Umectação capilar: Saiba para que serve e aprenda a fazer no seu cabelo

Saiba para que serve a umectação capilar e aprenda a fazer no seu cabelo

De alguns anos pra cá, alguns métodos de cuidado do cabelo ficaram famosos, principalmente por ajudarem pessoas em transições capilares ou até mesmo aprender a hidratar e cuidar melhor de seus cabelos. Uma dessas técnicas é, justamente, a umectação capilar. 

Você pode estar se perguntando: Mas o que realmente é a umectação capilar e pra que ela serve? Apesar de ouvirmos muito sobre o assunto, são raras as pessoas que sabem como é o procedimento e como ele funciona na hora de proteger e hidratar o cabelo. Sendo assim, vamos partir para a leitura deste texto, que a Slow Beauty vai explicar cada detalhe sobre a umectação capilar

A umectação capilar ajuda na recuperação de fios ressecados por químicas e traz novo brilho e vida ao cabelo! | Foto: Istock.

 

O que é umectação capilar?

Vamos começar pela explicação do que é umectação. O verbo “umectar” pode ser um pouco diferente ao que conhecemos, mas não se assuste. Ele significa, exatamente, o que vem à nossa cabeça: umidade! Umectar ou umectação está associado a umedecer, ou seja, tornar úmido ou molhado. 

Partindo desta ideia principal, muito sobre a umectação capilar já começa a fazer sentido, não é mesmo? A umectação capilar é uma técnica em que utilizamos óleos vegetais para nutrir os fios do cabelo. 

Esses óleos trabalham na restauração dos fios, que podem estar danificados por diversos motivos, inclusive por químicas como progressivas, colorações ou, até mesmo, uso excessivo de chapinha.

Para que serve a umectação capilar?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a técnica de umectação capilar, podemos entender um pouco melhor o quanto ele pode ser benéfico para suas madeixas! 

A umectação capilar não é uma simples hidratação, daquelas mais comuns que fazemos, mas sim uma nutrição profunda e completa nos fios que estão ressecados e precisando de nutrientes. 

Podemos pensar na importância da umectação da seguinte forma: Imagine uma pessoa que se alimenta sem orientações e outra que faz uma alimentação acompanhada de um profissional da nutrição. Qual se alimenta melhor? Claramente, vamos responder que a pessoa que frequentemente vai ao nutricionista se alimenta melhor, porque este profissional não vai se preocupar apenas com o que a pessoa come, mas também com a nutrição dos alimentos que ela ingere.

Da mesma forma, é o processo de umectação capilar. Apenas lavar, passar alguns cremes ou até mesmo fazer hidratações esporádicas seria como se alimentar para sobreviver. Mas a umectação é um processo que cuida e nutre os fios do cabelo, como uma pessoa que se alimenta para ter nutrientes e viver com qualidade. 

Portanto, confira os benefícios que a umectação capilar pode trazer para os fios de cabelo: 

  • Menos quebra nos fios;
  • Redução do frizz que tanto nos incomoda;
  • Mais difícil de criar nós;
  • Menos atrito entre os fios;
  • Evita ressecamento;
  • Evita porosidade;
  • Fortalece o fio em toda sua estrutura;
  • Cabelos mais suaves, brilhantes e macios.

9 passos para aprender a fazer umectação capilar (H2)

Agora, vamos aprender a aplicar todos esses benefícios em nossos cabelos, aprendendo o passo a passo de como fazer umectação capilar.

Para isso, precisamos ter em mente que existem dois tipos de umectação capilar: a umectação normal, feita com óleo vegetal e a umectação noturna. Nós vamos ensinar o passo a passo das duas aqui!

Umectação capilar normal feita com óleo vegetal

Como dissemos, essa é a umectação capilar mais comum, portanto ela vai ser mais simples de ser feita, também. Por isso, se você nunca fez umectação ou está com dúvidas de como fazer em seu cabelo, indicamos que comece por essa, antes de fazer procedimentos um pouco mais complicados.

Passo 1:

Não lave os cabelos! Pois é, já dissemos que a umectação capilar não é como qualquer hidratação, não foi? Normalmente, lavamos os cabelos antes de passar cremes hidratantes nos fios, mas, neste caso, não podemos fazer isso! O primeiro passo é passar o óleo vegetal nos cabelos inteiros, em todas as mechas, conferindo se todas estão cobertas pelo óleo. 

Dica: Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, para ativar a circulação sanguínea nos cabelos.

Passo 2:

Esse é o mais simples, pois, se você está acostumada a fazer hidratação com cremes, sabe que depois de colocar o produto na cabeça, é hora de deixar ele agir. Deixe o óleo na cabeça por cerca de 30 minutos. Durante esse tempinho, veja o episódio de uma série, leia um livro, converse com a família ou, até mesmo, poste esse tutorial de umectação capilar pros seus seguidores no Instagram!

Passo 3: 

Tenho certeza que, se você seguiu nossas dicas no passo 2, o tempo passou muito mais rápido do que você esperava, não foi? Brincadeiras à parte, agora é hora de lavar o cabelo de forma completa, utilizando shampoo e condicionador.

Passo 4:

Pronto! Agora é hora de curtir suas madeixas completamente nutridas e os fios renovados pela umectação! Finalize seu cabelo da forma que preferir e arrase com o cabelo maravilhoso!

Agora, vamos para o passo a passo da umectação noturna?

Umectação noturna

Aqui, não há muito segredo! Essa umectação tem os mesmo objetivos da normal, mas pelo nome, ela é feita de noite, assim dura um pouquinho mais de tempo (mas como você estará dormindo, nem vai perceber!). Confira:

Passo 1:

Mesma coisa da umectação normal: aplique o óleo no cabelo todo, sem deixar nenhuma mecha de fora, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Passo 2:

Agora começa a diferença! Você precisa remover todo o excesso de óleo com uma toalha, afinal você vai passar a noite toda com esse produtinho na cabeça e ninguém quer incômodo na hora de dormir, não é?

Passo 3:

Enrole uma touca na cabeça (que não pode ser térmica) ou uma camisa, apenas para proteger seus cabelos durante o sono. Agora, aproveita esse cansaço do dia e se joga na cama para uma noite bem dormida!

Passo 4:

Quando você acordar, enxágue o cabelo com água morna ou, se preferir, água fria, e lave o cabelo de forma normal (aplicando o shampoo umas duas vezes, para garantir que o óleo saia todo), passando condicionador nas pontas do cabelo também.

Passo 5:

Saindo do banho, retire o excesso de água com a toalha ou com uma camiseta que não dê frizz aos fios, finalize do seu jeito e vá arrasar! Você logo vai notar a diferença de seu cabelo nutrido. 

Agora, vamos para as dicas: É recomendado que a técnica da umectação capilar seja feita a cada dez dias, mas você pode diminuir essa frequência se tem cabelos cacheados, crespos ou afro, para um vez na semana. Lembrando que, qualquer pessoa pode fazer a umectação capilar, basta seguir o passo a passo e arrasar!

Tipos de produtos certos para fazer a umectação

A gente falou que a base da umectação é a nutrição dos fios, que vêm dos óleos feitos à base de vegetais. Olha só, quais você pode usar: 

  • Óleo de coco;
  • Óleo de rícino;
  • Óleo de azeite de oliva (Extravirgem);
  • Óleo de abacate;
  • Óleo de eucalipto;
  • Óleo de jojoba.

Aqui no Slow Beauty, você encontra diversas opções de produtos com esses e muitos outros óleos para umectação dos seus fios. Nós nascemos com o objetivo de trazer aos consumidores uma curadoria especializada em produtos e marcas naturais, baseados na transparência em toda a produção e entrega dos produtos! Prezamos pela responsabilidade social e ambiental, com o impacto de nossos produtos, por isso, conheça mais sobre nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo