7 dicas de como recuperar o cabelo com frizz

Saiba como recuperar o seu cabelo com 7 dicas

Uma das principais reclamações das mulheres, independente do seu tipo de cabelo, é com relação ao frizz. Esse problema pode atrapalhar em diversas situações, como em alguns penteados, além de poder atrapalhar a sua auto estima. Neste artigo, você aprenderá como o cabelo com frizz pode ser cuidado.

Qual tipo de cabelo é mais propenso a ter frizz?

Qualquer tipo de cabelo pode desenvolver frizz, no entanto, cabelos crespos e cacheados são mais propensos a terem esse problema. Isso porque, a oleosidade produzida pelo couro cabeludo – responsável por hidratar naturalmente os fios – têm mais dificuldade de chegar às pontas do cabelo, devido ao seu formato em espiral, fazendo com que o fio fique mais ressecado e desenvolva o frizz.
No entanto, os cabelos com frizz são normais e fazem parte da rotina de todo tipo de cabelo. Mas, é importante que você esteja atento aos sinais de piora do frizz, que podem indicar uma necessidade de atenção maior para os fios.
Portanto, confira, a seguir, como recuperar os cabelos com frizz:

7 dicas de como recuperar o cabelo com frizz

Pode ficar tranquila, pois o frizz tem solução! Se você tem os cabelos com frizz e quer acabar com esse problema, preste atenção nas dicas abaixo:

1. Umectação

O uso de óleos vegetais, para nutrir o cabelo, pode auxiliar muito na diminuição do frizz. Para usar, basta aplicar o óleo em cada mecha do cabelo e deixar agir a noite toda, enquanto dorme. No outro dia, aplique, primeiramente, algum creme ou condicionador, pois isso ajudará o óleo a sair com mais facilidade. Depois, é só lavar e enxaguar normalmente. Se feita uma vez na semana, vai mudar totalmente os seus fios!

2. Hidratação

Não esqueça de hidratar os seus fios semanalmente. Essa é a melhor maneira de manter os cabelos saudáveis e bonitos. Algumas hidratações caseiras também podem te auxiliar na diminuição dos frizz. Outra dica importante, é seguir as etapas de um cronograma capilar, incorporando a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios na sua rotina.

3. Use o creme certo

Os leave-in são ótimos para a diminuição do frizz, porque é uma ótima opção para manter os fios hidratados no dia a dia. Lembre-se de usar o produto específico para o seu tipo de fio, no caso dos cabelos crespos e cacheados, cremes um pouco mais consistentes podem ajudar a diminuir o frizz, mas não exagere na quantidade.

4. Fronha do travesseiro

Uma fronha de cetim é a melhor opção para diminuir o frizz do cabelo, porque o tecido de cetim não proporciona muito atrito entre o cabelo. Se você tem o cabelo cacheado, essa é uma dica ótima para manter os cachos intactos por mais tempo.

5. Tratamentos químicos

Para te ajudar a acabar com esses cabelos com frizz, existem alguns tratamentos mais potentes, como a selagem capilar e o botox. Ambos os tratamentos envolvem procedimentos químicos, mas selam as cutículas do fio, preservando a hidratação dentro da fibra. Isso proporciona maior brilho, maciez e, claro, a diminuição do frizz.

6. Cuidado na hora de pentear o cabelo

A forma com que penteamos os cabelos influencia diretamente no resultado do frizz. No caso das pessoas de cabelo crespo e cacheados, só se deve penteá-los molhados. Isso porque, quando penteados secos, os cachos perdem a forma e as chances de quebra, por força mecânica, é muito maior. Independente do tipo de cabelo, o importante é pentear de baixo para cima, começando a desembaraçar as pontas e subindo até a raiz. Assim, as chances do frizz aparecer diminuem bastante.

Atenção na hora de prender

Prender o cabelo muito apertado pode gerar a quebra dos fios, piorando os cabelos arrepiados. Uma boa dica é usar elásticos mais molinhos e não tão firmes. Assim, você poderá regular melhor para não exagerar na hora de prender.

Hidratações caseiras para tirar o frizz

As receitinhas caseiras para hidratar os cabelos com frizz são perfeitas para quem gosta de cuidar dos fios em casa, sem gastar muito. Confira, abaixo, algumas das principais receitas para controlar os cabelos com frizz:

Cabelo com frizz o que fazer. Confira as dicas de como se livrar dos cabelos com frizz. | Foto: Freepik.

Hidratação de açúcar:

Confira, abaixo, os ingredientes e o modo de preparo da receita caseira:

Ingredientes:

Creme hidratante: 2 colheres (sopa);
Açúcar cristal ou mascavo: 1 colher (sopa).

Modo de preparo:

Com o cabelo ainda úmido, misture os dois ingredientes em um mesmo recipiente e mexa bem;
Depois, é só aplicar nas mechas do cabelo, enluvando-o;
Deixe o produto agir por 20 a 30 minutos, enxágue bem e aplique o condicionador e creme de pentear de sua preferência.

Hidratação com mel e maizena:

Confira, a seguir, como fazer a hidratação caseira:

Ingredientes:

1 colher de sopa de amido de milho;
1 colher de sopa de mel;
1/2 copo de água;
1 colher de sopa de máscara de tratamento.

Passo a passo:

Dissolva o amido de milho na água e leve a mistura ao fogo, mexendo sem parar;
Quando a mistura engrossar, desligue o fogo e espere esfriar;
Quando esfriar, adicione o mel e a máscara de tratamento e mexa bem;
Aplique a receitinha nos cabelos já lavados e úmidos, enluvando os fios no comprimento e pontas;
Deixe a hidratação agir por 20 minutos. Depois, enxágue bem e aplique o condicionador e creme de pentear de sua preferência.

Como disfarçar o frizz

Se você vai pra alguma festa ou evento e precisa resolver os seus cabelos com frizz para ontem, aqui vão algumas dicas de como disfarçar esse problema:

1. Use pomadas:

Além de terem benefícios hidratantes para o cabelo, as pomadas capilares podem ser excelentes na hora de acalmar os fiozinhos arrepiados.

2. Abuse dos penteados:

Alguns penteados, como as tranças, são ótimas opções para disfarçar os cabelos com frizz. Algumas delas até utilizam o frizz a seu favor, fazendo com que a trança fique ainda mais bonita.

3. Acessórios:

Bandanas, lenços, presilhas, tiaras, todos esses itens podem ser verdadeiros salvadores para os cabelos com frizz. Além de dar um toque lindo ao look, os acessórios são ótimos na hora de controlar os fios.

Conseguiu entender como acabar com o cabelo com frizz? A escolha dos produtos certos são essenciais nos cuidados dos fios, por isso o Slow Beauty trabalha com os melhores produtos para atender às necessidades que os cabelos das brasileiras precisam. O Slow Beauty é uma loja on-line de produtos com ingredientes naturais e orgânicos. Os produtos naturais proporcionam saúde e bem estar para quem os usa e não geram descarte de resíduos no meio ambiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo