Cuidados no verão: conheça os maiores vilões contra seu cabelo e sua pele

Cuidados no verão: Conheça os vilões para seu cabelo e pele na estação mais quente do ano

A estação mais quente do ano é muito boa para aproveitar, mas pode ser muito difícil para manter os cuidados no verão, tanto na saúde dos fios de cabelo como na da pele, pois, em períodos como esse, ambos ficam mais expostos a alguns perigos, como o contato frequente com o sol, cloro, sal, entre outros.

No entanto, é nessa estação do ano que você pode se deparar com a pele mais sensível e seu cabelo mais ressecado e sensibilizado também. Para evitar que essas e outras consequências aconteçam, é importante conhecer e, principalmente, evitar esses riscos. 

Ao longo da matéria, você verá quais são os maiores vilões contra seu cabelo e pele nessa época do ano e quais são os principais cuidados no verão, que devemos ter com a pele e o cabelo. Continue a leitura!

Conheça os maiores vilões da sua pele e cabelo no verão

Confira, a seguir:

1. Sol

Os raios solares intensos fazem mal para o cabelo e pele, devendo ser evitados. Com os dias mais quentes nessa estação do ano, nossos fios ficam muito expostos ao sol, um dos principais vilões no verão. 

Esse contato torna o cabelo mais seco, áspero e opaco. Já nos casos dos fios coloridos, outro risco é o desbotamento acentuado da coloração. Além disso, o contato direto com a pele e os raios solares podem causar queimaduras, surgimento de manchas e rugas, que podem contribuir para as chances do desenvolvimento de um câncer de pele.

2. Água com cloro: água da piscina

Sempre que vamos à piscina nossos fios entram em contato direto com os componentes químicos do cloro, o que detona a saúde do cabelo, deixando-os mais secos e ásperos. 

O produto ainda pode influenciar na cor dos fios, como em alguns casos, deixando os cabelos loiros mais esverdeados.

3. Vento no cabelo

Apesar do calor intenso, regiões com praias costumam apresentar bastante vento, o que pode aumentar ainda mais o ressecamento dos fios e embaraçar o cabelo. Isso cria aqueles nós difíceis de desfazer, o que aumenta o risco de quebra ao tentar desembaraçar.

4. Água do mar

A água do mar, por possuir uma grande concentração de sal, deixa o cabelo muito mais ressecado e rígido, após esse contato. Por esse motivo, a fibra capilar fica extremamente danificada após muitos dias de mergulhos no mar.

Como prevenir e cuidar da sua pele e cabelo no verão

Agora que você já conheceu os riscos que os vilões dessa estação do ano podem nos trazer, saiba quais são os principais cuidados no verão com a pele e cabelo:

Utilize filtro solar todos os dias

Um dos principais cuidados no verão é o uso frequente de filtros solares, pois além de evitar o surgimento de manchas, rugas e o fotoenvelhecimento, os protetores solares são os melhores aliados quando o assunto é a prevenção do câncer de pele. Por isso, escolha um filtro solar que seja adequado para o tipo da sua pele. 

Quem possui a pele mais seca e sensível, pode buscar por protetores em mousse ou em creme, enquanto aqueles que possuem a pele mais oleosa, podem dar preferência para os protetores em gel ou sérum, livres de óleo. 

Além disso, não se esqueça de analisar alguns aspectos na embalagem dos filtros solares, como se o produto é resistente a água, se o fator de proteção solar (FPS) é igual ou maior que 30 e se o produto possui amplo espectro, com bloqueio aos raios UVA e UVB.

É possível ter uma pele bronzeada sem se descuidar da saúde

Para aqueles que gostam de conquistar um bronze e uma pele mais morena, é importante também pensar na saúde e nos cuidados com a pele no verão. Deve-se apostar em alimentos ricos em carotenóides, como o mamão e a laranja, que auxiliam na prevenção dos danos causados pelos raios solares. 

Além disso, ainda para evitar a exposição ao sol e continuar com a pele dourada, é interessante investir nos autobronzeadores. Estes, por sua vez, não possuem contra indicação, já que seu efeito é consequência das reações químicas entre a dihidroxiacetona (DHA) com os aminoácidos na camada mais superficial da pele.

Evite muito vento no cabelo

Nesses casos, uma boa ideia é investir no uso de penteados e acessórios que protejam os cabelos do vento. Para isso, alguns truques simples de cuidados no verão já podem ajudar muito na saúde dos fios. 

Coques, tranças e rabos de cavalo são algumas opções de penteados, assim como chapéus e bonés estão entre as indicações de acessórios.

Hidratação redobrada

É comum que na estação mais quente do ano o corpo humano perca mais água. Por esse motivo, é necessário repor essa água, a fim de evitar o ressecamento excessivo e o aspecto craquelado da pele. 

O ideal é beber muita água, hidratando a pele de dentro para fora. Aposte também em hidratantes corporais leves e nos óleos de banho, pois estes visam devolver a maciez e a hidratação perdida.

Previna os danos causados pelo sol, mar e cloro nos cabelos

Tanto a exposição excessiva aos raios solares, como o sal e o cloro presentes na água, podem ser muito agressores aos nossos fios de cabelos, provocando a quebra e o ressecamento. Para isso, é importante prevenir esses danos adotando alguns cuidados com o cabelo no verão

É essencial proteger os fios contra a luz do sol, pois, assim como nossa pele, nosso couro cabeludo também pode sofrer queimaduras. É necessário apostar em produtos específicos para a proteção capilar contra os raios UV, lembrando sempre de reaplicar esses produtos após o contato com a água. 

Entre os mergulhos, tente desembaraçar os fios com um pente largo de madeira, para evitar a quebra, mas atenção: nunca prenda os cabelos molhados. Além disso, não se esqueça de recorrer a uma hidratação nos fios. Use e abuse de produtos para reparar as pontas e de cremes que auxiliam na reconstrução da fibra capilar. 

Gostou do artigo? Agora é possível aproveitar cada momento da época mais quente do ano, sem preocupações! Para mais informações sobre os cuidados no verão e dicas para cabelos, acesse o Slow Beauty e conheça seus produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo