das suas madeixas. Mas sem ansiedade, pois não queremos estragar a surpresa! Quer saber o que é low poo e como fazer? Continue a leitura abaixo!

Low Poo
O método Low Poo é um método desenvolvido para garantir cachos mais leves, definidos e fortes. | Foto: Freepik.

O que é Low Poo?

Chega de suspense! Vamos logo à resposta: Low Poo é o nome de uma técnica de lavagem capilar, um estilo de lavagem que favorece um cuidado mais natural e menos agressivo com os fios de cabelo. 

Em termos básicos, a ideia é reduzir o impacto prejudicial que alguns compostos tradicionalmente usados no shampoo tem sobre a estrutura capilar, principalmente sobre a oleosidade natural dos fios. 

Talvez você já tenha até reparado, mas vale a pena salientar: a própria expressão Low Poo é uma referência à palavra shampoo – o sentido é de um shampoo menos concentrado, isto é, mais enfraquecido ou com a ação mais leve, mais suave (aqui, a palavra low, termo em inglês, tem o sentidos de menos, pouco). 

Como usar o Low Poo?

Para começar a usar essa técnica, a primeira coisa que você precisa fazer é garantir que o shampoo que você comprou é mesmo sem petrolatos, parafinas e sulfatos. É bastante indicado também que você limpe pentes, escovas e presilhas para assegurar que seu cabelo não entre mais em contato com resíduos de produtos não liberados para a técnica. Além disso, para adotar de fato a técnica Low Poo, você precisa realizar a lavagem capilar uma última vez com um shampoo com sulfatos, mas sem petrolatos. Agindo dessa forma você terá a confirmação de que seus cabelos irão ficar livres de resíduos e estará pronto para sua rotina Low Poo. A partir daí você só vai poder fazer o uso de shampoos sem sulfato e petrolatos na limpeza de seu cabelo. É fundamental lembrar que assim como nos shampoos, todos os demais produtos para seu cabelo precisam estar isentos destas substâncias nocivas para o cabelo, como por exemplo cremes, óleos, ativadores de cachos e máscaras de hidratação.

Low Poo
Na rotina Low Poo, você faz a lavagem capilar com higienizadores compostos por agentes limpantes menos agressivos e nocivos do que o sulfato. | Foto: Freepik.

Diferenças entre Low Poo e No Poo

E qual a diferença entre essas técnicas de lavagem? Confira a seguir:

Zero sulfato e petrolato

Enquanto os ingredientes utilizados nos shampoos Low Poo contam com pouco sulfato e petrolatos em sua composição, o No Poo – como o próprio nome afirma – é uma técnica que exclui completamente o shampoo do rótulo da embalagem de lavagem capilar: em seu lugar, estão os bálsamos limpantes, higienizadores capilares e outras misturas naturais e caseiras, que asseguram a limpeza e a saúde capilar, mas não contam com substância química, como silicones insolúveis e petrolatos, em sua composição. 

Por ser uma técnica ainda mais volumosa da oleosidade natural, a grande maioria das adeptas a essa técnica são pessoas que possuem os cabelos cacheados ou crespos. 

Técnica Co-Wash

Uma das alternativas para quem se tornou adepta ao No Poo é uma estratégia que usa o condicionador no lugar do shampoo. A ideia é batizada pelo nome de Co-Wash e, claro, o condicionador selecionado precisa ser liberado para Low Poo e No Poo, isto é, não conter sulfatos, petrolatos, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis em sua composição.

Já há no mercado condicionadores produzidos especificamente para o Co-Wash: eles têm em sua fórmula a adição de alguns ativos de limpeza suave, que fazem com que a lavagem fique mais completa.

Quais são os benefícios do Low Poo?

Ao rejeitar os produtos de limpeza capilar mais intensos e optar pelos compostos mais suaves, você irá reparar que, com o tempo, resultará numa diferença bem expressiva, como:

  • Fios de cabelos menos ressecados e redução do frizz;
  • Cabelo com visual mais saudável e hidratado;
  • Maior definição para os crespos e cacheados.

 

Outro grande benefício é que, ao se tornar adepta dessa técnica, você pode evitar o efeito rebote, que acontece quando o organismo produz muita oleosidade para proteger o couro cabeludo da escassez de óleo, proporcionada pela limpeza com shampoos convencionais. 

O que é low poo
O Low Poo é o mais escolhido pelas pessoas que possuem os cabelos cacheados e crespos, mas pode ser usado em todos os tipos de cabelo. | Foto: Freepik.

Dicas e cuidados para a técnica

Algumas dicas e cuidados importantes, ao adotar a técnica do Low poo e No poo, são:

Você pode começar as técnicas de forma gradual

Isso significa que você pode ainda fazer o uso de um ou outro produto comum, daqueles que você já tinha em casa, antes de se tornar adepto ao Low Poo e No Poo. Porém, vale lembrar que você deve lavar os cabelos com um shampoo com sulfato logo depois do uso de cada um desses produtos mais intensos. 

Toda mudança precisa de um período de adaptação

É necessário levar em consideração que seus fios e couro cabeludo já estão acostumados com os shampoos convencionais e, devido a isso, é provável que a produção de oleosidade natural esteja desregulada, podendo levar um tempo para que o organismo se adapte. Por essa razão, é fundamental que você tenha muita paciência nesse começo. 

Lembre-se que cabelo é algo muito particular

As técnicas podem não trazer os mesmos resultados para todos. Se você testou mais de duas e não alcançou os efeitos desejados, não se preocupe! Você pode retornar à sua rotina normal de cuidados com a lavagem capilar, com os produtos que já usava anteriormente.

Assim sendo, o mais indicado é sempre ir com calma e avaliar sem pressa os efeitos e resultados de todas essas diversas técnicas de cuidado capilar. 

São muitos produtos presentes no mercado que possuem propostas diferentes e pode ser que seja difícil encontrar uma combinação de shampoo e condicionador que traga os resultados que você almeja para suas madeixas – ainda mais se você quer ser adepto à essa linha de cuidados mais suaves, deixando agentes químicos prejudiciais no passado e experimentando as vantagens de ingredientes naturais e leves.

Uma dica é investir em kits de produtos que já foram produzidos para agir em conjunto: você não precisa se preocupar se os ingredientes da composição de um entram em conflito ou anulam o efeito do outro, sem levar em consideração que você também aproveita para economizar ao comprá-los de uma vez.

No Slow Beauty, por exemplo, há linhas de produtos para reduzir a oleosidade e frizz por um preço justo! Você leva para casa uma variedade significativa de produtos e, simultaneamente, pode usá-los sem medo de errar para obter o efeito que almeja em seus cabelos.

Conheça o Slow Beauty!

O Slow Beauty nasceu como um portal de curadoria especializada e focada em produtos e marcas que respeitem e engrandeçam o meio ambiente e tenham valores éticos de cuidado social, cosméticos com transparência de formulação, e marcas que tenham um impacto positivo por meio de ações sociais, sendo responsáveis socialmente e ambientalmente com o efeito de seus produtos.

No Slow Beauty, há a união entre a natureza e a beleza, com sinergia entre corpo e alma. O empreendimento prioriza sempre, alternativas que favorecem o corpo e o planeta. Os produtos vendidos possuem esses valores, mas também apresentam performance de entrega e de uso.

Low Poo
O Slow Beauty reúne tudo o que você precisa para deixar suas madeixas com aspecto saudável e brilhante! | Foto: Freepik.

Por fim, pode ter certeza que no Slow Beauty você encontrará produtos Low Poo e No Poo para qualquer tipo de cabelo, incluindo aqueles danificados e quebrados, de modo que através de fórmulas inovadoras e tecnológicas eles ajudarão você a recuperar a saúde dos fios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *