Tudo que você precisa saber sobre cabelo crespo: tipos, como cuidar e mais

Que criança ou adolescente cacheada ou crespa dos anos 2000 não estava acostumada a aderir o alisamento dos fios religiosamente? Durante muito tempo, o cabelo crespo foi considerado feio, um cabelo ruim, mas com o avanço das pautas políticas anti racistas, muitas pessoas, e principalmente mulheres, resolveram conhecer e reconhecer as suas madeixas.

Madeixas que de ruins não tem nada, os cabelos crespos hidratados e sedosos carregam um poder digno de uma rainha. Mas para isso é necessário conhecer o seu cabelo. Cada tipo de cabelo necessita de um cuidado especial para que ele mostre todo o seu potencial.

O cabelo crespo possui uma textura que exige cuidados específicos em sua hidratação, secagem e finalização. Se você está passando pelo processo de transição, tem dúvidas sobre o seu tipo de cabelo ou se suas madeixas não estão do jeito que queria, não importa, nesse artigo iremos destrinchar pra você tim tim por tim tim sobre cabelos crespos e como cuidá-los.

cabelo crespo
O cabelo crespo precisa de cuidados especiais para esbanjar toda a sua beleza. | Foto: Freepik.

Se tem uma coisa que interfere na aparência dos fios, essa sem dúvida é a hidratação dos cabelos. Cada tipo de cabelo tem uma maior ou menor tendência ao ressecamento, os fios lisos por exemplo tendem a ser mais oleosos e os crespos mais ressecados.  Isso acontece porque quanto maior a curvatura do cacho, maior a dificuldade da oleosidade natural do cabelo chegar até as pontas.

Mulheres em fase de transição capilar costumam ter mais dificuldade em identificar seus fios e confundem o cacheado com crespo e vice-versa, o que faz total diferença na hora de cuidar das madeixas.

Um cabelo cacheado possui madeixas que lembram molas, que podem ser mais fechadas ou mais abertas. Os cachos possuem um formato de S. É importante saber que quando a sua mola se aproxima mais da letra Z, é porque se trata na verdade de um cabelo crespo.

Qual cabelo é considerado cacheado?

Para exemplificar a diferença entre o cabelo cacheado e o cabelo crespo, vamos dar exemplos de cabelo cacheado:

Cabelo cacheado 3A 

O cabelo 3A possui a raiz mais lisa, aumentando a curvatura gradualmente em seu cumprimento, possuindo maior oleosidade natural e se aproximando mais do cabelo ondulado.

Cabelo cacheado 3B

Possui a raiz mais ondulada, e também mais volume e mais frizz.

Cabelo cacheado 3C 

Possui cachos mais fechados na raiz e maior tendência ao fator encolhimento, sendo constantemente confundido com o cabelo crespo.

Qual cabelo é considerado crespo?

Como já dito anteriormente o cabelo crespo possui o formato de um Z e por isso a oleosidade natural do cabelo tem dificuldade em chegar até as pontas o que o deixa mais ressecado e frágil, exigindo maior foco na rotina de hidratação e tratamento para cabelo crespo, evitando o frizz e valorizando seu volume.

Quais são os tipos de cabelo crespo?

Saiba a seguir quais são os tipos de cabelo crespo e cabelo crespo cacheado:

Crespo 4A 

Entre os crespos, o crespo 4A é o que possui maior definição, sendo fácil enxergar as suas molinhas afuniladas. Mesmo assim, ainda precisa de hidratação e nutrição, devido a fragilidade e ressecamento.

Crespo 4B

Volume maior, maior fragilidade e ressecamento, possui cachinhos bem unidos e finos, que exigem maior cuidado ao pentear e modelar.

Crespo 4C 

Possui a menor definição, sendo mais frágil do que todos os outros da tabela e necessitando de um cuidado mais intenso. Devemos destacar que um cabelo pode apresentar mais de uma textura e isso é natural pois nada no nosso corpo possui proporções exatas. 

Como cuidar de cabelo crespo?

Como pode ver, a maior demanda no tratamento para cabelo crespo é a hidratação e nutrição para conter o ressecamento e a fragilidade dos fios. Mas como cuidar de cabelo crespo?

Fique longe de produtos que possuam parabenos, pétroles, ceras, parafinas, sulfatos, pois os mesmo retiram excessivamente a oleosidade natural dos fios. Se você possui aquela sensação de que os fios só ficam bonitos depois de uns dois dias sem lavar, então provavelmente você está usando um shampoo cheio de sulfato e substâncias agressivas.

Além disso, o uso de secadores, chapinhas, modeladores de cachos, descoloração, químicas…tudo isso afeta a estrutura de qualquer fio, e com o cabelo crespo não é diferente. Um cronograma de hidratação devolve a água retirada, sua oleosidade natural e seus nutrientes. 

Cronograma capilar

Um cronograma capilar nada mais é que uma rotina de cuidados semanais que alternam entre hidratação, nutrição e reconstrução mantendo a saúde dos seus cabelos em dia. A hidratação repõe a água dos fios. A nutrição repõe nutrientes perdidos por causa de agentes agressivos como alta exposição solar, cloro e sal.

A reconstrução devolve a queratina dos fios, já que sua ausência gera um cabelo extremamente fraco. A reconstrução é muito usada para preparar os fios para os tratamentos acima. Um cabelo com pouca queratina não costuma responder bem aos tratamentos.

Lavagem

A lavagem dos cabelos cacheados e principalmente dos cabelos crespos não pode ser excessiva, devendo se manter em 3x por semana nas cacheadas e 2x por semana nas crespas (3 no máximo). O excesso de lavagem nesses cabelos deixam eles mais secos.

Outra dica para evitar que o ressecamento venha à tona é usar um shampoo ou óleo de tratamento pré- lavagem: produtos que lava, sem agredir o couro cabeludo. Fique longe da água quente pois a mesma também abre os poros de forma agressiva, ressecando as madeixas e fragilizando o cabelo. A água deve ser morna ou fria.

Secagem

Uma camiseta, fralda ou toalha de algodão pode salvar os seus cabelos do excesso de frizz. Ao contrário da toalha, uma camiseta de algodão, por exemplo, irá impedir que o seu cabelo fique com fiozinhos arrepiados.

Finalização

Com o cabelo úmido, passe um creme específico para o cabelo crespo e penteie com um pente largo, de preferência um pente garfo de madeira.

Os pentes largos não quebram as pequenas molinhas dos cabelos crespos e ajudam a modelar o seu volume. Já o pente de madeira, ao contrário do pente de plástico, evita que haja efeito estático, o que provoca frizz.

O cabelo crespo deve ser penteado do comprimento às pontas de forma inversa, para evitar quebrar os fios. Não se esqueça que o creme deve ser passado no cabelo úmido e não molhado para não comprometer a potência do produto. Você também pode acrescentar outras formas de finalização como a fitagem (técnica de amarração de fitas em mechas) ou os twists, nozinhos que você pode usar na hora de dormir. 

Hora de dormir 

Uma fronha de seda ou de cetim fará com o que seu day after seja digno de uma rainha. A fronha de cetim evita com que o seu cabelo sofra com a estática que levanta os fios, deixando ele menos arrepiado no dia seguinte.

Corte de cabelo crespo

O corte de cabelo crespo feminino costuma valorizar seu volume, uma boa idéia para dar aquela valorizada nos fios é usar um corte como o heart shaped -formato de coração- que possui várias camadas e ajuda na transição capilar sem alterar muito o comprimento. Ou então, se você não tem medo de tesoura, um corte curtinho com volume em cima é uma opção certeira.

Melhores produtos para cabelos crespos

Hidratante

Comprar potes de hidratantes, as chamadas bombas de nutrição é uma ótima ideia para economizar e manter a hidratação do cabelo em dia.

Shampoo e condicionador low poo

Shampoos e condicionadores hidratantes e leves, sem sulfatos, parabenos, ceras ou pétroles. Geralmente os potes e frascos desses produtos avisam que são low poo ou que não contém esses ingredientes em sua composição.

Reparador de pontas

O reparador de pontas dá um reforço no day-after, quando seus fiozinhos estão mais rebeldes.

Gelatina

A gelatina capilar ajuda a fazer misturinhas e por ter uma textura mais pesada garante um cabelo mais definido. Mas atenção! Justamente por ser um produto mais pesado deve ser usado com cautela para não pesar nos fios.

Agora que você já sabe como cuidar do cabelo crespo e sua diferença do cabelo cacheado, que tal procurar produtinhos para o seu tipo de cabelo? A Slow Beauty possui produtos para cabelo para os mais diferentes tipos, com uma composição responsável e amiga do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo