Pré-poo: saiba o que é, como fazer e benefícios

Já sentiu que os seus cabelos ficam sempre ressecados depois de lavados? Se sim, talvez seja a hora de investir em um tratamento pré-poo.

 

Essa técnica tem feito sucesso entre os apaixonados por rotinas capilares. De forma prática, ela protege os fios durante o banho para que sejam limpos sem que percam sua hidratação.

 

Aqui, vamos te contar exatamente o que é, para que serve o pré-poo e como usá-lo.

 

 

Cabelo com pré-poo
Veja como usar pré-poo para proteger os fios do ressecamento. | Foto: Freepik.

 

O que é pré-poo?

Antes de explicar o que é pré-poo, é necessário explicar com mais detalhes a função do shampoo.

 

O shampoo é um produto quimicamente tratado para limpar os fios, eliminando resíduos que acabam ficando presos no couro cabeludo.

 

Acontece que o couro capilar possui uma oleosidade natural que, se não produzida em excesso, é saudável e totalmente necessária para a reposição de água e lipídios dos cabelos, bem como a selagem das cutículas dos fios.

 

O shampoo, às vezes, acaba retirando demais desse sebo natural e ressecando as madeixas. Isso acontece principalmente se você escolher um shampoo com agentes como álcool e sulfato, que são tão fortes que você encontra em produtos de limpeza.

 

Por esse motivo que às vezes temos aquela impressão que o cabelo fica mais bonito depois de um ou dois dias de lavagem, sabe?

 

Isso quer dizer que precisamos parar de usar shampoo? Claro que não. Podemos fazer escolhas de shampoos mais suaves no dia a dia, e além disso, podemos proteger o couro capilar antes dele entrar em contato com o shampoo, mantendo assim os fios hidratados. É aí que entra o pré-poo.

 

Para que serve o pré-poo?

O pré-poo é uma técnica que sela e faz uma hidratação nos fios, evitando que sofram com o ressecamento pós-shampoo. Ele é indicado principalmente para quem tem cabelos cacheados, crespos, quimicamente tratados ou, diga-se de passagem, muito maltratados.

 

Existem várias receitas de pré-poo. Tratamentos efetivos podem ser feitos com uma combinação caseira de óleos e manteigas 100% vegetais em um cosmético hidratante de qualidade, como uma máscara ou um condicionador nutritivo, e de preferência low poo (sem sulfatos, parabenos, silicones e corantes). Também pode ser acrescentada uma fonte de hidratação como chás, soro fisiológico ou mesmo água.

 

Esse pré shampoo não só hidrata como repõe os nutrientes dos fios para que eles se mantenham saudáveis mesmo após a ação detergente do shampoo.

 

Basta passar o produto em todo o comprimento, tomando cuidado para não encostar na raiz, que é uma área naturalmente mais oleosa. Feito isso, você deve lavar seus cabelos normalmente.

 

Quem pode fazer pré-poo?

Quanto maior a curvatura do cabelo, maior é o benefício do pré-poo. Cabelos cacheados e crespos, por exemplo, possuem maior tendência ao ressecamento e consequentemente sofrem mais com a ação abrasiva do shampoo, necessitando de maior proteção.

 

O óleo natural dos cabelos fica mais concentrado na raiz e menos no comprimento e pontas, devido a sua dificuldade de escorrer pela curvatura das madeixas. Logo eles se beneficiam e muito de tratamentos hidratantes e nutritivos como o pré-poo.

 

Cabelos quimicamente tratados também são mais sensíveis ao ressecamento e podem ser agredidos pelo shampoo, principalmente se este for mais transparente, como é o caso do shampoo antirresíduos (o qual você deve evitar, nesses casos). Fios com progressiva, relaxamento, descoloração e tintura precisam de uma proteção antes da lavagem dos fios.

 

Quem costuma fazer chapinha e escova com frequência também pode e deve se beneficiar do tratamento pré-poo como forma de evitar maior ressecamento dos fios, que já ressecam bastante por causa do contato frequente com fontes de calor.

 

Como pode ver, a pergunta certa na verdade seria “quando fazer pré-poo?” em vez de “quem pode fazer pré-poo?”. Esse tratamento é uma espécie de preventivo de ressecamento e protetor de fios ressecados e deve ser evitado quando os cabelos estiverem muito oleosos, com caspa ou seborréia, aí você pode investir em um shampoo antirresíduos ou anticaspa.

 

Cabelos lisos com tendência a oleosidade podem fazer o uso do pré-shampoo se esse conter ativos como vinagre de maçã que limpam sem agredir tanto o couro.

 

Mas a frequência do uso do pré-shampoo é limitada. O recomendado é que o tratamento seja realizado de 15 em 15 dias. O excesso do procedimento pode gerar o efeito contrário, pesando ou enfraquecendo os fios.

 

Como usar pré-poo?

Aplique os óleos, manteigas e fonte hidratante na máscara ou condicionador que será usada de base. É importante que você faça essa misturinha em um pote, colocando apenas a quantidade exata que você irá usar naquele momento.

 

Colocar substâncias vegetais diretamente em frascos de cosméticos faz com que o produto estrague, já que artigos vegetais oxidam rapidamente.

 

Esclarecido isso, podemos começar o passo a passo de como usar pré-poo;

 

Passe o produto por todo o comprimento dos fios ainda secos e sujos, enluvando mecha por mecha e evitando o contato com a raiz;

 

Aguarde mais ou menos 30 minutos ou mais (a depender da necessidade dos fios) para que o pré-poo aja no cabelo, depois lave-os normalmente.

 

Aqui vai uma dica para a hora de usar o shampoo: passe-o só na raiz e deixe que escorra sozinho pelo comprimento, essa é mais uma maneira de evitar o ressecamento ao longo dos fios.

 

Aqui vão algumas variações dessa mesma receitinha de pré-poo para você testar em casa:

 

Pré-poo nutritivo

  • 4 colheres de máscara
  • 1 colher de vinagre de maçã
  • 1 colher de óleo de coco
  • ½ colher de óleo de rícino

Pré-poo hidratante

  • 4 colheres de máscara
  • 1 tampinha de vitamina B5
  • 1 colher de soro fisiológico
  • 1 colher de um óleo ou manteiga hidratante

Pré-poo para cabelos oleosos/finos

  • 3 colheres de máscara
  • 1 colher de vinagre de maçã

 

Dica: em dias corridos em que o cabelo pede socorro, está liberado passar somente um creme, condicionador ou máscara por 5 minutinhos antes de lavar. Mas não subestime o poder do pré-poo, viu?

 

 

Melhores produtos pré-poo

Confira abaixo dois dos melhores produtos para pré-poo que você pode encontrar na loja do Slow Beauty para turbinar a sua rotina de pré-lavagem.

 

Máscara de Tratamento para Cachos LCS

A Máscara de Tratamento para Cachos LCS devolve nutrientes importantes para massa capilar, preservando a saúde dos fios. Sua fórmula contém Óleos Essenciais de Gerânio, Palmarosa e Ylang Ylang, que proporciona maciez e brilho ao cabelo.

 

Máscara para pré-poo
A Máscara de Cachos da LCS é altamente nutritiva | Foto: Slow Beauty.

 

Máscara Capilar Ssoro

Rica em manteigas e óleos, a Máscara Capilar Ssoro devolve emoliência e vida aos cabelos sem pesar. Também possui blend exclusivo de aminoácidos que repõe a estrutura mais interna dos fios, evitando quebra, frizz e pontas duplas. Recupera cabelos extremamente danificados e trata fios quebradiços.

 

Máscara capilar para pré-poo
Ssoro já inclui óleos e manteigas, potencializando o efeito da máscara que pode ser utilizada no pré-poo. | Foto: Slow Beauty.

 

Agora que você já sabe o que é pré-poo, para que ele serve e também como incluí-lo na sua rotina de cuidados capilares, que tal conferir produtinhos hidratantes e nutritivos no Slow Beauty? Acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *