Entenda como a química pode agredir o seu cabelo e como é possível recuperá-lo

Cabelo danificado por química – Entenda como a química pode agredir o seu cabelo e como é possível recuperá-lo

As principais causas de um cabelo danificado por química estão relacionadas a procedimentos como coloração ou descoloração e alisamento. Caso você faça esses processos com bastante frequência, existem muitas chances de o seu cabelo estar bem sensibilizado, o que pode se agravar caso não haja o hábito de usar produtos especializados em reparar os danos dos fios.
O cabelo se comporta como um símbolo da sua personalidade, além de ser capaz de mudar a autoestima de muitas pessoas.

Mas para isso é preciso que ele esteja saudável, hidratado e com vida. Sendo assim, entenda quais danos os procedimentos químicos podem causar e qual a melhor forma de recuperar a beleza de seus fios.

Como os produtos químicos podem danificar um cabelo?

Todos aqueles que adoram passar por transformações na hora de renovar o visual devem se preocupar com os procedimentos que podem desencadear um cabelo danificado por química. A seguir, conheça os principais danos que podem ocorrer nos cabelos que passaram por processos com produtos químicos:

Cabelo com pontas duplas devido ao enfraquecimento da fibra

Fios com pontas duplas são uma grande evidência de que estamos lidando com um cabelo danificado por química. Quando essas ramificações começam a ocorrer, significa que há a falta de proteínas e nutrientes, onde muitas vezes é possível perceber pontinhos brancos nas pontas dos fios e que indica essa fragilidade. O melhor a ser feito nesse caso é cortar as pontas com frequência.

Cabelo com toque áspero

Os danos que surgiram nas cutículas dos fios após a realização de processos químicos podem ser responsáveis por deixarem o cabelo com um toque áspero ao invés de macio e sedoso. Nesse caso, é fundamental que seja feito um tratamento de reparação no cabelo para recuperar o seu aspecto acetinado, utilizando produtos que contenham vitaminas e proteínas para fortalecer os fios.

Cabelo ressecado e embaraçado

Outro sinal de que os seus fios merecem uma atenção especial é quando estão mais difíceis de serem desembaraçados, sendo que pontas danificadas e enfraquecidas atrapalham a ação de pentear os cabelos e, caso você force o pente, é provável que os fios arrebentem. O ideal é utilizar um creme que facilite o processo de pentear, com menos atrito, sem causar mais danos ao cabelo, e uma dica é começar a pentear o cabelo pelas pontas e depois ir subindo até a raiz.

Fios opacos e sem vida

A aparência sem brilho também é um sinal de um cabelo danificado por química, já que quando as cutículas estão saudáveis, com uma fibra rica em nutrientes e água, elas refletem a luminosidade, e quando são danificadas, a tendência é que fiquem cada vez mais opacas e sem vida.

Assim, é preciso estabelecer uma rotina de tratamento para o cabelo que repare essas carências, para que ele volte a reter nutrientes.

Cabelo quebradiço

Se os fios estiverem danificados, podem quebrar facilmente na presença de algum atrito, já que sua fibra está enfraquecida. O cabelo sensibilizado arrebenta e com o passar do tempo os fios podem estar quebrando frequentemente e causando a falsa impressão de que o crescimento do cabelo está mais lento e, nesse caso, é recomendável fazer uma reconstrução power para cabelos elásticos e danificados por química.

Como recuperar um cabelo que foi danificado por químicas?

Entenda como recuperar cabelo danificado por química. | Foto: Pexels/cottonbro.

Nenhuma pessoa gosta de ver seu cabelo danificado por química, com pontas duplas, opaco, sem vida ou ressecado. Porém, é preciso entender que é possível recuperar toda a beleza dos fios seguindo alguns tratamentos e rotinas capilares simples:

Use produtos que tenham queratina ou óleo de argan

A queratina é composta por aminoácidos que fazem com que os cabelos danificados ganhem mais resistência, força e elasticidade. Por outro lado, o óleo de argan garante que os danos sejam amenizados a partir de sua composição rica em vitaminas A, D e E, ácidos graxos e ômega-6.

Aposte em shampoo e condicionador específicos para reparação

É preciso ficar atento às especificidades de cada produto e como cada um deles podem ajudar de acordo com suas necessidades. Os produtos com função reparadora são ideais para a restauração da fibra do cabelo, devolvendo vários nutrientes que os fios perderam durante algum procedimento químico.

Faça hidratação toda semana

Se os fios estiverem quebradiços é um grande indicativo de um cabelo danificado por química e a hidratação é uma boa aliada nesse caso. Ela participa ativamente do processo de reparação do cabelo, por isso é importante escolher bons produtos, algumas vezes podendo ser combinados com ingredientes naturais como babosa ou abacate.

Evite alisamentos químicos sempre que possível

Esses tipos de alisamentos geralmente possuem compostos tóxicos e ingredientes nocivos aos fios. Uma alternativa é optar por alisamentos naturais ou utilizar produtos que apresentem efeito alisante para alcançar o resultado que deseja, mas sem muitos danos ao cabelo.

Invista em botox capilar

O botox também é um bom tratamento para recuperar um cabelo danificado por química. É um procedimento que traz rápidos resultados, já que ajuda a repor a queratina que foi perdida e ainda sela os fios, podendo ser feito em casa com um creme restaurador de qualidade e que seja ideal para o seu cabelo.

Neste caso, é necessário que haja um intervalo de 20 a 30 dias entre cada aplicação, pois este é um procedimento mais potente e pode deixar o cabelo com uma aparência desagradável se for feito com muita frequência.

Use produtos com vitamina E

Essa vitamina promove grandes benefícios, como hidratação, crescimento e reparação dos fios, podendo ser encontrada em óleos como o de milho ou de girassol ou em algumas folhas verdes. Aqui, uma boa dica é incluir esses elementos em sua rotina de alimentação, até investindo em suplementos para conseguir melhores resultados, porém é muito importante consultar um médico antes de começar a tomar qualquer medicamento.

Conheça o Slow Beauty

O Slow Beauty é especialista em produtos de beleza que preservam o meio ambiente e o cuidado social, com cosméticos veganos e que geram um grande impacto positivo para você e para a saúde do planeta. Para saber mais detalhes sobre as soluções mais sustentáveis e eficientes para recuperar um cabelo danificado por química, acesse nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo