Shampoo em barra vegano: sustentabilidade, beleza e cuidado

Shampoo em barra vegano.

O shampoo é tradicionalmente vendido na forma líquida e em uma embalagem de plástico. Além de não ser nada prático, esse tipo de shampoo é poluente, é testado em animais e acaba após poucas lavagens. Então, surge uma alternativa mais sustentável, prática e econômica – o shampoo em barra vegano.

Eles não têm em sua composição substâncias de origem animal e nem são testados em animais, diferentemente da maioria dos xampus comuns presentes em mercados e farmácias. Além disso, eles vêm em formato de barra, como os sabonetes, em embalagens biodegradáveis.

Essas diferenças refletem em vantagens tanto para o próprio consumidor do cosmético quanto para o meio ambiente e para os animais. Saiba mais sobre o shampoo vegano em barra e seus benefícios.

Shampoo em barra vegano.
O shampoo em barra vegano é uma alternativa para os cosméticos líquidos e em embalagens de plástico. | Foto: Unsplash.

Xampus em barra são mais ecológicos, baratos e muito mais fáceis de levar em viagens

O shampoo em barra vegano está ganhando cada vez mais espaço no mercado e nas redes sociais. Defensores das causas animais, ambientais e sociais estão divulgando esses cosméticos veganos e atraindo a população para o uso do shampoo vegano em barra.

Esse público se torna fiel a esse cosmético por conta de sua praticidade, de sua economia e, principalmente, de sua sustentabilidade. Veja agora os benefícios de usar o shampoo em barra vegano:

Longa durabilidade

Busca-se sempre a economia nas compras do dia a dia, mas você sabia que ela é uma das vantagens do shampoo em barra? Enquanto o líquido dura apenas algumas lavagens, o cosmético sólido pode ser usado, em média, em 80 lavagens.

Isso porque os cosméticos líquidos contêm grande parte de água em sua composição. Os shampoos são feitos de aproximadamente 80% de água, o que faz o produto render pouco. Já o shampoo em barra é super concentrado e tem uma maior durabilidade, sendo muito mais econômico.

Porém, a durabilidade do shampoo em barra vegano não está somente ligada à duração do produto. A continuidade dos efeitos do cosmético também é visível, já que a maioria desses xampus não possuem conservantes e outras substâncias químicas que removem os óleos naturais dos cabelos e os deixam ressecados.

O shampoo em barra vegano é mais natural e aposta em óleos essenciais e ingredientes naturais, que levam saúde e beleza aos cabelos.

Praticidade

As embalagens dos xampus tradicionais são grandes, espaçosas e têm grande risco de vazamento do líquido. Viajar com elas, por exemplo, pode causar dor de cabeça, mas com os shampoos em barra não há esse problema.

As barras são menores, não perdem produto e podem ser facilmente transportadas em suas próprias embalagens biodegradáveis ou em recipientes e saboneteiras de metal, por exemplo. É praticidade e não desperdício em um só produto.

Redução de plástico

O despejo de plásticos e micro plásticos no meio ambiente e nas águas é uma preocupação atual. Aproximadamente nove milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos todos os anos. Esse número corresponde a um caminhão de lixo cheio sendo jogado no mar a cada minuto. De todo o lixo presente nos oceanos, 80% são plásticos.

Esse material afeta diretamente a vida marinha. Os animais aquáticos podem se sufocar com o lixo flutuante ou até mesmo confundir os resíduos plásticos presentes na água com alimentos. Ingerindo-os, os animais acabam tendo falsa saciedade, que ocorre quando o estômago se enche de plástico e os animais não ingerem mais os alimentos apropriados.

Assim, eles morrem de desnutrição. A cada ano, 100 mil animais marinhos morrem devido ao plástico. Segundo a Organização das Nações Unidas, a ONU, caso a população mantenha a frequência de consumo, em 2050 pode haver mais plástico do que peixes nos oceanos.

Os plásticos não afetam somente os animais marinhos. A população que come frutos do mar com frequência também sofre as consequências da contaminação. É estimado que essas pessoas ingerem aproximadamente 11 mil pedaços de microplástico por ano.

O shampoo em barra vegano surge como alternativa para essa grande cadeia de problemas relacionados ao plástico. Seguindo o conceito zero plástico, os xampus não utilizam frascos plásticos, mas optam por embalagens biodegradáveis feitas de papelão ou de papel reciclado.  

Livre de crueldade animal

O cuidado com os animais e o meio ambiente não está restrito somente aos mares e oceanos. Os cosméticos veganos são produtos sem teste animal, e o shampoo vegano em barra segue esse ideal de não crueldade animal.

A produção industrial de cosméticos como xampus e condicionadores utiliza animais como coelhos, porquinhos-da-índia, camundongos e ratos, que são geneticamente parecidos com os seres humanos, para testar a eficácia e as reações de novos produtos ou novos ingredientes em seres vivos.

Isso resulta em uma verdadeira crueldade animal. Os bichos sofrem queimaduras, mutilações, envenenamentos, intoxicações por gases e, muitas vezes, morrem no final do processo. Vale ressaltar que o Brasil está na quarta posição do ranking de países que mais lucram e produzem produtos para o mercado de beleza.

A indústria de cosméticos veganos, por sua vez, é contra toda a crueldade animal decorrente dos testes realizados. O shampoo vegano em barra pode ser testado em culturas de células, em tecidos humanos produzidos artificialmente com tecnologia 3D, entre outros, sem comprometer a vida e a saúde dos animais.

Além disso, a maioria dos shampoos em barra não utilizam óleo de palma em sua composição. Esse componente, também chamado de azeite de dendê, é extraído do fruto do dendezeiro e está ligado ao desmatamento na Indonésia e na Malásia.

Variedade de produtos

Com a maior demanda de xampus em barra veganos, cada vez mais marcas apostam nesses cosméticos. Isso gera uma variedade de produtos, que se diferem em tamanhos, formatos, ingredientes, cheiros, entre outras características.

A marca B.O.B, por exemplo, é referência no mercado com o seu shampoo em barra vegano. Outras marcas de cosméticos capilares como Aveda, LCS, Santapele, Calma e Cris Dios também estão presentes no Slow Beauty.

O Slow Beauty é um portal com uma curadoria especializada em produtos e marcas amigas do meio ambiente e dos animais, que tenham um impacto positivo na sociedade. O site conta com diversos cosméticos para cabelos, rosto e corpo. E, claro, no Slow Beauty você pode encontrar o seu shampoo em barra vegano ideal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo