Entenda os cuidados para se ter com o cabelo conforme a estação

cuidados capilares cuidados com o cabelo nas estaçoes verao outono inverno primavera mulher

Seu cabelo já mudou quando você foi para um ambiente diferente? Viagens, mudanças de temperatura, umidade ou tempo seco, tudo isso pede cuidados capilares específicos para que os cabelos se adaptem bem a essas informações novas.

 

Ao falarmos de cuidados capilares e mudança de clima, devemos ter em mente duas coisas: a genética que define a estrutura e textura dos fios e como o clima os afeta. Esses fatores ainda podem sofrer alterações de acordo com os seus hábitos.

 

Por isso, é importante entender os cuidados capilares para cada tipo de clima.

 

Qual a importância de cuidados capilares específicos para diferentes tipos de clima?

Os cuidados capilares podem variar de acordo com diferentes tipos de clima, pois as condições ambientais têm um impacto significativo na saúde e aparência do cabelo. 

 

Climas quentes e úmidos podem fomentar a produção de oleosidade excessiva do couro cabeludo, devido a sudorese causada pelo calor ou, então, trazer o efeito inverso: seja pelo excesso de lavagens quando tentamos conter esse fator, seja pela a exposição aos raios solares que ressecam os fios.

 

Enquanto isso, climas frios e secos podem tornar o cabelo mais propenso a quebrar e ressecar, graças a necessidade de tomar banhos mais quentes e aos ventos gelados do inverno.

 

A seguir, estão algumas das razões pelas quais é importante manter cuidados capilares diferentes, em diferentes tipos de clima:

 

Proteção contra danos ambientais 

O cabelo está exposto a uma variedade de elementos ambientais, como raios UV, vento, poluição, umidade e temperatura. Ao escolher produtos de cuidado capilar adequados para o clima em que se vive, é possível proteger o cabelo dos danos causados por esses elementos.

 

Prevenção de problemas de couro cabeludo 

A umidade e o calor excessivos podem levar à proliferação de bactérias e fungos no couro cabeludo, o que pode causar caspa, coceira e outros problemas. Por outro lado, o ar seco pode deixar o couro cabeludo ressecado, causando descamação e coceira. 

 

Ao ajustar os cuidados capilares de acordo com o clima, é possível prevenir esses problemas.

 

Manutenção do brilho e da saúde do cabelo 

O cabelo pode ficar sem brilho e sem vida, quando exposto a condições climáticas desfavoráveis. Por exemplo, o cabelo pode ficar opaco e sem vida em climas secos e frios. Por esse motivo, ao utilizar produtos capilares específicos para o clima, é possível manter o cabelo saudável, bonito e protegido contra danos ambientais. 

 

Cuidados Capilares no Verão 

A água do mar ou piscina, junto com o clima veranesco, cheio de sol e vento, propicia o ressecamento dos fios e, consequentemente, a perda de nutrientes dos mesmos. Esse fator é ainda mais presente em cabelos cacheados, que já são mais secos e porosos naturalmente, e em cabelos com químicas, já que estes perderam parte da sua proteção graças ao processos químicos.

 

A seguir, veja os cuidados com o cabelo essenciais para esses tempos mais úmidos, quentes e cheios de sol!

 

 

Proteção Solar 

A exposição prolongada aos raios UV pode danificar a cutícula do cabelo, tornando-o seco e quebradiço. Além disso, os raios solares podem desbotar a cor do cabelo, principalmente se esses forem loiros, tingidos ou com outro tipo de química.

 

Assim como a pele, o cabelo precisa ser protegido do sol para não se queimar. Além de ressecar os fios, o sol pode provocar queimaduras no couro cabeludo. 

 

O uso de produtos capilares com proteção solar como protetor solar capilar e leave-in com fator de proteção solar, bem como o uso de chapéus e bonés, ajudam a proteger os fios e o couro cabeludo nessas horas. Mas, na hora de optar por cobrir a cabeça, tome cuidado com a frequência de uso, assim você evita abafar os fios e o couro cabeludo.

 

Hidratação 

A exposição ao sol e à água do mar, tão comuns no verão, também podem ressecar os cabelos, deixando-os quebradiços e sem vida. Por isso, é importante manter a hidratação dos fios com produtos adequados para o seu tipo de cabelo e, diga-se de passagem, sem agentes químicos nocivos e “ressecantes”, como o sulfato.

 

Manter o cabelo hidratado durante o verão evita que ele fique seco e quebradiço, para isso, usar máscaras capilares hidratantes e condicionadores naturais e orgânicos ajudam a manter o cabelo bonito e com saúde.

 

Invista em um cronograma capilar focado na hidratação e nutrição dos fios, intercalando esses tratamentos uma vez por semana.

 

Tratamentos para Cabelos Danificados 

Se seus cabelos já estão danificados, é recomendável investir em tratamentos de reconstrução capilar, como cauterização, queratinização e hidratação profunda.

 

Você pode apostar em um tratamento reconstrutivo a cada 15 dias, se seu cabelo for cacheado ou com química, e 30 dias, se o seu cabelo for liso.

 

Quando se trata de hidratação e nutrição dos fios, esses tratamentos são mais pesados, por isso devem ser feitos com menos frequência e em casos mais “tensos”, evitando que os cabelos fiquem pesados.

 

Produtos para Proteger os Fios 

Existem no mercado diversos produtos que ajudam a proteger os cabelos dos danos causados pelo sol e pela água, como sprays termoativos, leave-in com proteção UV e óleos protetores. Mas, além da escolha de produtos protetores, é importante que eles não contenham agentes agressivos que ressecam os fios. 

 

Confira se os produtos contém selos que indicam que são naturais, orgânicos, veganos, no-poo ou low poo. Geralmente essas são as opções mais seguras e hidratantes. 

 

Dito isso, veja algumas opções de produtos protetores para o verão:

 

  • Leave-in com proteção solar: Os leave-ins com proteção solar são ótimos para proteger os fios dos raios UV. Eles ajudam a manter a hidratação e o brilho dos cabelos, através de uma película protetora. Além disso, ele mantém a modelagem do cabelo por mais tempo.
  • Óleos protetores: Os óleos protetores são ideais para cabelos mais ressecados e danificados. Eles ajudam a proteger os fios do sol e do mar, além de conferir brilho e maciez aos cabelos. Eles são perfeitos para fazer tratamentos hidratantes e nutritivos, como a umectação.
  • Protetores térmicos: O protetor térmico ajuda a proteger os fios do calor do secador e da chapinha, evitando que eles sejam danificados pelo calor excessivo, presentes no verão.

 

Além disso, é importante evitar lavar os cabelos com água quente e, se possível, reduzir o uso de secador e chapinha, pois o calor excessivo pode danificar ainda mais os fios. Também é recomendável evitar prender os cabelos molhados, pois isso pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

 

Cuidados Capilares no Inverno

O inverno pode deixar os cabelos oleosos, devido a falta de lavagem, ou ressecados, devido a banhos quentes e ventos frios e secos. 

 

No inverno, as baixas temperaturas e o ar seco podem provocar diversos problemas capilares, como ressecamento, quebra, queda, caspa e coceira no couro cabeludo. 

 

A boa notícia é que, ainda assim, o clima de inverno costuma tornar mais fácil os cuidados com o cabelo, se comparado aos cuidados de verão, já que há menos exposição solar e menos tendência à sudorese. 

 

Confira nossas dicas de cuidado:

 

Hidratação Profunda 

Durante o inverno, o ar é mais seco e com menos umidade. Isso pode levar a uma maior perda de umidade do cabelo, resultando em cabelos mais secos e quebradiços. A hidratação profunda ajuda a manter a umidade do cabelo e protegê-lo dos danos causados pela baixa umidade.

 

Aposte em tratamentos no salão e umectações noturnas dentro do seu cronograma capilar.

 

Proteção Térmica 

O uso frequente de chapinhas, secadores e modeladores térmicos pode danificar a fibra capilar e deixar os cabelos frágeis e quebradiços. Como no inverno, o cabelo fica mais sensível, o ideal é reduzir o uso desses aparelhos ou utilizar protetores térmicos.

 

Tratamentos para Cabelos Secos 

Cabelos secos e sem brilho são comuns durante o inverno. Por isso, é importante investir em tratamentos específicos para esse tipo de cabelo. Ou seja, se o seu cabelo não for oleoso, não o lave todos os dias, mas sim de 2 a 3 vezes por semana, usando produtos leves e hidratantes.

 

Ao fazer seu cronograma capilar de inverno, prefira produtos mais cremosos com manteigas, como o de Argan e Karité, além de óleos vegetais como o de coco e Aloe Vera. 

 

Além disso, usar pré-shampoo ou fazer co-wash (usar somente o condicionador) em alguns dias pode reavivar os seus cuidados capilares nessa temporada.

 

Tratamentos reconstrutivos quinzenais também podem ser necessários aqui.

 

Produtos para Proteger os Fios 

Os cabelos sofrem agressões diárias, como poluição, poeira e suor. No inverno, é importante lavar os cabelos com frequência para remover esses resíduos com mais frequência, utilizando produtos leves que evitam que os fios fiquem danificados.

 

A queda capilar é mais comum durante o outono e o inverno. Por isso, é importante usar produtos que ajudem a evitar e reduzir a queda dos fios, bem como manter uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais.

 

Fora o leave-in e os produtos com proteção térmica e óleos vegetais que são indicados também no verão, aqui você pode incluir o shampoo à seco para evitar a lavagem em excesso, bem como um shampoo anti-caspa, já que a caspa é tão comum nessa época. 

 

Intercale os cuidados conforme a necessidade dos fios. 

cuidos com o cabelo cuidados capilares inverno mulher caspa como tratar
No inverno, os cabelos podem necessitar de produtos com ação anti-caspa. | Foto: Freepik.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados capilares nas principais estações do ano, que tal procurar produtinhos para turbinar a sua saúde capilar e a beleza dos fios, faça chuva ou faça sol? Confira no site do Slow Beauty.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *