A revolução da indústria da beleza e os cosméticos naturais

Cosméticos naturais.

Diversos setores da sociedade passaram por revoluções ao longo do tempo, e foram se adequando aos gostos das pessoas.  Na chamada indústria da beleza não foi diferente, os produtos usados para cuidados estéticos também foram se reinventando, com o intuito de atender aos meus diversos públicos, dentre eles os que envolvem o consumidor orgânico/sustentável, daí surgiu a produção dos cosméticos naturais.

Nesse artigo, você poderá acompanhar um pouco de como funciona o uso desses cosméticos e como eles impactam diretamente tanto na questão da sustentabilidade, como também benefícios trazidos à pele.

A importância do consumo consciente na indústria de cosméticos

Falar em consumo consciente na questão dos cosméticos é um assunto muito importante. A mulherada costuma aderir uma nécessaire cheia de produtos, muita das vezes parecidos em si, o que chega a ser um exagero e até mesmo desperdício, é importante parar e analisar: eu realmente preciso de tudo isso? A resposta em grande parte das vezes será não. 

Isso porque, para um cuidado de qualidade com sua pele não é necessário uma quantidade exagerada de produtos aplicados, mas sim, usar os produtos corretos e se possível de procedência natural, visto que os cosméticos de hoje em dia se baseiam em substâncias que não provêm de recursos sustentáveis.

O consumo consciente desses produtos é essencial para um bom cuidado da pele, que ao inserir diversos produtos pode ser danificada devido aos componentes não naturais que podem prejudicar seu rosto, por exemplo. Pense bem antes de utilizar um cosmético, analise o rótulo do mesmo e sua procedência, além de refletir sobre a necessidade do mesmo e os impactos que pode causar. 

Lembrando que o uso de produtos para cuidado da pele é algo muito importante e pode ser usado sim, como por exemplo, cremes, máscaras faciais, maquiagem, etc; porém sempre com equilíbrio e conscientização.

Cosméticos naturais.
O uso de produtos cosméticos é muito presente na vida das pessoas, principalmente das mulheres. | Foto: Pixabay.

Cosméticos naturais

Os chamados cosméticos naturais são os produtos que são de origem natural como o próprio nome diz, sem o uso de aditivos ou substâncias tóxicas. Para ter a composição de um produto natural, é preciso ele conter cerca de 95% de sua matéria prima extraída de recursos naturais, já os 5% restantes podem ser de substâncias sintéticas, desde que sejam liberadas para uso. 

Um dos diversos pontos positivos que os cosméticos naturais têm, é o fato de não serem testados em animais, como se costuma fazer com alguns produtos de cosméticos que não provém de recursos naturais.

Esses produtos naturais podem ser compostos pelos seguintes elementos: extratos vegetais, óleos vegetais, óleos minerais, entre outros recursos considerados sustentáveis.

produtos sustentáveis.
É muito importante saber equilibrar e usar esses produtos de forma consciente. | Foto: Pixabay.

Cosméticos veganos e cosméticos orgânicos

Apesar de muitos pensarem que os cosméticos veganos e orgânicos são a mesma coisa, eles não são. Ambos fazem parte do grupo de produtos naturais, mas se diferenciam entre si.

Para as pessoas que adotaram o estilo de vida vegano, os cosméticos não possuem nenhum tipo de elemento animal em sua composição. 

Já os cosméticos orgânicos provêm de matérias-primas orgânicas e vegetais em sua composição, totalmente livres de substâncias tóxicas.

Cosméticos naturais e cosméticos sustentáveis

A diferença entre os cosméticos naturais e os sustentáveis se dá na questão de que os produtos veganos não há como afirmar se são realmente sustentáveis apesar de serem naturais. Diante desse cenário, surgiu o termo cosmético sustentável.

Os produtos sustentáveis geram menor número de perdas, por serem recicláveis e durarem mais tempo, além de não terem tantas substâncias tóxicas, como também consumirem menos energia. Enquadram-se nesse tipo os cosméticos orgânicos.

Benefícios cosméticos naturais ao meio ambiente e ao corpo

O uso de cosméticos naturais traz diversos benefícios, sejam eles ao ambiente como também para o corpo de quem usa, destacamos alguns deles aqui nesse texto, confira:

Não são agressivos a pele

Os cosméticos naturais são conhecidos por não agredirem a pele de quem os usa, isso porque seus recursos não são industrializados, mas provenientes da natureza. 

Eles são benéficos para sua pele, pois por serem de origem natural não causam alegria, nem demais sintomas do tipo.

Produtos que são ricos em nutrientes

De acordo com estudos, os produtos naturais usados na pele trazem maiores resultados para os tratamentos feitos e indicados por especialistas na área da dermatologia. Os chamados princípios ativos advindos dos cosméticos de origem natural são ricos em vitaminas e também em óleos vegetais. Também é possível identificar os nutrientes que agem contra o envelhecimento precoce.

Proteção ao meio ambiente

Outro benefício dos cosméticos naturais é que eles protegem o meio ambiente de certa forma. Muito se fala sobre pensar no futuro e trabalhar por um mundo melhor para que as próximas gerações tenham condições e recursos para viver na Terra. Se tratando do uso de produtos para a pele, por serem de origem natural são em grande parte biodegradáveis, o que quer dizer que são livres de qualquer tipo de malefício ao meio ambiente. Acredite ao usar os produtos naturais você se conecta com a natureza e cuida dela para que as próximas gerações tenham condições de seguirem.

O Slow Beauty é uma empresa especializada em produtos naturais, que respeita o meio ambiente e está disposta a dar o seu melhor para um futuro menos prejudicial para as próximas gerações. Clique aqui e acesse para saber mais dos cosméticos naturais oferecidos, além de uma infinidade de outros produtos para você conferir e fazer parte desse movimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo