Mulheres Daqui com Cris Dios e Giuliana Sesso

O que é o Mulheres Daqui?

A beleza é o equilíbrio entre a forma e o conteúdo, a busca da nossa melhor versão sem copia de padrões, é autenticidade e também felicidade. Felicidade de curtir o momento presente de sentir-se bem na própria pele. O objetivo deste projeto é explorar sua própria percepção atrás do seu autocuidado diário e o que isso diz sobre você e inspirar pessoas a compartilhar sua própria relação com o seu feminino e autoestima, tão fundamental para estar em equilíbrio para seguir nossas jornadas.

É sobre beleza, mas não apenas essa que refletimos no espelho, e sim a que refletimos de dentro para fora.

O cabelo, ao longo de séculos expressou cultura, credo, feminino e muitos outros padrões. Hoje vivemos a libertação de padrões impostos e a liberdade de ser quem desejamos ser.


Cris Dios conversou com Giuliana Sesso, sobre sua relação com os cabelos e autocuidado para o especial Mulheres Daqui. 

Giuliana tem 42 anos, mora em São Paulo, é publicitária e agente de personas, e mãe da Bebel e do João.

Cris Dios: Giu, como é a sua relação com o seu cabelo?

Giu Sesso: Ai, Cris, minha relação com o cabelo é de luta eterna. O tom natural do meu cabelo é um castanho bem escuro, e há mais de 20 anos uso ele loiro. Muita química, muito ressecamento, muitos testes de cores e uma busca incessante por produtos que “salvem” meus fios dos danos. Também comecei a ter cabelos brancos cedo, herdei isso do meu pai. E com o aumento deles vivo tentando acertar o tom, já que agora preciso fazer a cor de fundo também. Além disso, vou bastante para a praia, e o sol e o mar danificam muito o cabelo e alteram a cor. E como meus fios são bem fininhos, tenho dificuldade de deixa-los crescer. As pontas ficam muito ralinhas e acabo tendo que cortar mais curto do que gostaria de tempos em tempos. Meu sonho é ter cabelo comprido, com brilho, e claro, só lavar e não precisar secar.

Cris Dios: E o que o seu cabelo representa para você?

Giu Sesso: Vejo meu cabelo como o meu espelho interno do que estou vivendo e sentindo. Tem fases em que quero um cabelo mais sério, mais profissional, de mulher mais madura. Em outras quero um cabelo super longo, num loiro mais claro, mais jovem. Em outras estou muito atarefada super prática e, e ando mais de cabelo preso. 

Cris Dios: Como você sente a sua pele e cabelos nas diferentes estações do ano? 

Giu Sesso: Sinto que especialmente no verão meu cabelo sofre mais. A cor fica muito alterada do sol, mar e piscina, e os fios muito mais ressecados. Costumo usar produtos especiais para o verão, mas mesmo assim, sinto que não consigo repor as perdas. No verão também acabo usando o cabelo mais claro, o que também danifica mais. No inverno costumo escurecer um pouco o tom por conta de não estar bronzeada, mas confesso que acho que fico abatida. 

Cris Dios: E quando você sente que está bem e bonita em relação ao seu cabelo? 

Giu Sesso: Quando eles estão longos, hidratados e brilhantes. Me sinto mais bonita, mais feminina, tenho mais possibilidades de styling, passa um ar de confiante e de saudável. 

Cris Dios: E quais são os seus principais desafios em relação ao seu cabelo?

Giu Sesso: O principal é esse ressecamento que não consigo compensar. Hidrato, mas depois preciso tingir novamente porque já ficou branco de novo, hidrato, e tomo sol… Parece que a conta nunca fecha. O segundo é que nunca consigo deixar longo por muito tempo. Acabo tendo que cortar a contragosto. 

Cris Dios: Quais são suas dicas preciosas para quem tem o mesmo tipo de cabelo que você?

Ter uma rotina de cuidados e produtos para diferentes momentos. Entendi que para mim não adianta hidratar uma vez por mês, somente quando faço a cor. Tenho que hidratar toda semana, e mais de uma vez por semana. Como não sou de ir ao salão toda semana e tenho uma agenda muito corrida, busquei novos produtos e momentos para eu mesma cuidar do meu cabelo. Lavo o cabelo a cada 2 dias, então sempre que sei que vou lavar, crio um momento para hidrata-lo antes da lavagem. Passo o Ssoro do Laces antes de ir a academia, a Água de Coco para ir andar no parque, produto para o sol quando estou na praia ou na piscina. E recentemente uma amiga me deu mais uma dica preciosa que vou incluir na rotina: passar o creme no cabelo e ir para a sauna à noite. Aí é tomar um banho e ir dormir relaxada e com cabelos saudáveis. 

 

Cris Dios: Quem te ensinou sobre cuidados de beleza? E como hoje você escolhe seus cosméticos? 

Na verdade ninguém me ensinou sobre cuidados de beleza. Acho que é uma coisa minha mesmo, de querer me sentir melhor comigo mesma, de procurar ser a minha melhor versão, de ficar feliz em me ver bonita, de cuidar de mim. 

Como todo mundo já fui de ouvir as milhares de dicas das amigas e de comprar lista enorme de produtos milagrosos indicados pela dermatologista. Mas no final, sou eu que percebo quais deles funcionam para mim. Passei a acompanhar profissionais que admiro e marcas com propostas adequadas para o meu perfil, e hoje levo para a minha dermato os produtos que quero testar para discutirmos juntas.

Cris Dios: Quais são seus rituais de autocuidado?

Há alguns anos passei a criar tempo para o meu autocuidado. Acordo cedinho para meditar pelo menos 3 vezes por semana com incensos que ajudam no que estou sentindo e precisando, voltei para o ballet que sempre foi minha paixão e me faz começar o dia bem, faço ginástica mais 3 vezes por semana e amo uma massagem. No momento estou adorando os óleos essenciais antes de dormir, descobrindo novos aromas que me fazem sentir bem e dormir melhor. Sempre achei impossível cumprir todos os mil passos de skincare e maquiagem, e fiz minha própria seleção do que funciona para mim.  Criei a minha rotina, rápida e eficiente. Também ousei mais na maquiagem, testando novas cores e adorei.  

Cris Dios: Como é sua relação com a beleza clean beauty?

Ahh, clean beauty foi uma das minhas grandes descobertas dos ultimos anos. Descobri que não preciso comprar produtos que testam em animais para ficar bonita, que usar produtos naturais e orgânicos trazem muito mais resultado e descobri que eu não tinha noção da quantidade de toxinas eu colocava para dentro do meu corpo por meio de produtos de beleza. Hoje escolho prestigiar marcas que tenham respeito por nós, pelo meio ambiente e pelos animais, e sei que assim estou contribuindo para um futuro melhor para a Bebel e para o João. 

Cris Dios: E para finalizar, o que te trazem os aromas da natureza ao seu redor? 

Ahhh! Tem coisa melhor que tomar banho com aquele cheirinho de capim limão, de ir dormir com o aroma de lavanda no travesseiro?! Melhor coisa do mundo podemos nos conectar com a gente mesmo, com a nossa essência através dos aromas da natureza. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo