Como cuidar dos cabelos na estação mais quente do ano? Confira!

Confira as dicas de como cuidar dos cabelos na estação mais quente do ano

O verão é uma estação bastante amada por algumas pessoas, principalmente, porque envolve praia, piscina, sol e várias atividades de lazer. Mas, é claro que diante de tudo isso, é preciso manter alguns cuidados para a saúde dos cabelos permanecer, visto que, o verão é uma estação na qual os cabelos ficam mais expostos a fatores externos que podem ocasionar danos aos fios. Nesse sentido, preparamos este artigo sobre como cuidar do cabelo no verão. Confira!

O verão merece uma atenção redobrada quando desejamos manter a saúde capilar. Por isso, neste artigo, vamos te mostrar os principais aspectos para você cuidar do seu cabelo e, ainda assim, curtir o sol, a praia e a piscina!

Ademais, se você está pesquisando por “Como cuidar do cabelo cacheado no verão?”, saiba que este artigo também pode ser útil, já que os cuidados se adaptam às várias curvaturas. Portanto, prossiga com a leitura!

Quer saber como cuidar do cabelo ondulado no verão? Que tal ler este artigo? | Foto: Freepik.

Dicas de como cuidar dos cabelos na estação mais quente do ano

Os cabelos são danificados todos os dias pela exposição inevitável a fatores externos. Esses danos se tornam ainda maiores no verão, pois os agentes agressores são mais intensos durante essa época. Com isso, os cuidados com o cabelo devem ser redobrados durante a estação mais quente do ano.

O sol age retirando a umidade dos fios do cabelo, o que acaba tornando os fios frágeis e ressecados. E, em razão do aumento da força da radiação solar durante o verão, os danos aos cabelos ficam ainda maiores.

Além disso, durante o verão, é muito comum as pessoas frequentarem piscinas e praias, ambientes repletos de cloro e água salgada. Então, além da exposição ao sol, esses ambientes aumentam a incidência de danos aos cabelos.

Outro costume presente no verão é prender o cabelo, na tentativa de amenizar o calor. Mas o atrito gerado entre os fios e presilhas ou elásticos ocasionam o frizz e podem até mesmo quebrar com mais facilidade o cabelo.

Você conseguiu perceber como o cabelo pode sofrer com o verão? Então, é importante que você conheça as dicas para minimizar os efeitos negativos do calor nos fios. Vamos lá?

Mantenha a hidratação redobrada

Muitos pontos como o calor, a água salgada, o cloro da piscina e o suor interferem negativamente na hidratação dos cabelos. Em vista disso, em dias de verão e de calor intenso, é recomendável que você higienize o cabelo com shampoo e uma máscara de tratamento, com o intuito de recuperar a hidratação perdida graças aos fatores externos. Vale ressaltar que a hidratação deve sempre ser constante, independente do clima e da estação do ano.

Tenha cuidados antes de entrar em contato com o cloro ou com a água salgada 

Antes de entrar na água da piscina ou do mar, é interessante que você molhe o cabelo com água doce e passe cremes hidratantes sem enxágue. Dessa maneira, você estará diminuindo as chances de sofrer com os danos provenientes do sal e do cloro.

Para não deixar seus fios em contato direto com a água, também é aconselhável que você prenda o cabelo em um coque bem alto.

Ao sair da água do mar ou da piscina, lave o cabelo com um shampoo sem sulfato, logo em seguida. Se você não puder lavar na hora, é interessante que, pelo menos, enxágue com água doce para evitar que o cloro ou o sal fiquem nos fios por muito tempo.

O pós banho

O banho ideal para manter os cabelos saudáveis é com água morna e com um shampoo sem sulfato. Na etapa de secagem dos fios, evite esfregar a toalha de tecido, pois isso gera um atrito capaz de torná-los quebradiços.

Também recomendamos que você use um pente de madeira para desembaraçar os fios, pois eles não quebram as fibras capilares.

Não utilize com frequência os modeladores térmicos

O secador, a chapinha e o babyliss podem ser aliados no momento de finalizar o cabelo, porém, essas ferramentas também causam danos aos fios, visto que retiram a umidade dos cabelos. Com isso, o cabelo se torna mais ressecado, frágil, quebradiço e propenso à queda.

Então, no verão, evite ao máximo utilizar ferramentas térmicas nos cabelos. Entretanto, se você gosta de utilizá-las, não se esqueça de passar um finalizador com proteção térmica antes.

Atenção à alimentação

A alimentação influencia diretamente em toda a saúde do organismo, inclusive na saúde capilar. Portanto, é importante que ela seja balanceada para que os cabelos também se mantenham fortes e saudáveis.

Em especial, no caso do verão, você precisa incluir alimentos que sejam ricos em proteínas, aminoácidos, ômega 3 e 6. Além disso, não se esqueça de beber muita água para manter todo o corpo hidratado.

Agora que você conferiu dicas sobre como cuidar do cabelo no verão, prossiga com a leitura para o próximo tópico deste artigo e veja o que é certo e o que é errado, quando o assunto é cuidados no verão.

Saiba o que é certo e o que é errado de fazer no cabelo

Curtir a piscina e a praia durante dias quentes é divertido, mas, para fazer isso de forma saudável, é preciso se atentar a alguns pontos, especialmente, relacionados sobre como cuidar do cabelo no verão.

Você sabe como cuidar do cabelo no verão? Para te ajudar nisso, a seguir, iremos te apresentar quais são os erros mais cometidos, durante essa época do ano, com os fios e como corrigi-los.

Muitas pessoas acreditam que aplicar máscara de tratamento na praia pode ser uma iniciativa excelente para a saúde dos cabelos. Porém, por mais que essa atitude seja repleta de boas intenções, ela não é aconselhada, pois a máscara de hidratação, na verdade, pode atuar agredindo o fio, já que não foi criada com a finalidade de protegê-lo da exposição solar. Então, se você quer usar uma máscara de tratamento, faça isso depois de tomar sol e de lavar os cabelos.

Outro erro frequentemente, cometido durante o verão, é o uso desenfreado de chapéus e bonés para proteger o cabelo contra os raios solares. Essa atitude abafa a cabeça e torna o couro cabeludo mais oleoso. Com isso, podem surgir caspas. Diante disso, não passe o dia todo com o cabelo em um boné.

Tomar banhos com água muito quente é outra ação que prejudica bastante a saúde capilar, em qualquer estação. Logo, aproveite que é verão e tome banhos em água morna ou até mesmo fria, se possível. A pele e o cabelo agradecem!

Ao terminar de ler este artigo, você descobriu como cuidar do cabelo no verão. Gostou do nosso conteúdo? Então, acesse https://www.slowbeauty.com.br/ e venha entender mais sobre assuntos relacionados aos cuidados da beleza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo