Quer aprender a fazer coloração para cabelo em casa corretamente? Confira essas dicas

coloração para cabelo

Quem não se sente renovada ao mudar o visual? Mudar a coloração para cabelo parece uma mudança simples, mas pode fazer uma grande diferença. 

Em tempos de pandemias, vimos muitas pessoas fazendo mudanças inusitadas, seja no corte – em 2020 as buscas por corte de cabelo em casa aumentaram 417% no Pinterest – ou na hora dos tingimentos dos fios.

A questão é: ir no salão e pintar o cabelo sempre que precisar de uma mudança nem sempre é viável, isso porque os cursos dos produtos e a mão de obra nem sempre é conveniente ao nosso bolso. Mas, você pode aprender a fazer em casa! Com os truques certos e paciência, você pode deixar suas madeixas maravilhosas, sem ir ao salão!

coloração para cabelo
Nem sempre você precisa sair de casa para aplicar a coloração para cabelo. | Freepik.

Se você nunca fez isso na vida, talvez seja melhor começar devagar, ou seja pintar apenas algumas mechas ou tentar alguma cor que não exija muita descoloração. Antes de pintar o cabelo em casa, você pode pedir ajuda a algum amigo ou tentar uma shampoozada.

O mais importante na hora de pintar o cabelo em casa é descobrir se a base do seu cabelo bate com a tinta que você quer e ter cuidado na contagem de tempo de espera da descoloração e pintura, separando direitinho o cabelo para não deixar manchas ou partes não pintadas.

Quer aprender a fazer coloração para cabelo em casa corretamente? Confira essas dicas.

Como faço para pintar o cabelo em casa e ter resultado profissional?

Confira as dicas que separamos para você:

Descubra a coloração ideal pra você

O que faz o seu cabelo se destacar e ficar bonito em você é o contraste. Sendo assim, uma boa pedida é aderir uma cor dois tons mais escuros ou mais claros que o seu tom de pele. Além disso, saber um pouquinho de coloração pessoal pode te ajudar a encontrar uma cor que ilumine você.

Você só tem que se perguntar: fico melhor com tons quentes ou tons frios? Dourado ou prata? Geralmente mulheres de cores frias costumam ser brancas com o fundo rosado ou negras de fundo oliva. Já mulheres de tons quentes, costumam ter o fundo mais alaranjado.

Existem várias nuances entre esses tons na colorimetria pessoal. Mas, aqui, vamos começar com as dicas mais simples se tratando de coloração.

Outra dica é pensar na sua última coloração. Use o círculo cromático para verificar qual cor está próxima da que você já usou. Isso faz toda a diferença, porque, assim, você estará mais segura na hora de optar por descolorir ou só desbotar o cabelo, gerando menos danos.

Compre no mínimo duas caixas

Se você não está acostumada a pintar o cabelo sozinha, talvez seja melhor prevenir do que remediar. Uma caixinha extra é uma boa pedida, caso seja a sua primeira vez colorindo em casa e/ou você tenha cabelos cheios e volumosos. Com essa precaução, você corre menos risco de manchar os cabelos.

Além disso, caso sobre tinta, você já tem o suficiente para o próximo retoque. Uma dica é você misturar com um pouco de condicionador ou máscara capilar hidratante, assim a tinta dura mais e você ainda tem um “boom” de hidratação (mas não exagere para não perder a potência da tinta!).

Na hora de escolher a tinta, não escolha qualquer tinta! Opte pela qualidade. Além disso, que tal escolher uma marca que não faça testes em animais e que tenha alternativas sustentáveis? Além de fazer mal à saúde do meio ambiente e aos bichinhos, produtos cheios de aditivos de petróleo fazem mal ao cabelo, por isso, leia o rótulo, pesquise a marca e evite produtos cheios de aditivos, cuidando, assim, das madeixas e do meio ambiente.

Pense sobre a melhor alternativa para você: descolorir ou não descolorir?

Em algumas situações, como em um cabelo muito escuro, é necessária a descoloração do cabelo para fixar melhor a cor, principalmente se você quiser atingir um loiro por exemplo. 

Outra situação em que o clareamento é necessário é na hora de usar cores fantasia. Nesses casos, sem a descoloração, a pintura pode não ter o resultado desejado.

Agora, se o seu cabelo for mais claro, talvez nem precise de descoloração, por exemplo de alguém que tem um cabelo castanho claro e deseja um ruivo acobreado. Lembrando também que a tinta tonalizante é temporária e desbota com mais facilidade.

A quantidade de descoloração irá depender da quantidade de cabelo, sendo uma parte de pó descolorante para duas de água oxigenada. Caso o seu cabelo já possua alguma química, como relaxamento, é indicado consultar um profissional antes da descoloração de cabelo em casa.

Caso haja necessidade de descoloração, aplique o pó descolorante em um pote com água oxigenada e mexa até engrossar. Aplique em mechas medianas e deixe agir por, mais ou menos, 30 ou 40 minutos, dependendo de quão claro você quer o seu cabelo e o volume da OX.. Vale destacar que, quanto maior a numeração da OX, maior o potencial de ressecamento do produto. 

Lembre-se de tomar bastante cuidado e respeitar a marcação de tempo do alarme do celular. Caso o seu cabelo já esteja descolorido, você pode clarear apenas a raiz e desbotar o resto do cabelo com uma shampoozada ou ir lavando a parte já colorida, até desbotar em caso de tonalizante.

Agora, caso o cabelo já seja claro, você pode apenas aplicar uma tinta permanente ou passar um tonalizante, sempre deixando agir no tempo indicado pelo fabricante.

Cuidados pré e pós coloração

Um erro que pode acabar com os seus cabelos é a falta de cuidado antes e após a coloração.

Se você pretende descolorir o cabelo em casa ou mesmo no salão, é recomendado cuidados como hidratação, cauterização e nutrição, então prepare um cronograma capilar antes de tingir suas madeixas, para ter um melhor resultado. Também preste atenção se o seu cabelo está quebradiço, você não quer quebrar mais o seu cabelo, não é mesmo?

No caso da não descoloração, os cuidados podem ser menores e alguns tonalizantes também vem com ativos que hidratam. De qualquer forma, quanto mais saudável está o seu cabelo, melhores são os resultados.

O que fazer para não errar na hora de tingir o cabelo?

Confira, abaixo, as dicas:

1- Separar o material

Só caixinhas de tinta não são o suficiente para pintar o cabelo, porque você não quer manchar suas mãos, sua roupa ou sua toalha na hora de pintar o cabelo em casa, não é mesmo? Por isso, antes de pintar o cabelo em casa, garanta o seu kit básico com:

  • 1  potinho limpo para misturar a tinta;
  • 1 pincel para aplicação;
  • 1 pente fino para ajudar a espalhar a tinta e dividir os cabelos;
  • Várias presilhas para manter o cabelo separado na hora da aplicação do descolorante e/ou tinta;
  • Descolorante (caso seu cabelo não tenha sido desbotado) = Ox + pó descolorante;
  • Luvas de plástico, para evitar que suas mãos manchem com a coloração ou se irritem com o descolorante.

Outros truques importantes para evitar manchas na hora de pintar o cabelo em casa são: uma toalha escura, a qual você não tenha apego, e usar uma roupa velha. Esse último truque é interessante, porque você pode usar essa mesma roupa sempre na hora de descolorir ou aplicar a coloração para cabelo!

Lembre-se também de passar um pouquinho de creme ou vaselina nos cantos da testa e orelhas, na região próxima à raiz dos fios, pois isso evita que a tinta fique no seu rosto.

Use um celular para colocar um alarme, marcando o tempo em que a descoloração ou a tinta vai agir no cabelo, enquanto isso, você pode colocar uma música para curtir!

2- Lavagem

Lavar ou não o cabelo antes de aplicar a coloração em casa? Algumas pessoas dizem que é bom lavá-lo e outras dizem que o melhor é aplicar a coloração com o cabelo oleoso. Mas, a melhor opção mesmo, sem dúvidas, depende de qual tipo de coloração você vai fazer.

Caso opte pela tinta permanente, é melhor deixar o cabelo um dia sem lavar, para que a oleosidade proteja o couro cabeludo. A tinta permanente é indicada para uma mudança mais prolongada e para a cobertura total dos fios brancos. 

No caso do tonalizante, que é apenas um pigmento artificial, lavar os cabelos garante que as cerdas se abram e o tonalizante pigmente melhor. Essa segunda alternativa dura menos, mas é a melhor pedida para cabelos com química e para quem muda a cor dos cabelos com mais frequência.

 O tonalizante também pode ajudar a tornar mais viva a tinta que já está no seu cabelo. Caso você procure uma cor mais natural, a tinta permanente possui mais opções, cores fantasias são mais comuns em tonalizantes.

3- Teste de Mecha

Para verificar se a cor irá te agradar ou não, ou se os fios vão ficar elásticos e quebradiços, faça um teste de cor em uma pequena mecha de cabelo.

Você também pode testar a coloração na nuca ou atrás da orelha, para verificar se você tem alguma alergia ao produto. Ao fazer o teste, permaneça em observação por 24h e, caso haja irritação, lave imediatamente.

4- Leia o folheto

As recomendações do fabricante são muito importantes para evitar qualquer mistura errada na hora de aplicar a coloração para cabelo em casa. Se o seu cabelo já tiver química, verificar essas orientações se torna ainda mais importante.

Este folheto te orienta a como pintar o cabelo, adaptando-se aquela marca em específico.

5- Aplicação

Use o pente para desembaraçar e separar os fios, garantindo que a tinta chegue em todo o cabelo. É recomendado um pente mais grossinho para evitar a quebra dos fios, devido a descoloração.

Separe as mechas da frente do restante dos fios e o resto do cabelo em duas partes. Caso você tenha mais cabelo, você pode dividir o seu cabelo em mais quadrados, sem problemas!

Após misturar os produtinhos da caixinha de Coloração ou colocar o tonalizante em um potinho, aplique o produto por todas as madeixas, prestando atenção nas áreas próximas à testa e à nuca, para não deixar partes sem pintar ou manchar a pele.

Espere o tempo indicado pelo fabricante do produto e enxágue os cabelos. Caso haja descoloração, uma dica é passar o condicionador no cabelo após o enxágue para ajudar na restauração do cabelo em casa.

Pintar o cabelo em casa pode exigir muitos cuidados, porque nós estamos lidando com produtos químicos. Uma ótima alternativa para evitar danos é optar por produtos com ingredientes naturais e orgânicos, pois oferecem maior cuidado ao cabelo, além de possuírem aditivos que cuidam do seu cabelo sem descuidar do meio ambiente. 

Na hora de aplicar a coloração para cabelo em casa, uma sugestão são os produtos da Slow Beauty, que possuem produtos voltados para uma alternativa mais sustentável e natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo