Tudo que você precisa saber sobre cabelo ondulado: tipos, como cuidar e mais

Cuidar dos fios ondulados nem sempre é fácil. Por ser uma variação entre o liso e o cacheado, as características do cabelo ondulado podem confundir as pessoas no momento de escolher os produtos para cabelo ou até mesmo na rotina de cuidados.  Neste momento surgem infinitas dúvidas, como: Qual corte de cabelo ondulado usar? Como finalizar cabelo ondulado? Como cuidar de cabelo ondulado? Como definir cabelo ondulado? Calma, vamos sanar essas e outras daqui a pouco.

Para te ajudar a identificar se seus cabelos são ondulados e qual o tipo de ondulação dos seus fios, separamos dicas super especiais! Confira abaixo.

cabelo ondulado
Mantenha seus cabelos sempre lindos e saudáveis com nossas dicas. | Foto: Freepik.

 

Quais são os tipos de cabelo ondulado?  

Os fios ondulados são classificados como “tipo 2”, e existem diferentes classificações para a ondulação dos fios. Essas diferenças podem influenciar os cuidados e os tipos de produtos a serem utilizados no seu cronograma capilar.  

A classificação dos fios ondulados é subdividida em 2a, 2b e 2c. 

2a 

Os cabelos ondulados 2a tem uma leve ondulação, sendo muito “discreto”. As raízes desses fios costumam ser lisas e o comprimento dos cabelos apresentam pouco volume, apesar das ondas estarem concentradas nessa parte do cabelo.  

2b 

Contendo um certo volume e, provavelmente, sofrendo do efeito frizz, esse tipo de cabelo tem ondas mais definidas. Os cabelos ondulados 2b costumam ter um formato de S. 

3b 

As características dos cabelos ondulados 2c tem características mais próximas às do cabelo cacheado, os fios tendem a ser mais grossos e volumosos, onde começam a se formar desde a raiz. É o mais propenso a ter frizz.  

Como cuidar de cabelo ondulado? 

Você sente dificuldade em decidir como cuidar de cabelo ondulado? Essas dicas são para você! São dicas preciosas para que você mantenha seu cabelo saudável e bonito.  

Use produtos para o seu tipo de cabelo

Você deve se atentar a escolha dos produtos para cabelo: escolha sempre para o seu tipo específico, levando em consideração a classificação das suas ondas. A escolha desses produtos faz toda a diferença na hora de realizar os cuidados porque eles contêm nutrientes específicos para valorizar seu cabelo! Invista em hidratação e nutrição 

Assim como os cabelos cacheados, os cabelos ondulados também sofrem com a dificuldade de a oleosidade natural sair da raiz e chegar até às pontas, apesar dessa dificuldade ser em menor proporção. Então, é aconselhável que você alterne entre hidratação e nutrição para manter seus fios saudáveis.  

O tempo de alternação entre a hidratação e a nutrição é de uma semana. Também é benéfico para os fios, pelo menos uma vez por mês, inserir a reconstrução capilar. 

Observe como seus fios reagem ao tratamento para que você possa avaliar se eles estão precisando de mais hidratação, nutrição ou reconstrução, assim você poderá suprir as necessidades de seu cabelo de forma correta.  

Cuidado com a água quente! 

A água quente pode contribuir para que seu cabelo fique mais seco! É indicado que você sempre lave o cabelo com água morna ou fria para que a hidratação do seu cabelo não saia ao sofrer com o efeito de ressecamento que a alta temperatura da água pode causar.  

Penteie os cabelos com cuidado

Sempre é bom manusear o pente com cuidado! Ao pentear os cabelos secos você corre o risco de aumentar o frizz e desfazer as ondas. O ideal é que você aproveite o momento do condicionador ou da hidratação para pentear suas madeixas. O ideal é começar desembaraçando as pontas, seguindo para o meio do cabelo até a raiz. É indicado que você utilize sempre um pente com dentes mais largos e de madeira.  

Como definir cabelo ondulado? 

Sendo um dos passos mais importantes para modular suas ondas, agora vamos abordar dicas de como definir cabelo ondulado. Uma das técnicas mais simples para atingir o resultado desejado é aplicar o finalizador com os fios úmidos e dar aquela “amassadinha” no cabelo. Outra dica interessante é a fitagem.  

Como finalizar cabelo ondulado? 

Chegamos a uma das partes mais importantes para quem tem cabelos ondulados: a finalização. Essa é a parte dos cuidados porque pode prejudicar o formato final das ondas.  

Você pode deixar as ondas secarem naturalmente ou usar o secador com difusor. A finalização com spray é uma ótima escolha para quem deseja um efeito final mais bagunçado, já o mousse auxilia quem deseja mais volume como efeito final.  

Cortes cabelos ondulados 

Os cabelos ondulados são bastante versáteis e por isso existem muitas opções de cortes para os fios. Quem deseja dar mais movimento para os cabelos e destacar as ondas pode apostar em cortes em camada e desfiado. 

Caso você queira o cabelo curtinho, o pixie com franja é uma ótima opção.  

O shaggy hair, famosíssimo nos anos 70, também valoriza bastante suas ondas, além de emoldurar o rosto.  

Melhores produtos para cabelos ondulados

Chegou a hora de você conhecer os queridinhos dos cabelos ondulados. É importante ressaltar que os produtos sugeridos aqui não substituem a hidratação, nutrição e uma série de cuidados necessários para manter seu cabelo saudável.  Mas vamos aos produtos que vão dar aquela mãozinha para manter seu cabelo bonito durante o dia a dia.  

Shampoo especifico 

O uso do shampoo específico é muito importante para manter a saúde e a beleza dos cabelos ondulados. Esses produtos são chamados de shampoos liberados, eles realizam a limpeza do cabelo sem retirar os nutrientes e prejudicam a formação das ondas de seus cabelos.  

Creme para pentear

Uma ótima opção para finalizar o cabelo ondulado é o creme para pentear! Na hora da escolha, opte por um creme específico para o cabelo ondulado, que seja leve, mas ao mesmo tempo ajude a definir as ondas.  

Óleo de umectação

O queridinho dos cabelos cacheados também é muito benéfico para os cabelos ondulados. Ele ajuda na reposição do óleo que se perde durante o dia a dia pela ação do sol, vento e uso do secador. É importante usar óleo 100% vegetal como óleo de coco e óleo de uva.  

Máscara de hidratação

Como abordado anteriormente, o cabelo ondulado possui tendência a ficar ressecado, por isso é muito importante que você use máscara de hidratação. É importante que você escolha uma máscara leve, para que seu cabelo não fique com o efeito ensebado.  

O Slow Beauty tem produtos desenvolvidos especificamente para as ondas do seu cabelo. Visite nosso site e fique por dentro das melhores opções quando se trata de cuidado capilar para cabelo ondulado. A qualidade dos produtos faz toda a diferença no resultado que você deseja alcançar. O Slow Beauty disponibiliza produtos para todas as etapas de cuidados do seu cronograma capilar.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo