Cabelos ressecados: O que é, sintomas, tratamentos e causas

hidratação para cabelo ressecado.

Já sentiu seus cabelos ressecados, com alterações na textura, movimento e brilho? Você sabe quais são as principais causas e como esse problema pode ser resolvido? Entenda!

O que são cabelos ressecados?

Os cabelos são formados por várias cutículas capilares que precisam estar fechadas para o cabelo ficar bonito e saudável. 

cabelos ressecados
A hidratação para cabelo ressecado é fundamental, por isso aprenda como fazer essa hidratação em casa! | Foto: Freepik.

Quando essas cutículas ficam abertas, muitas vezes com pontas duplas, o cabelo pode ficar com aspecto de ressecado, com alterações na textura, perda de brilho ou aumento de volume. 

Muitas vezes, os cabelos se tornam ressecados devido a fatores que desequilibram a condição de lubrificação das cutículas, sejam agentes químicos, mecânicos ou ambientais. Mas também podem significar um problema de saúde, como alterações hormonais ou falta de nutrientes, por exemplo. 

O que causa ressecamento nos cabelos?

Os cabelos ressecados podem surgir devido a questões hereditárias, por fatores externos, como a exposição ao sol, cloro e à água do mar, e também devido ao uso de químicas, exposição a processos de calor intenso como secador, chapinha e até mesmo a fatores naturais como o sol. 

No entanto, o paciente pode vir a desenvolver cabelos ressecados devido a doenças e condições médicas, como deficiências nutricionais ou alterações hormonais, por exemplo. 

Quais os principais sintomas do cabelo ressecado?

Os cabelos ressecados possuem pouca oleosidade natural e por isso, ficam com uma textura mais áspera, perdendo o brilho e com frizz.  Além disso, os fios ficam mais frágeis, quebradiços e mais prováveis a queda. 

O que fazer para acabar com o ressecamento do cabelo?

Na maioria dos casos, o tratamento pode ser feito em casa com produtos específicos para a hidratação de cabelos ressecados, mas um médico dermatologista também pode auxiliar, recomendando métodos de tratamento para seu tipo de cabelo. 

No entanto, se a causa for alguma condição médica, é preciso primeiro tratar o problema de dentro para fora, para que os cabelos voltem a ficar saudáveis. 

Separamos 7 dicas para acabar com os cabelos ressecados. Confira! 

1. Aplique cremes e máscaras de hidratação

O principal tipo de tratamento deve ser feito com o uso de cremes e máscaras hidratantes, já que esses produtos são muito importantes para trazer os nutrientes necessários de volta, recuperar toda a água que o cabelo acabou perdendo e garantir a proteção dos fios aos fatores externos.  

Hoje em dia, já existem produtos de ação instantânea, que podem ser aplicados durante o banho e demoram apenas alguns minutos para fazer efeito.  

A ordem correta para lavar os cabelos é primeiro aplicar o shampoo, depois creme ou máscara e, por último, o condicionador. Isso acontece, pois os dois primeiros são responsáveis por abrir a cutícula dos fios, e o último pôr fechar, mantendo o efeito dos cremes por mais tempo. 

Além disso, é importante aplicar o produto mecha por mecha, enluvando bem da raiz às pontas para garantir sua penetração. 

As hidratações feitas no banho já ajudam a diminuir os aspectos ressecados, mas se o cabelo estiver muito danificado pode ser necessário fazer uma hidratação mais profunda uma vez na semana ou, pelo menos, a cada 15 dias. 

2. Não lave os cabelos com água muito quente

Lavar os cabelos com a água em temperatura muito alta pode abrir as cutículas dos fios. Já a água morna ou fria ajuda a manter as cutículas fechadas, ajudando a proteger os fios. 

Caso não seja possível usar água morna ou fria para lavar os cabelos, a dica é fazer o último enxágue dos fios com água fria, a fim de conquistar o efeito que acabamos de citar. 

3. Use pouco shampoo

O excesso de shampoo pode prejudicar os cabelos também. Por isso, é importante usá-lo apenas no couro cabeludo, em quantidade suficiente para higienizar essa área e lavar o comprimento do cabelo com a espuma formada, isso vai ajudar a não deixar as pontas do cabelo mais secas ainda. 

4. Utilize séruns 

Séruns são concentrados de óleos e vitaminas que podem ser aplicados tanto nos fios secos quanto molhados.  

O sérum capilar é o produto ideal para quem quer nutrir, recuperar e proteger os cabelos. Isso porque esse produto tem alto poder nutritivo e, por isso, hidrata os fios e ajuda a evitar o ressecamento e pontas duplas. Além disso, eles podem ser usados junto com máscaras de hidratação para potencializar o efeito. 

Antes de aplicar o sérum, esfregue as mãos uma na outra para misturar bem e depois aplique da raiz até as pontas, vale a pena até mesmo massagear os fios. 

Uma dica é fazer uma massagem no couro cabeludo com os dedos umedecidos em 2 gotas do sérum.  

5. Utilize protetor térmico

Antes de usar secador ou chapinha, sempre aplique protetor térmico, pois ele fecha as escamas da fibra capilar e ajuda a criar uma camada protetora ao redor do fio que, além de proteger dos danos do secador e chapinha, ajuda a selar a cutícula, diminuir pontas duplas e evita que o cabelo perca mais água. 

6. Realize um botox ou selagem capilar

A selagem capilar, como o próprio nome sugere, é responsável por selar os fios e mantê-los alinhados. Com isso, os produtos aplicados são mantidos dentro das cutículas. O resultado final são cabelos hidratados, livre de frizz, menos volume e muito mais macios. 

Já os produtos utilizados no botox capilar são ricos em vitaminas e proteínas e por isso, os fios ficam muito mais nutridos, hidratados, alinhados e com brilho, evitando também as quedas excessivas.  

7. Mantenha a frequência nas hidratações

É fundamental para cabelos ressecados manter a frequência das hidratações, para isso, um cronograma capilar pode ajudar a estabelecer uma rotina de cuidados mais concreta. No cronograma capilar são intercalados produtos de hidratação, nutrição e reconstrução.  

A ideia dessa rotina de cuidados bem dividida é garantir que o cabelo fique saudável e tenha todas as necessidades atendidas na medida certa. Assim, ele vai se manter forte, brilhoso, alinhado e protegido dos danos. 

Dá pra acabar com ressecamento em casa?

A resposta é sim! Dá para acabar com o ressecamento em casa. Isso porque não é necessário profissionais, sejam cabeleireiros ou dermatologistas, para tratar de cabelos ressecados. É preciso, no entanto, ter cuidado com os produtos que utiliza e com as técnicas, pois produtos de má qualidade e técnicas não confiáveis podem danificar seu cabelo e, até mesmo, intensificar o ressecamento dos fios.

Uma dica para garantir que seus cabelos ressecados sejam tratados corretamente em casa é seguir um cronograma capilar. A partir dessa organização, é possível separar os melhores produtos e usá-los nos melhores momentos possíveis. Além disso, serve de controle para manter os fios sempre hidratados e o mais importante, sempre saudáveis. 

Além disso, seguir todas as dicas listadas acima, como utilizar séruns, não lavar os cabelos com água quente, utilizar cremes e máscaras de qualidade e próprios para o seu tipo de cabelo, irá garantir a hidratação de suas madeixas.

Se dúvidas surgirem, contudo, recomenda-se procurar um especialista, que irá lhe orientar.  Então, em resumo, para garantir uma boa hidratação para seus cabelos ressecados é preciso escolher os produtos certos e utilizar somente aqueles que são desenvolvidos para o seu tipo de fio. Por isso, Slow Beauty oferece uma curadoria especializada em produtos e marcas naturais que não agridem os fios, tudo isso para diversos tipos e formatos de cabelos. 

Usar os produtos certos ajuda na reposição de substâncias que o cabelo precisa para compensar a falta de oleosidade natural e, assim, mantê-lo hidratado e livre de cabelos ressecados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo