Mulheres Daqui com Cris Dios e Olivia Nicoletti

O que é o Mulheres Daqui?

A beleza é o equilíbrio entre a forma e o conteúdo, a busca da nossa melhor versão sem copia de padrões, é autenticidade e também felicidade. Felicidade de curtir o momento presente de sentir-se bem na própria pele. O objetivo deste projeto é explorar sua própria percepção atrás do seu autocuidado diário e o que isso diz sobre você e inspirar pessoas a compartilhar sua própria relação com o seu feminino e autoestima, tão fundamental para estar em equilíbrio para seguir nossas jornadas.

É sobre beleza, mas não apenas essa que refletimos no espelho, e sim a que refletimos de dentro para fora.

O cabelo, ao longo de séculos expressou cultura, credo, feminino e muitos outros padrões. Hoje vivemos a libertação de padrões impostos e a liberdade de ser quem desejamos ser.

Cris Dios conversou com Olivia Nicoletti, sobre sua relação com os cabelos e autocuidado para o especial Mulheres Daqui. 

Olívia tem 31 anos, mora em São Paulo e é jornalista, escritora e influenciadora digital. 


Cris Dios: Olívia, você aparece sempre linda nas fotos e nos vídeos, mas sabemos que ter cabelos bonitos, saudáveis e que te representem não é simples assim. Como é a sua relação com o seu cabelo?

Olívia Nicoletti: A minha relação com o meu cabelo é de lua. Tem épocas que eu amo com tudo o que ele é (ondulações, frizz, etc…), tem épocas que quero fazer um coquinho colado na cabeça e usar só assim e tem épocas que vivo de escova – a que está rolando no momento. 

Penso que isso vem do fato de eu ter crescido nos anos 90, quando a moda dizia que só os cabelos lisos chapados eram bonitos. Por isso, por mais que eu tente usar meu cabelo natural e deixar os cachos livres, muitas vezes volto atrás e aliso. 

Cris Dios: Sim, e para uma relação mais saudável com o nosso cabelo, como você disse, gostando dele com tudo o que ele é, precisamos dar mais atenção para as nossas escolhas, pensando num lavar saudável e usando produtos que não sejam maquiagem, que entreguem nutrição de verdade. 

Cris Dios: E o que o seu cabelo representa para você?

Olívia Nicoletti: Uma vez li que o nosso cabelo demonstra o quanto queremos nos mostrar para o mundo em cada momento da vida e para mim faz muito sentido. Quando estou em fases mais extrovertidas, corto mais curtinho, prendo, deixo o rosto à mostra. Já quando estou mais voltada para mim, deixo crescer e uso como um escudo. Acho que representa o meu estado de espírito do momento. (DESTAQUE VISUAL)

Cris Dios: Ótimo ponto esse, Oli. Nosso cabelo não está somente relacionado com a nossa fisiologia. Nós somos como as plantas na natureza. Nosso cabelo interage com o ambiente em que estamos e com o que você está vivendo no momento. É um espelho de como estamos internamente, emocionalmente. É assim também com as diferentes épocas do ano: o inverno e o verão nos mostram necessidades diferentes para os nossos cabelos.

Cris Dios: Como você sente a sua pele e cabelos nas diferentes estações do ano? 

Olívia Nicoletti: No verão, minha pele e cabelo ficam mais oleosos e com propensão a acne. Já nas estações mais frias, sinto tudo ressecar e ficar mais sensível. É mesmo preciso lembrar que nosso corpo é parte efetiva da natureza e, sendo assim, precisa de cuidados diferentes em cada estação. 

 

Cris Dios: E quando você sente que está bem e bonita em relação ao seu cabelo? 

Olívia Nicoletti: Eu me sinto mais bonita quando meu cabelo está saudável e hidratado.  Eu lavo praticamente todos os dias porque eu vou à academia todos os dias. Quando tenho uma folguinha, pulo um dia ou dois, mas é raro. Faço hidratação em casa mesmo e corto as pontas quando sinto que estão ressecadas demais. 

Cris Dios: E quais são os seus principais desafios em relação ao seu cabelo?

Olívia Nicoletti: Textura. Tenho bastante frizz e cabelinhos que nascem perto da testa que, como não têm força para crescer, acabam ficando arrepiados. Além disso, estou começando a ter fios brancos e não quero esconder, então aqui também tem um processo de entendimento de uma nova textura.  

Cris Dios: Sabia que frizz é resultado de um cabelo que tem desequilíbrios internos? É sinal de que está faltando algum nutriente. É preciso avaliar caso a caso, mas normalmente são proteínas e aminoácidos que estão faltando. Então é preciso fazer uso não somente de hidratação, mas também de outros ingredientes que também devolvam nutrição para o fio. E o couro cabeludo não é menos importante. É preciso trabalhar o couro cabeludo com massagem, limpeza e fortalecimento para que esses cabelinhos novos possam sair do estágio de baby hair e evoluir para um cabelo de tamanho grande como os outros.  

Cris Dios: Quais são suas dicas preciosas para quem tem o mesmo tipo de cabelo que você?

Olívia Nicoletti: Hidratar sempre, pelo menos uma vez por semana. E, para quem tem as mesmas nóias que eu, de que todos os fios sempre precisam estar no lugar: desencanar um pouco. Cabelo bonito é cabelo saudável e ponto.

 

Cris Dios: E de quais outros hábitos de beleza você não abre mão?

 

Olívia Nicoletti: Hidratação em todos os sentidos, desde beber pelo menos dois litros de água por dia até usar produtos indicados para o meu tipo de pele. 

 

Cris Dios: Quem te ensinou sobre cuidados de beleza? E como hoje você escolhe seus cosméticos? 

 

Olívia Nicoletti: Não foi algo que me foi ensinado, mas aprendi a observar desde criança a minha mãe se arrumar – lembro de vê-la escovando o cabelo, passando cremes no rosto e borrifando o perfume. Com isso, passei a me interessar por ler os rótulos do que ela tinha no banheiro, depois os rótulos de farmácia e, assim por diante, fui criando esse hábito.

Já usei muita coisa errada, tanto para o cabelo como para a pele, quando escolhia produtos sem me conhecer e sem o respaldo de profissionais. Hoje, respeito muito a opinião e as recomendações da minha dermatologista, e quando quero testar algo novo, pergunto para ela se faz sentido para mim e qual é a melhor forma de usar. Como tenho pele sensível e psoríase é um cuidado que aprendi a ter. 

Cris Dios: Quais são seus rituais de autocuidado?

Olívia Nicoletti: Hmmm, autocuidado para mim é algo que vai além dos creminhos que passo na pele. Entram no meu ritual de autocuidado: terapia, exercício físico (corrida, yoga e musculação), consultas de rotina com a minha ginecologista e dentista, etc.

 

Cris Dios: Como é sua relação com a beleza clean beauty?

Olívia Nicoletti: Confesso que quando eles começaram a pipocar no mercado eu tinha preconceito e achava que não entregavam performance quando equiparados aos produtos já existentes. Mas, hoje, depois de pesquisar melhor e conversar com pessoas que entendem do assunto, praticamente todos os produtos que eu uso são sustentáveis para o meu corpo e para o planeta de alguma forma – veganos, carbono neutro, sem alumínio, etc.

 

Cris Dios: Exato, quanto mais naturais são os ingredientes, mais alimento vivo você oferece para o seu cabelo e para a sua pele. São produtos que entregam performance muitas vezes superior aos produtos tradicionais, mas que também entregam nutrição para pele e cabelo. 

Cris Dios: E para finalizar, o que te trazem os aromas da natureza ao seu redor? 

Olívia Nicoletti: Calma e sentimento de pertencimento. Nada como um cheirinho de mato e terra para nos reconectarmos com a Terra como um todo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo