Veja 6 dicas de como tirar a química do cabelo

Químicas como progressivas, selagens e relaxamentos são alguns dos procedimentos extremamente comuns, porém, muitas pessoas acabam se arrependendo desses procedimentos e querem saber como tirar química do cabelo. Nesse sentido surgem as seguintes perguntas: é possível retirar a química do cabelo? Como podemos realizar esse tipo de processo?

 

Nesse texto iremos apresentar a você algumas dicas de como tirar a química do cabelo e como podemos diminuir o efeito da química e qual seria o produto para tirar química do cabelo ideal?

mulher com cabelo cacheado sem química
Como tirar química do cabelo? | Foto: Freepik

 

Não tem como retirar totalmente a química do cabelo

A química que utilizamos altera toda a estrutura do cabelo, portanto, não é possível retirá-la totalmente dos fios. Para entender melhor a situação, basta imaginar um cabelo que foi descolorido: tem como voltar a cor do fio original sem passar algum tipo de tintura? Não tem como. O mesmo ocorre com os cabelos com progressiva, selagem ou relaxamento.

 

Mesmo que existam técnicas que diminuam o efeito do cabelo e que os fios consigam desenvolver alguma textura e volume, esse cabelo não voltará a ser o mesmo de antes do procedimento. Dessa forma, o melhor caminho para que você tenha um cabelo natural é passando pelo processo da transição e deixando o cabelo crescer naturalmente.

 

Dicas para diminuir o efeito da química:

 

•Hidratação

A hidratação é um dos passos essenciais para quem quer diminuir os efeitos da química no cabelo. Ela, sendo feita periodicamente, devolve ao interior das fibras dos fios a umidade que foi perdida durante o procedimento químico. Por isso, a hidratação é uma ótima maneira para deixar os fios que possuem química ou naturais, mais maleáveis e com vida.

 

Existem, nesse sentido, outros dois tratamentos que vão complementar o efeito da hidratação, que são a nutrição e a reconstrução. A nutrição irá devolver boa parte dos lipídios perdidos, de forma a fazer com que os cabelos fiquem mais macios, enquanto a reconstrução irá devolver os aminoácidos essenciais, fortalecendo o cabelo.

 

•Parar de usar secador e chapinha

Os modeladores que usam calor, como por exemplo, o secador e a chapinha, são ferramentas que contribuem para o enfraquecimento dos fios. Se usados com frequência, eles vão retirando a película protetora do cabelo até chegar na raiz do fio, o que chamamos de córtex. Esse processo vai desidratando os fios e fazendo com que eles percam aminoácidos.

 

Parar de usar secador e chapinha, além de contribuir para a devolução da textura dos fios, também colabora para que o cabelo natural que está nascendo cresça de forma saudável, fazendo com que os cachos e as texturas desses fios pequenos fiquem mais bonitos, macios e maleáveis.

 

•Protetores térmicos e finalizadores

Além da química em si e dos modeladores capilares que usam calor, existem outros itens que acabam sendo bem prejudiciais para o cabelo, como a poluição, o cloro da piscina e a incidência de raios solares. A melhor forma de proteger os fios desses itens são os protetores térmicos e os finalizadores.

 

Esses produtos irão fazer uma película protetora nos fios, que impedirá que a poluição, que o cloro e que os raios solares atinjam o cabelo, ou seja, eles evitam consideravelmente os danos que poderiam ser causados por algum desses fatores. Além disso, o protetor térmico também é essencial caso algum dos modeladores que usam calor seja utilizado.

 

•Umectação

A umectação é um processo que tem como principal finalidade devolver os lipídios que foram perdidos com as químicas realizadas. Esse é um processo que assemelha bastante a nutrição, entretanto, a nutrição geralmente é feita em salões com profissionais especializados, enquanto a umectação é um tratamento mais caseiro. Para fazer a umectação são usados óleos capilares. O tratamento costuma ser realizado colocando uma alta quantidade de óleos nos fios, e assim, esperando algumas horas antes do enxágue. Também é interessante fazer um tratamento contínuo, colocando um pouco de óleo nas pontas do cabelo várias vezes ao dia.

 

•Texturização

A texturização corresponde aos métodos usados para fazer com que os cabelos fiquem com os cachos definidos. Essa é uma etapa que ajuda a disfarçar a química do que a retirá-la, ainda assim é uma ótima opção para quem está passando pela transição capilar, pois faz com que os fios com química se pareçam mais com os fios que estão nascendo.

Para fazer a texturização, são usados cremes para pentear, mousses de definição e leave-ins de finalização. Existem alguns métodos típicos da texturização, como o dedoliss. Importante mencionar que os fios com química não desenvolveram cachos tão satisfatórios, mas, mesmo assim, é interessante investir um tempinho nessa etapa.

 

•Técnica do shampoo

Existe uma técnica que retira consideravelmente o efeito da química no cabelo, a chamada técnica do shampoo. Ela é feita com shampoos de ação mais fortes, como os shampoos de antirresíduo e consiste basicamente em deixar o shampoo no cabelo por cerca de uma hora para que ele retire o formol. É importante mencionar que essa não é uma técnica que funciona para todos os cabelos, o resultado irá variar de acordo com a força da química aplicada no cabelo. Além disso, deixar o shampoo por muito tempo nos fios pode defini-los, fazendo com que eles fiquem ressecados. Assim, é preciso fazer uma hidratação profunda depois dessa técnica.

 

Cuide do seu cabelo na fase de transição capilar

Passar pela transição capilar, é mais do que saber como tirar a química do cabelo, é uma possibilidade de reiniciar os fios e fazer com que eles nasçam da forma mais natural possível. Nesse sentido, a melhor opção é investir em tratamentos que deixem os cabelos que estão nascendo os mais fortes, bonitos e saudáveis possível.

 

Começar a cuidar do cabelo ainda durante esse tempo de transição é uma ótima forma de iniciar novos hábitos de cuidado com os cabelos, assim, ficará muito mais fácil cuidar dos fios quando eles já estiverem totalmente naturais.

 

Melhores produtos para tirar química do cabelo

Pensando especificamente em um produto para tirar química do cabelo, o indicado seria mesmo o shampoo antirresíduo. Nesse caso, o mais indicado é optar pelos shampoos da Laces, mais propriamente dos shampoos da linha LCS. Todos podem ser encontrados no site do Slow Beauty.

 

Além dos shampoos que ajudam em como tirar química do cabelo, o Slow Beauty também contém uma ótima opção de produtos como leave-ins, protetores térmicos, cremes para pentear, máscaras de hidratação, óleos capilares para quem está passando pela transição capilar.

 

Nesse texto podemos aprender a como tirar química do cabelo de forma prática, sem que prejudique os fios e os mantenha de forma saudável.

 

 

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a Slow Beauty, somos um portal especializado em produtos e marcas que respeitam o meio ambiente. Para mais informações, acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *