Matização capilar: conheça os 6 processos para matizar em casa

matizar o cabelo

Hoje em dia, existem diversos processos de cuidados capilares que podem ser feitos em casa e sem a ajuda de um profissional específico para tal. Neste artigo vamos te mostrar os processos certos para matizar o cabelo em casa. 

O que é matização capilar?

A matização capilar é feita após uma descoloração, quando os fios estão expostos a diversos fatores que podem tornar a cor do cabelo amarelada, avermelhada ou alaranjada, principalmente em cabelos escuros que foram descoloridos. Para que isso não ocorra e a cor ideal seja alcançada, é necessário ser feita a matização capilar. O método é usado para neutralização, acréscimo ou intensificação de alguma cor, principalmente na hora de chegar à cor desejada..

matizar o cabelo
Um cabelo loiro matizado pode chegar ao platinado que muitos desejam. | Foto: Unsplash.

Quanto tempo dura?

Normalmente, conforme são feitas as lavagens o efeito vai saindo e é preciso matizar o cabelo novamente. A média de tempo é a cada 15 dias fazer o processo, porém o ideal é perguntar para seu cabeleireiro quanto tempo o seu cabelo precisa, uma vez que cada pessoa tem uma especificidade própria.

Matizar estraga o cabelo?

A descoloração dos fios os agride aos poucos e é um dos procedimentos mais agressivos para o cabelo, podendo deixá-los chumbados (com excesso de pigmentos, principalmente no loiro, dando o aspecto acinzentado). No entanto, matizar o cabelo é uma técnica que não danifica tanto os fios; dependendo da maneira que for feita, a matização capilar até ajuda a fechar a cutícula exposta pela descoloração, com óleos nutritivos e hidratantes.

Procedimentos que podem ser feitos em casa

Para fazer o processo em casa serão necessários produtos matizadores, como shampoo, condicionador e máscara de tratamento. Por exemplo, algumas marcas têm linhas específicas de tratamento matizador.

Outra forma de matizar o cabelo e deixar platinado é: lavar o cabelo com um shampoo de preferência e, com ele ainda molhado, aplicar uma máscara de hidratação e deixar agir de acordo com o tempo estipulado nas instruções do produto e logo após aplicar um matizador platinado e espalhar mecha por mecha amarelada, deixando agir de acordo com o tom desejado. Por fim, enxaguar o cabelo.

Um outro método é usando tinta preta: colocar em um recipiente um fio de tinta preta em creme (é indicado a coloração 1.0), depois cobri-la com água oxigenada volume 20 e creme branco de hidratação para cabelos. Com o cabelo molhado, deve-se aplicar a mistura mecha por mecha e logo a seguir enxaguar.

Também é possível matizar o cabelo usando tinta para fios loiros: colocar ¼ de tinta para fios platinados em creme em um recipiente, 10ml de água oxigenada volume 10 e 3 colheres de creme branco para cabelo. Aplicar no cabelo molhado em cada mecha e deixar agir por 10 minutos, e enxaguar em seguida.

Para matizar o cabelo com violeta genciana existem duas formas, com água e com creme. Para fazer com creme branco é só adicionar 3 colheres dele e ir adicionando a violeta genciana aos poucos e misturar até ficar uma mistura homogênea lilás (cuidado com a violeta genciana pois em excesso pode deixar o cabelo roxo). Depois de lavar o cabelo normalmente, com o cabelo ainda molhado e com o auxílio de luvas vá aplicando a mistura em cada mecha. Após cinco minutos os cabelos devem ser enxaguados. Para fazer com água é só adicionar 1,5L de água e 6 gotas de violeta genciana, podendo variar de acordo com o tom do cabelo. A aplicação pode ser feita mergulhando o cabelo ou com o auxílio de um spray. Logo após enxaguar e hidratar o cabelo.

Também é necessário matizar cabelos ruivos ou vermelhos e pode ser feito com máscara matizadora com pigmento vermelho (após lavar o cabelo e com ele molhado). Aplicar mecha por mecha, deixar agir por 10 minutos e enxaguar. A matização de cabelos ruivos ajuda a manter a cor por mais tempo, fazendo com que os retoques sejam em menor quantidade. 

Como matizar o cabelo
O cabelo ruivo precisa ser matizado para manter a cor viva por mais tempo sem precisar de retoques. | Foto: Unsplash.

Com cabelos cacheados não há tanto segredo, é importante lavar o cabelo primeiro e separar o cabelo em mechas e ir aplicando um creme ou uma maionese matizadora nos fios. Depois é só prender e usar uma touca para melhor resultados e deixar agir por 5 à 10 minutos. Logo após, enxaguar.

Matização capilar
Cabelos cacheados precisam de cuidados extras para não ressecar tanto com a tintura. | Foto: Unsplash.

Antes do procedimento

Para manter o cabelo mais hidratado é bom usar algum óleo para fazer umectação. Além disso, manter um cronograma capilar auxilia a não ressecar o cabelo por conta das químicas. Alguns cuidados diários também ajudam, como não lavar o cabelo com água quente (é preferível água morna à fria) pois sela as cutículas e ajuda a manter a cor.

Após o procedimento

O cronograma capilar vai ajudar, mas a reposição de queratina também, garantindo que a cor irá durar mais, e evita quebra e frizz. Esses cuidados são eficazes no antes e no após o procedimento.

Dicas para manter o cabelo saudável

Além dos cuidados listados acima, fazer o procedimento em casa sem a ajuda de um profissional é sempre um risco, por isso, se for manter a ideia de fazer sozinha, invista em produtos de qualidade, mesmo que sejam mais caros, já que eles garantem boa qualidade e menos riscos de danificar o cabelo. Matizar o cabelo depende do tom que se quer chegar também, mas os comumente utilizados são os acinzentados e roxos para neutralizar o amarelado e alaranjado.

Dessa forma, matizar o cabelo é fundamental em quase todas as colorações, mas principalmente no loiro, nas mechas loiras e no ruivo.

Quer ter mais informações sobre como matizar o cabelo? Acesse o site da Slow Beauty. O nosso portal nasceu com o objetivo de fazer a curadoria especializada em produtos e marcas que respeitem o meio ambiente e tenham valores de cuidado social, cosméticos com transparência de formulação.Entenda os processos de matização capilar sem a ajuda de um profissional. Confira e aproveite!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *