Quer nutrir e hidratar os fios? Conheça os tratamentos alternativos a seco

tratamentos alternativos

É comum que muitas mulheres não priorizem a hidratação capilar por falta de tempo, devido a correria do dia a dia. A mulher que tem esse problema pode facilmente resolvê-lo com tratamentos alternativos, sendo a hidratação a seco. Essa prática é rápida e ideal para quem não tem tempo de ir ao salão.                                                                                  

A modalidade tem o mesmo efeito da hidratação comum, podendo ser feita em diversas formas diferentes e também na adoção de outros hábitos na sua rotina capilar. Por isso, preparamos um conteúdo completo para você entender tudo sobre tratamentos alternativos a seco e outras dicas. Continue lendo e não perca nada!

tratamentos alternativos
Tratamento de hidratação: hidratar seu cabelo a seco pode ser uma ótima maneira de economizar tempo quando se fala em tratamento capilar. | Foto: Freepik.

Tratamentos alternativos a seco: como funciona

Como mencionamos anteriormente, não se preocupe quando pensar que esse tratamento a seco não terá o mesmo efeito dos tratamentos convencionais de hidratação, pois ele, com certeza, vai funcionar! 

Ele pode aparecer em diversas formas, como em spray, luz neon, leave-in ou creme. Os ingredientes são capazes de formar uma película protetora, selar as cutículas e manter a umidade dos fios, deixando-os macios, sedosos e bem nutridos, em um curto período de tempo. 

O processo funciona muito bem em fios médios a grossos, secos, porosos e, principalmente, os que são quimicamente tratados com alisamento e/ou coloração. Dessa maneira, é necessário ter cuidado, uma vez que esse tratamento não há enxágue. Se o cabelo for fino ou oleoso, pode ficar pesado demais e mais oleoso, segundo especialistas.

Como nutrir e hidratar os fios com tratamentos alternativos

O mais básico é lavar o cabelo com shampoo e condicionador da sua preferência, depois secar e, por fim, aplicar o produto de hidratação escolhido a seco. A frequência ideal seria realizar o processo três vezes por semana. Porém, há diferentes maneiras e dicas de produtos para realizar os tratamentos alternativos. 

Portanto, separamos algumas dicas de como nutrir e hidratar os fios com tratamentos alternativos a seco. 

Confira as dicas básicas:

Use pouco shampoo

A primeira dica aqui é aplicar pouco produto e apenas na raiz, massageando o couro cabeludo com cuidado e com as pontas dos dedos. Utilize apenas a espuma já formada para lavar suavemente o resto do comprimento dos fios.

Lave os fios com água fria ou morna

A água extremamente quente é considerada um dos inimigos número um da saúde dos seus fios. Isso porque, quando você lava seus cabelos com água fria ou morna, as cutículas do seu cabelo se fecham, ficando com mais brilho e aparência mais saudável, enquanto a água muito quente vai abrir as cutículas e prejudicar toda a estrutura dos fios.

Cuidado com a frequência da hidratação

O necessário aqui é realizar a hidratação nos cabelos pelo menos uma vez por semana e, no máximo, três vezes por semana. Use produtos indicados para o seu tipo de cabelo, pois o importante é não deixar de hidratá-lo.

A seguir, confira alguns tratamentos alternativos:

Lavagem a seco

Uma ótima alternativa é a lavagem a seco, para quando não há tempo de lavar os cabelos com todo carinho e dedicação necessário. Com um shampoo a seco, você pode deixar os fios limpos e nutridos em poucos minutos. Basta apenas borrifar bem na raiz, escovar e a oleosidade sumirá, trazendo vida ao cabelo.

Sprays

Há diversos tipos e marcas de Sprays, que funcionam como uma bomba de nutrientes quando espirrados nos cabelos. Muitos têm extratos de gérmen, trigo e óleos, que engrossam o fio escamado e repõem vitaminas. 

A camada protetora irá dar elasticidade, brilho e prolonga progressivas e tinturas. O melhor de tudo é que apenas espirrar o produto nos fios semanalmente, mesmo secos, já é o suficiente.

Luz-Neon

Esse método é feito em salões especializados e funciona da seguinte maneira:

 

  • Os fios devem estar sujos e secos;
  • O cabelo é desembaraçado pelos dedos;
  • Depois, pega-se o produto e pulveriza-se quatro aplicações;
  • Primeiro, aplica-se no topo da cabeça, depois na parte de trás e, por fim, nas laterais;
  • A segunda parte do tratamento é passar o laser de neon para potencializar o efeito do produto;
  • O laser irá passar por todo o cabelo e não deve ultrapassar 2 minutos cada parte;
  • No total, normalmente são 8 minutos de aplicação e está pronto;
  • As partículas de néon foram depositadas nas fibras capilares e isso manterá todos os nutrientes dos óleos essenciais selados nos fios.

Óleos

Óleos são grandes aliados na saúde capilar. Além de finalizadores, podem ser usados como pré-shampoo, protegendo os fios de agressões ambientais, química e da tração na hora de pentear, além de oferecer benefícios como nutrição, controle de frizz, flexibilidade e maciez.

Sérum ou Leave-in

Também considerados finalizadores, esses produtos agem de fora para dentro, formando uma camada de proteção contra fatores que podem danificar o cabelo e ainda promovem uma hidratação intensa, sem deixar aspecto pesado e prevenindo a quebra dos fios.

Conheça os tratamentos alternativos indicados pela Slow

Ainda pensando na saúde dos seus cabelos, a Slow separou outros tratamentos alternativos para hidratar seus cabelos. Conheça:

Água de coco

A água de coco é ótima para beber, rica em vitaminas e sais minerais, como o potássio. Ela é super indicada para quem pratica atividades físicas e até mesmo para quem está com diarreia, pois é extremamente hidratante para o nosso organismo.

Dessa maneira, não seria diferente com o cabelo. A água de coco como hidratante capilar devolve o brilho aos seus cabelos e ajuda cabelos muito danificados a voltarem a ser saudáveis e nutridos.

Confira como preparar a máscara de água de coco: Bata no liquidificador água de coco com a polpa do fruto verde por 1 minuto. Depois passe nos cabelos e deixe agir por 20 minutos, em seguida, lave normalmente. 

Você também pode seguir o mesmo processo adicionando um pouco de óleo de coco também e depois de enxaguar com água normal. Faça uma última enxaguada com água de coco bem gelada.

Ssoro 

O Ssoro Mercedes Dios é rico em vitaminas que nutrem os fios, deixando-os mais fortes e macios. Ele é produzido artesanalmente, com matéria prima natural, seu pH é balanceado e não contém sais ou ácidos que prejudicam a saúde natural dos cabelos.

Confira o modo de usar: Aplique nos cabelos secos, iniciando das pontas até quatro dedos da raiz e penteie bem. Deixe agir por no mínimo 20 minutos com o creme no cabelo e depois lave normalmente.

 

Agora você já tem as melhores dicas e tratamentos alternativos para cuidar, nutrir e hidratar seus cabelos! Se você procura produtos de beleza veganos, conheça a Slow Beauty, um portal especializado em produtos e marcas que respeitam o meio ambiente e que entregam resultados para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo