O que é bom para queda de cabelo? Veja como evitar e tratar para cuidar do seu cabelo

Queda de cabelo é uma preocupação que afeta muitas pessoas, mas às vezes a solução é mais fácil do que se imagina e o que é bom para queda de cabelo pode estar ao seu alcance.

 

Isso porque ter cabelos bonitos e saudáveis é consequência de uma boa alimentação e estilo de vida saudável. Afinal, a real beleza está diretamente ligada a um corpo com saúde.

 

No entanto, às vezes a rotina agitada da vida moderna com seus inúmeros compromissos pode nos levar a ter uma rotina descuidada e levada pelo estresse, afetando diretamente a saúde do corpo, incluindo os cabelos.

 

Outra situação que pode afetar a saúde das madeixas é o hábito de prendê-las. Claro que, de vez em quando, a gente faz aquele penteado rápido quando o cabelo não tá legal e precisamos sair correndo, mas puxar e torcer o cabelo com frequência pode afetar o couro cabeludo (principalmente se você estiver fazendo isso para disfarçar um cabelo sujo e oleoso).

 

No texto abaixo, veja quais são os diversos fatores que condicionam esse fenômeno e como evitar queda de cabelo através de hábitos saudáveis e da ingestão de nutrientes fortalecedores dos fios.

 

Menina com queda de cabelo
Veja com detalhes como combater a queda capilar. | Foto: Freepik.

 

Há uma série de cuidados que se pode ter quando se pensa sobre o que é bom para queda de cabelo. Esses cuidados devem acontecer desde a hora da lavagem dos fios até a hora de comer e a de dormir.

 

São pequenos hábitos que se feitos em constância podem deixar seus cabelos sedosos, brilhantes, fortes e consequentemente sem queda.

 

Cuidados com o cabelo: como evitar quedas?

Mas antes é preciso se perguntar como está acontecendo essa queda de cabelo.

 

É normal cair de 100 a 200 fios por dia, mas mais do que isso é preocupante. Repare se o cabelo cai diretamente da raiz ou se você sente que o volume do seu cabelo está diminuindo.

 

Isso representa uma série de fatores que podem estar por trás de uma queda capilar, como períodos longos de estresse, alterações hormonais, tireoide ou alopécia.

 

Outra questão que pode afetar a quantidade de perda dos fios é o uso de medicações. Certos remédios possuem efeitos colaterais que incluem a queda de cabelo.

 

Devido às inúmeras possibilidades, é necessário primeiramente que o caso seja investigado por um dermatologista, e este dará o feedback de qual tratamento poderá trazer resultados mais efetivos.

 

Se o seu cabelo não apresenta rompimento em sua estrutura mas sim quebra, pode ser um caso de ressecamento dos fios ou excesso de químicas, que fragilizam os cabelos.

 

Veja o que é bom para queda de cabelos e descubra o que fazer para auxiliar o tratamento de seus cabelos e diminuir a queda e quebra dos fios.

 

Alimentação

A alimentação é um dos pilares principais na construção de cabelos e pele saudáveis, pois você está tratando seu corpo de dentro para fora.

 

De nada adianta tentar combater a queda de cabelos com produtos de altíssima qualidade se você não se empenha em cuidar da sua alimentação. É preciso ingerir nutrientes que fortaleçam a sua estrutura capilar.

 

Relaxe

Como já mencionado anteriormente neste post, o estresse é um dos grandes responsáveis pela queda de cabelo.

 

Esse fenômeno acontece porque quando nos estressamos, produzimos em excesso um hormônio chamado cortisol, o que prejudica a absorção de proteínas, vitaminas e minerais.

 

Sempre que puder, respire fundo, e diminua os estímulos ao seu redor: desligue a tv, o som ou mesmo tire um tempinho para meditar, antes de retornar às suas atividades.

 

Beba água

Do mesmo jeito que a água hidrata a pele, ela hidrata os cabelos, proporcionando brilho, maciez e força, fatores que os fios precisam para mantê-los bonitos e saudáveis.

 

Não fume

Fumar faz com que a circulação sanguínea do couro cabeludo diminua, o que aumenta a queda dos cabelos.

 

Evite químicas

Diminuir os produtos químicos pode ser bom para queda de cabelo.

 

O excesso de químicas como alisamento e tinturas podem enfraquecer o seu cabelo de forma que o mesmo perca a maleabilidade, quebre e até caia.

 

O ideal é que haja uma pausa de um ou dois meses entre um processo e outro para que haja restauração dos fios.

 

Durma bem

Dormir de 6 a 8 horas potencializa a restauração da sua pele e cabelos.

 

Lave corretamente

A água fria é ótima para oferecer brilho e maleabilidade aos cabelos, no entanto pode não ser uma boa idéia se o seu cabelo estiver muito oleoso, pois ela não limpa profundamente, o que a longo prazo pode contribuir para a fraqueza capilar.

 

Por outro lado, uma água muito quente pode machucar o couro cabeludo e também estimular a produção de sebo, gerando a queda de cabelo.

 

Manter o equilíbrio (desde alimentação ao cuidado capilar), é bom para queda de cabelos.

 

Prefira água morna para amenizar a secreção das glândulas sebáceas e melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo.

 

Nada de altas temperaturas

No geral, o excesso de calor é nocivo aos cabelos, por isso, cuidado com o uso frequente de escovas e chapinhas. Use protetor térmico.

 

Principais nutrientes benéficos para cabelo

A falta de nutrientes acelera a queda capilar. O cuidado com alimentação pode ser o primeiro passo quando se fala no que é bom para queda de cabelo, e de quebra uma boa alimentação ainda te auxilia a conquistar cabelos mais vivos, sedosos e brilhantes.

 

Qual é a melhor vitamina para queda de cabelo?

Não é segredo que uma dieta rica em frutas, legumes e verduras faz bem à saúde, mas às vezes esquecemos disso durante a correria ou mesmo nas compras ao supermercado.

 

Aqui vai uma listinha de nutrientes necessários para a restauração dos seus cabelos com queda e em que alimento você irá encontrá-los.

 

Alimentação saudável é bom para queda de cabelo
Dentre o que é bom para queda de cabelo, estão os hábitos de alimentação saudáveis. | Foto: Freepik.

 

Proteínas

Carnes, ovos e leite proporcionam quantidade suficiente de proteínas para a manutenção e crescimento dos fios.

 

Se você é vegano, pode repor a quantidade ideal de proteínas através de uma dieta rica em grãos, legumes e hortaliças com alto teor de proteína.

 

A soja e o tofu são alternativas encontradas com facilidade em supermercados, consulte um nutricionista para te auxiliar na melhor forma de repor esses nutrientes.

 

Potássio

O potássio controla a quantidade de água nos fios, deixando o cabelo mais leve e facilitando na hora de pentear.

 

Um alimento rico em potássio é a famosa banana.

 

Vitamina H

A biotina é um importante nutriente que ajuda na produção da queratina dos cabelos, ingrediente perfeito para fios resistentes à queda.

 

A biotina é bastante encontrada no feijão, na soja, no fígado e na gema do ovo.

 

Ferro

A queda de cabelo pode ser causada pela ausência de ferro na dieta. O ferro ajuda na oxigenação dos folículos capilares, deixando os fios mais resistentes.

 

O feijão de cada dia pode ajudar nessa missão, mas você também encontra esse nutriente em lentilhas, grãos-de-bico, nozes e amêndoas, couve-flor, beterraba e tofu.

 

Cálcio

O cálcio é um nutriente importante para manter a força dos ossos, das unhas e dos cabelos. A ausência de cálcio torna os cabelos fracos e propensos à quebra.

 

Sendo assim, consuma bastante aveia, brócolis e tofu.

 

Cobre

O cobre estimula a produção de colágeno e da elastina, importantes proteínas que protegem o cabelo contra quedas e quebras.

 

Ele pode ser encontrado em cereais, cajú ou carne de fígado.

 

Vitamina A

A vitamina A auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, no crescimento capilar e na saúde da pele.

 

Batata doce, manga, cenoura, espinafre, ovos, leite e ameixas são ricos nessa vitamina.

 

Vitamina F

A falta de vitamina F interfere no processo de queratinização do couro cabeludo, causando caspa e seborreia.

 

Como dissemos, um couro cabeludo mal tratado é um dos responsáveis pelo aumento da queda de cabelo.

 

Coma nozes e sementes para manter os níveis dessa vitamina em dia, no seu corpo.

 

Vitamina C

A Vitamina C além de fortalecer os fios, estimula o colágeno, é antioxidante e hidratante.

 

A vitamina está presente em várias frutas como morango, kiwi, laranja, mamão, caju, tomate e limão.

 

Zinco

O zinco estimula a produção de células e a síntese de proteínas, importantes na manutenção do fio. Ele ajuda no crescimento e fortalecimento do cabelo e também no controle da oleosidade.

 

Procure por nozes, castanhas e sementes de abóbora.

 

Vitamina E

Grande estimuladora da circulação sanguínea na área do couro cabeludo, protegendo assim de quedas, bem como do envelhecimento precoce dos fios.

 

O nutriente é presente na semente de girassol, em nozes e no abacate.

 

Taurina

Evita a queda dos fios visto que protege o couro cabeludo.

 

A taurina é facilmente encontrada em peixes e frutos do mar.

 

Aminoácidos

Os Aminoácidos vão te ajudar a estimular o crescimento dos fios e recuperar o volume dos cabelos.

 

Eles estão presentes nos derivados de leite e soja, em carnes e peixes.

 

Vitaminas do Complexo B

Nosso corpo não possui esses nutrientes naturalmente, por isso eles devem ser repostos de forma contínua para evitar a queda de cabelo.

 

Os nutrientes B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12 estimulam a energia do organismo e protegem o couro capilar. Dê uma atenção especial para a vitamina B12, ótima para a manutenção dos fios.

 

Inclua na sua dieta: ovos, leites e derivados, peixes e ostras.

 

Ácido fólico

O ácido fólico protege contra a queda capilar e é muito encontrado em feijões e lentilhas.

 

Pode usar suplementos vitamínicos?

Suplementos vitamínicos devem ser consumidos somente com orientação médica, visto que o excesso de algumas vitaminas podem trazer o efeito reverso. Sempre consulte um nutricionista para saber se esta é a melhor opção para você.

 

O que ajuda na saúde do cabelo?

Algo bom para a queda de cabelo é cuidar diretamente dos fios como um tratamento de reforço. Use misturinhas naturais de óleos e frutas para cuidar dos fios, juntamente a cremes específicos.

 

Já existem muitos produtos capilares no mercado oferecendo em sua composição os nutrientes que apresentamos.

 

Eles podem ajudar em como evitar a queda de cabelo e potencializar os cuidados com as madeixas.

 

Misturinhas caseiras para evitar queda de cabelo

Sabe o que é bom para queda de cabelo? Óleos, como o de babosa e o do coco. Eles são excelentes para nutrir os fios e ótimas bases para misturinhas com cremes, frutas e outras “especiarias capilares”.

 

O óleo de coco hidrata as madeixas e acelera o seu crescimento, a babosa limpa os folículos capilares expulsando a gordura da raiz além de também agir como hidratante.

 

Passe o óleo de coco ou babosa nos cabelos secos e espalhe o óleo em todo o couro cabeludo, massageando até que seja absorvido pelo cabelo. Você também pode passar o óleo no comprimento e pontas.

 

No caso da babosa, bata a planta no liquidificador antes de usar, para facilitar o processo de aplicação nos cabelos.

 

Coloque uma touca e deixe agir pelo período de 4 horas no caso do óleo de coco e 30 minutos para a babosa.

 

Você pode acrescentar nessas bases açúcar mascavo para esfoliar a raiz, ou 3 gotas de óleos essenciais como os de lavanda, alecrim ou melaleuca para o crescimento e o fortalecimento dos fios.

 

Outra alternativa é colocar um pouco dos óleos no próprio shampoo ou condicionador.

 

Óleo de coco é bom para queda de cabelo
Óleos naturais são uma ótima opção do que é bom para queda de cabelo, para nutrir e hidratar os fios. | Foto: Freepik.

 

Argila

Se seus cabelos estiverem muito oleosos, vale apostar em uma máscara de argila antes da hidratação.

 

Ela ajuda a limpar o couro cabeludo, eliminando as impurezas e toxinas, e de quebra estimula o crescimento das madeixas.

 

Para colocar essa dica em prática, você deve misturar 2 colheres de sopa de argila com 3 colheres de sopa de água filtrada e depois passar essa pastinha no couro cabeludo (com os cabelos secos), e deixar agir por 20 minutos. Após isso, é só lavar os cabelos normalmente.

 

Shampoos específicos para combater a queda de cabelo

A escolha do shampoo correto é outro ponto a se considerar quando o assunto é o que é bom para queda de cabelo. Os shampoos antiqueda possuem antioxidantes que ajudam a reduzir o envelhecimento celular e aumentam o metabolismo do couro cabeludo, acelerando o crescimento dos cabelos.

 

Você também pode investir em um shampoo anticaspa ou antirresíduos para limpar profundamente os fios, ajudando a combater a queda capilar.

 

Tônico capilar é bom para queda de cabelo?

O tônico capilar reduz a queda e fortifica desde a raiz, aumentando o volume e a espessura dos fios, e uma boa opção é o Tônico Capilar Nutri Scalp Lcs, que possui agentes naturais ricos em vitamina B3 e queratina.

 

Agora que você já sabe o que é bom para queda de cabelo, confira mais formas de tratamento capilar, bem como produtos capilares com agentes naturais no site do Slow Beauty.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *