Como tirar o frizz do cabelo cacheado sem perder o volume? 9 dicas

9 dicas de como tirar o frizz do cabelo cacheado sem perder o volume

A verdade é que o assunto de hoje, ainda que imperceptível para muitas pessoas, é uma verdadeira pedra no sapato de outras. Esses fios arrepiados são inimigos comuns de cabelos cacheados, sendo obstáculo para um cacho volumoso, bem definido e sedoso. Mas, por que são tão comuns em cabelos cacheados? Para responder essa pergunta, continue a leitura do texto e saiba como tirar o frizz do cabelo cacheado.
O tipo de cabelo cacheado absorve mais umidade do ambiente, por ser naturalmente mais frágil e seco que os outros e a consequência disso é se arrepiarem mais facilmente. Aqui, mostraremos dicas para não deixar esses fiozinhos rebeldes afetarem a definição de seus cachos e de como tirar o frizz do cabelo cacheado!

9 dicas de como tirar o frizz do cabelo cacheado

Confira, a seguir, 9 dicas de como tirar o frizz do cabelo cacheado, sem perder o volume:

Evite lavar a cabeça todo dia para não ressecar o cabelo

O cabelo cacheado não costuma ter madeixas oleosas, portanto, na maioria das vezes, não há a necessidade de lavá-lo tão frequentemente. Uma das melhores saídas contra o frizz é a oleosidade natural presente na camada hidrolipídica, que protege e evita o ressecamento dos fios. Entretanto, uma lavagem muito frequente leva a perda de parte dessa proteção.
Por isso, lavar os cabelos, em uma regularidade de duas a três vezes por semana, é o suficiente para manter os fios sedosos e limpos por um bom intervalo de tempo.

Lave os fios sempre com água morna ou fria

Um banho quente pode ser muito bom, mas é prejudicial às madeixas. A água quente promove o ressecamento nos fios, causando o frizz em grande quantidade. Por outro lado, lavar com água gelada ou morna auxilia no brilho e funciona como um selante!

Evite xampus com o componente sulfato

O componente sulfato, nesses produtos, pode intensificar o ressecamento capilar, ainda mais se usados com muita frequência. Isso pode acentuar a formação do frizz.
Portanto, como dito acima, lave o cabelo no máximo 3 vezes por semana para impedir um ressecamento extra dos cachos.

Não esfregue os fios

A ação de esfregar os fios, muito comum para algumas pessoas, é bem prejudicial, na verdade, pois amplifica a fragilidade dos fios, que causa o frizz. A dica é usar uma toalha para apertar os cachos, de cima para baixo, no lugar de esfregá-los.

O pente de madeira deve seu sua opção preferida na hora de pentear as madeixas

O modelo do pente pode ser decisivo na luta contra o frizz. Existem muitas opções de pentes no mercado, mas a melhor para os cachos é o pente de madeira. Para cabelos cacheados, pentes com dentes mais grossos são capazes de desembaraçar sem desmontar os cachos. Além disso, a madeira é um material que consegue neutralizar a estática dos fios, evitando que os cabelos arrepiam, diferentemente do pente de plástico.

O creme para pentear é o melhor amigo das cacheadas contra o frizz no cabelo

Um finalizador, essencial para as cacheadas, é o creme para pentear. Desembaraçar e hidratar são as funções desse salvador, que blinda seus cabelos contra os fios rebeldes. Ele auxilia na qualidade das madeixas, protegendo-as contra condições externas – umidade, calor e vento – provocadoras do frizz.

Aposte em uma finalização com os parceiros óleos capilares

Junto do creme para pentear, os óleos capilares são os melhores finalizadores. Eles ajudam no controle contra o frizz, por meio da boa definição dos cachos e da ação anti ressecamento.

Cuidado extra ao secar e desembaraçar o cabelo cacheado

Depois de um bom banho, o cabelo cacheado exige o dobro de cuidado. É essencial ter muita cautela ao manusear os fios, para não causar um atrito elevado e desnecessário, que produz mais frizz no cabelo. O cabelo, quando molhado, fica mais apto à quebra, pois fica mais elástico. Para isso, na hora de remover o excesso de água, é recomendado o uso de uma toalha de microfibra, cetim ou uma camiseta de algodão, que são menos abrasivas.
Movimentos de esfregação e bruscos devem ser evitados, sendo correto envolver o cabelo ao pano, apertando-o levemente pelo comprimento. Para desembaraçar, pente de dentes largos são recomendados para fazer movimentos que subam das pontas à raiz, gradualmente. Dessa maneira, a quebra dos fios é evitada, assim como o frizz.

Use difusor na hora de secar

O difusor é um acessório ideal para cabelos cacheados, ondulados ou crespos. Ele é usado no bocal do secador, para definir os cachos. Ele também é uma ótima arma contra o aparecimento dos fios rebeldes.

Capriche sempre na hidratação!

Uma hidratação frequente e bem feita ajuda a reduzir o frizz, pois fios bem nutridos, raramente, serão rebeldes.

Como tirar frizz sem mexer no volume?

Veja, a seguir, como se livrar do frizz, sem prejudicar o volume do seu cabelo:

Como tirar o frizz do cabelo cacheado. Saiba mais sobre cabelo cacheado ressecado e com frizz.| Foto: Laces And Hair 

O travesseiro causa frizz?

Como tirar o frizz do cabelo cacheado, afinal? Se liga na nossa dica final, que pouquíssimas pessoas sabem: O atrito entre a fronha do travesseiro e o cabelo, durante longas noites de sono, pode sim causar o frizz.
Uma saída interessante e, pouco sabida, é a hidratação noturna, que hidrata e protege os fios, além de evitar, no dia seguinte, o ressecamento provocado pelo travesseiro. Para isso, o ideal é fazer o uso de um creme noturno que tenha vários nutrientes hidratantes e que não necessite de enxágue. O creme deve estar apenas no comprimento do cabelo seco ou úmido, algum tempo antes de dormir.

É muito importante não exagerar na quantidade e, dependendo do caso, fazer a troca da fronha comum por uma de cetim é interessante.
Agora, você já conhece 9 dicas de como tirar o frizz do cabelo cacheado! Para mais orientações e informações sobre cuidados com o cabelo, acesse o nosso site clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo