Saiba como cuidar das pontas do cabelo

Como está a saúde do seu cabelo? Você tem um cronograma capilar e procure sempre estar fazendo hidratações, nutrições e umectações? E você faz essa rotina de cuidados porque deseja prevenir um possível ressecamento nas pontas ou porque infelizmente isso já aconteceu e agora você está tentando recuperar? Hoje, aqui no Slow Beauty, vamos falar justamente sobre como cuidar das pontas do cabelo e dar dicas para prevenir as pontas ressecadas

Qual é a sua relação com o cabelo? Dependendo do dia ele levanta ou abaixa totalmente sua autoestima? Entendemos muito disso por aqui! E você já teve que cortar muito comprimento justamente por causa das pontas ressecadas? Se isso já aconteceu com você, sabemos que é uma das piores coisas que podem afetar nosso cabelo e consequentemente nossa autoestima. 

Por isso, hoje o Slow Beauty vai falar sobre como esse processo de ressecamento das pontas do cabelo acontecem para sabermos como prevenir esse processo e nunca mais corrermos o risco de perdermos comprimento, brilho, ou autoestima por causa dessas pontinhas!

Como cuidar das pontas do cabelo
Recuperar pontas ressecadas, como salvar pontas do cabelo? Pequenos hábitos do dia a dia podem prejudicar as pontas do cabelo. | Foto: Pixabay.

Vamos lá?

Por que as pontas do cabelo ressecam e estragam?

Apesar de muitas vezes mantermos um cuidado básico com nosso cabelo, como por exemplo, lavagem, cronograma de nutrição, hidratação e umectação, muitas vezes – principalmente com o decorrer do tempo – nossas pontas começam a ficar ressecadas e com pontas duplas. Por que isso acontece? 

Primeiro, como muitas coisas em nossa vida, nós só vamos começar a cuidar do estrago depois que ele já foi feito. Infelizmente temos a mania de nos preocupar com algo só depois de gerar o problema, sem olhar para prevenção, mas sim para a redução de danos. Isso é um erro em todas as áreas da nossa vida e o cuidado com nosso cabelo não fica fora! 

Você não pode se preocupar com a saúde do seu cabelo só depois de ver diversas pontas duplas e ressecadas nele, vamos investir na sua beleza e brilho hoje! 

Mas, se infelizmente isso já aconteceu com você e está muito curiosa para saber por que, vamos aos motivos que podem contribuir para o ressecamento das pontas do cabelo.

Processos químicos 

Para você que adora uma progressiva, uma tintura ou até um clareamento do cabelo abrindo os fios, temos uma notícia não muito boa: esses processos químicos que mexem na estrutura capilar afetam sim as pontas do cabelo.

No entanto, com a tecnologia e pesquisas que temos hoje é possível alinhar os processos químicos com um cabelo saudável, no entanto leva muita dedicação. 

Secador e chapinha 

Se você não consegue viver sem o secador e a chapinha, saiba que o uso excessivo dessas ferramentas que atingem altas temperaturas fazem mal aos fios também. Isso porque essas superfícies atingem de 150º a 200º graus e é muito difícil algo se manter sob temperatura tão alta.

Por isso é extremamente importante utilizar protetores térmicos antes de submeter os fios do cabelo a ferramentas como essas.  

Praia e Piscina

É difícil ficar longe de uma prainha e uma piscina, principalmente no verão né? Por isso, fique ligada nas dicas que o Slow Beauty vai passar para que você previne as pontas ressecadas com uma rotina de cuidados e possa de vez em quando se divertir na água da praia e da piscina!

Dicas para prevenir ressecamento e cuidar das pontas do cabelo

Vamos para as dicas?

1. Tente manter uma rotina de cuidados com o seu cabelo

A dica mais básica, é também a mais essencial. Não vamos conseguir prevenir nossas pontas do ressecamento se não dedicarmos cuidado ao nosso cabelo. 

Por isso, é importante investir em cuidados como o cronograma capilar, que é dividido em três partes: Hidratação, nutrição e reparação. Essas três partes do cronograma atendem todas as necessidades do cabelo, fazendo ele estar mais saudável, macio e brilhante. 

2. Lave o cabelo com água morna

Essa dica é a que as pessoas mais “pecam” quando falamos sobre cuidados com o cabelo. 

Existem algumas pessoas que não conseguem abrir mão da água mega quente no banho, mesmo em dias de calor. Você é uma dessas?

A água quente, ao entrar em contato com o couro cabeludo, pode provocar ressecamento dessa região e consequentemente oleosidade como forma de tentar conter esse ressecamento que a água quente produz. 

Além disso, a água quente abre as cutículas do cabelo, impedindo que ele fique com aspecto brilhante. Por isso, invista em uma água não tão quente. Não significa que você precise passar frio no banho, mas uma água morna resolve a situação! 

3. Evite exposição desnecessária ao calor

Piscinas e praia fazem mal para o cabelo, mas não de forma isolada. A excessiva exposição do nosso cabelo ao sol pode prejudicar nossos fios, deixando-os com menos nutrientes (proteínas) e mais opacos. 

Além disso, pela temperatura, o sol tira a umidade do cabelo, fazendo ele ter um aspecto mais “frizzado”.

4. Invista em uma máscara tratamento para pontas ressecadas

E claro, como nada faz milagre sozinho, é muito importante que você utilize um produto especializado no tratamento de pontas ressecadas. 

A máscara capilar para raiz oleosa e pontas ressecadas do Slow Beauty tem composição especialmente desenvolvida para ser usada de 2 a 3 vezes na semana, indicado para cabelos pontas secas e oleosidade na raiz. 

Sua fórmula contém Pantenol e Vitamina E, que proporcionam maciez e brilho aos cabelos, além de devolver importantes nutrientes para a massa capilar, com ingredientes naturais como o extrato de maçã verde. A máscara preserva a saúde dos fios e, claro, protege suas pontas! 

Se você gostou das nossas dicas sobre como prevenir as pontas ressecadas, continue acompanhando nossos conteúdos! O Slow Beauty tem o objetivo de trazer aos consumidores uma curadoria especializada em produtos e marcas naturais, baseada na transparência desde a concepção até a entrega do produto. Temos prazer em te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo