Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Conheça todos os tipos de cabelos cacheados

Curvaturas? Quais os melhores cortes para o meu cabelo? Que penteados posso fazer para realçar a beleza dos meus fios? Quais são os tipos de cachos? Essas são dúvidas frequentes de quem está entrando no mundo dos cuidados com o cabelo pela primeira vez.

Não é novidade que, de uns tempos para cá, a procura pelo cabelo sedoso, brilhante, macio e bem definido aumentou – e muito. Com isso, surgiram vários questionamentos de como alcançar os resultados desejados e de como realizar tratamentos e cuidados capilares.

Atualmente, embora as mídias sociais e os influenciadores digitais tenham popularizado a existência de diversos tipos de cabelo, muitas pessoas ainda não sabem qual é o seu e como melhorar sua saúde capilar. 

Pensando nisso, o Slow Beauty preparou um guia sensacional para te ajudar a identificar sua curvatura de cabelo, seu tipo de cabelo cacheado, penteados, cortes e mais!  Vem acompanhar!

Aqui você saberá os tipos de cabelo cacheado, tipos de corte para cabelo cacheado, tipos de penteados para cabelos cacheados e muito mais!

Quais são os tipos de cachos?

Como posso saber qual é o meu tipo de cachos? Antes de mais nada, a primeira coisa que você tem que aprender é qual a curvatura correta dos seus fios, para poder utilizar produtos que realmente irão te trazer resultados visíveis.

A curvatura indica qual o formato do seu cabelo, e, sabendo disso, você poderá cuidar melhor e de uma maneira fácil das suas madeixas -especialmente se forem cacheadas, que têm fama de serem difíceis de cuidar, mas isso não passa de uma mentira.

De maneira geral, as curvaturas são divididas em quatro tipos: 1, para os cabelos lisos; 2, para os cabelos ondulados; 3, para os cabelos cacheados; e 4, para os cabelos crespos.

Esses quatro tipos apresentam, ainda, três subtipos, indicados pelas letras A, B e C, as quais representam o nível de curvatura dos fios, sendo A a mais aberta e C a mais fechada.

Ficou confusa/o? Para te auxiliar nessa tarefa, observe as figuras abaixo.

Com o cabelo seco, sem creme ou uso de chapinha e babyliss, procure qual o formato que mais se assemelha ao seu cabelo natural.

 

Tipos de cachos
Tipos de curvaturas de cabelo. | Foto: Adobe.
cabelos cacheados
Tipos de curvaturas de cabelos. | Foto: Freepik.

Pronto! Agora que você conhece sua curvatura, já deu o passo mais importante da sua jornada de cuidados com o cabelo!

Como cuidar de cabelos ondulados?

Os cabelos ondulados são considerados o “meio-termo” entre o liso e o cacheado. Porém, isso não quer dizer que seja mais fácil ou mais difícil de cuidar!

Seguindo uma rotina simples, é possível conquistar as ondas mais lindas que você já viu!

Como podemos perceber, os cabelos ondulados possuem a raiz lisa e as ondas vão se fechando e ficando mais densas conforme o grau de curvatura dos fios (A, B ou C).

Para as onduladas, o Slow Beauty recomenda cuidados com a oleosidade da raiz do couro cabeludo e maior atenção para hidratação das pontas.

Investir em um cronograma capilar, para auxiliar na reposição de nutrientes, é ideal não só para os cabelos ondulados, mas para todos os tipos de cabelos!

Ideias de cortes para cabelos ondulados

Com franjinha ou não? Repicado? Curto? Longo? Médio? As possibilidades são infinitas! Vale investir no corte que você mais se sente confortável em fazer. Todos ficam lindos!

Dê só uma olhadinha em opções e inspirações para fazer você perder o medo da tesoura.

Ideias de penteados para cabelos ondulados

Aaah, nossa parte favorita são os penteados! Eles completam qualquer look e se adequam a qualquer ocasião.

Como cuidar de cabelos cacheados?

Você sabia que o cabelo cacheado é considerado o tipo mais comum de cabelo do Brasil? Isso mesmo, as cacheadas correspondem a 51,4% do total! (CLAUDIA, 2020).

No entanto, a desinformação que existe em relação a esse tipo de cabelo é gigantesca. Muitas pessoas não sabem como cuidar de seus cachos, e, por causa disso, preferem alisar. 

Porém, nós do Slow Beauty estamos aqui para te encorajar a usar seu cabelo em sua forma natural e esbanjar cachos de dar inveja!

Ao contrário do que se imagina, os cabelos cacheados são os que mais precisam de hidratação, porque sofrem bastante com frizz e ressecamento. Dessa forma, recomendamos que você invista em um cronograma capilar com mais etapas de hidratação, nutrição e umectação para cabelos cacheados lindos e totalmente definidos!

Uma boa dica é usar óleos leves no cabelo, como o de girassol, coco, rícino, entre outros. Finalizadores potencializam o efeito dos penteados e realçam a curvatura dos fios, conferindo maior durabilidade para definição dos cabelos.

Ideias de cortes para cabelos cacheados

É claro que não podiam faltar ideias de alguns cortes que ficam maravilhosos em cabelos cacheados, né? Também há diferentes possibilidades de dar mais movimento, volume e leveza para seu cabelo cacheado poderoso.

Ideias de penteados para cabelos cacheados

E as inspirações não param!

O cabelo cacheado comumente apresenta fios mais grossos e muuuito volume. Ponto para as cacheadas! Isso dá maior versatilidade ao cabelo e permite que vários penteados sejam feitos!

Que tal apostar em algum? Fica difícil escolher um só, né?

Como cuidar de cabelos crespos?

Que os cabelos crespos são únicos e lindos, todo mundo já sabe. Mas como cuidar do cabelo crespo? Esse questionamento é frequente. 

Os cabelos crespos são ainda mais fechados do que os cacheados. Como consequência, lidam com ainda mais frizz e ressecamento.

É bom retomar as dicas dos cabelos cacheados: usar óleos, reparadores e finalizadores para manter a definição em dia. Se possível, também é bom adquirir o hábito de usar fronhas e tocas de cetim, para evitar o embaraço dos fios e o frizz.

Ideias de cortes para cabelos crespos

Os cortes são importantíssimos para a saúde do seu cabelo crespo.

Seja como você quiser, longo, curto, com mais volume, com franja, com mais definição, as possibilidades não acabam.

Ideias de penteados para cabelos crespos

E não podiam faltar ideias de penteados para os queridos cabelos crespos. Com tanto glamour, o cabelo crespo também pode ser modelado como você quiser, sendo um dos tipos de cachos.

Não se esqueça

Agora que você aprendeu tudo sobre o universo dos cabelos, os tipos de cachos e de como cuidar melhor do seu, coloque em prática as dicas que o Slow Beauty ensinou para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo