Curtain Bangs: Saiba como usar o penteado de franja cortina

Após anos, as “curtain bangs” ou “franja cortina” voltaram à moda e se tornaram uma tendência entre todos os tipos de cabelo. Entenda não só como usá-la, mas como cuidar e modelar este penteado. 

Hoje em dia, nas redes sociais, no que se trata de cabelo, há uma nova moda no ar: A franja curtain bangs. A famosa “franja cortina” ganhou até hashtag no aplicativo TikTok, devido à grande quantidade de vídeos de pessoas mostrando como fazer curtain bangs nos seus próprios cabelos sem precisar ir a um salão de beleza!

Se você nunca ouviu falar na franja curtain bangs, pode estar se perguntando o que este corte tem de tão interessante, para repentinamente ter se tornado um modelo de desejo nas redes sociais entre celebridades e no público em geral. Mas, o que talvez você não saiba, é que o corte curtain bangs tem uma bagagem histórica. A franja cortina surgiu em 1960 e ganhou fama e adereço mundial quando a atriz francesa Brigitte Bardot apostou no corte, o que a tornou sua marca registrada. 

A franja cortina ou curtain bangs tem esse nome pois o corte molda no rosto um formato em que o cabelo se assemelha a uma cortina. A franja, dividida ao meio, deixa o centro da testa visível. Além de Bardot, outras diversas celebridades da época, como a cantora Jane Birkin e a atriz Goldie Hawn, também adotaram a franja curtain bangs, o que fez com que o corte se tornasse uma trend entre as famosas da época, antes mesmo que o termo trend existisse.

Como tudo que é bom uma hora retorna, com a icônica franja cortina não foi diferente. A enorme repercussão do corte curtain bangs, naquela época, fez com que seu uso se reinventasse e evoluísse para o adote de diferentes tipos de cabelo nos dias de hoje. Logo, dos fios lisos aos cacheados, e dos tons de cabelo mais escuros aos mais claros, diversos são possíveis de utilizar o curtain bangs!

curtain bangs
Saiba mais sobre o corte curtain bangs. | Foto: Reprodução.

4 tipos de franja cortina para te inspirar

Depois de já explicado o que são as curtain bangs, talvez você esteja interessada em aderir a essa tendência. Se você, como boa parte das pessoas, curtiu a franja cortina, mas não sabe como fazer curtain bangs e como usá-la, aí vai algumas dicas e inspirações:

Soft curtain bangs

A curtain bangs na versão soft, nada mais é do que a franja cortina alongada, pois, diferente da tradicional, que tem seu início acima da sobrancelha, ela fica um pouco acima da altura dos olhos. Como seu próprio nome indica, a soft curtain bangs é um corte mais suave, logo, é a solução perfeita para as mulheres de cabelos longos que temem se arriscar no corte de uma franja.

Bottleneck bangs 

Por mais que tenham diversos modelos de corte curtain bangs com franjas mais longas, o modelo Bottleneck Bangs é indispensável para aquelas mulheres que são amantes da franja curta! Este corte é uma opção moderna e menos comprida da franja cortina, portanto, seu modelo é diferenciado, tendo os fios da testa menores, mas as laterais gradativamente mais compridas, o que cria uma moldura para o rosto.

Cortina no cabelo shaggy

O shaggy hair é um corte de cabelo com camadas e bem repicado na frente, o que deixa os fios num aspecto despojado, com bastante movimento. Não à toa é chamado de shaggy, que significa “desgrenhado” ou “desarrumado” em inglês. Logo, o uso da curtain bangs nesse corte de cabelo é uma opção autêntica! O corte cortina no cabelo shaggy é ideal para pôr volume em cabelos naturalmente finos e lisos, pois a intenção é usá-lo de forma indiscreta.

Curtain Bangs com cachos

Para cacheadas e crespas que querem apostar na franja cortina, ela é, sem dúvidas, uma opção! O corte curtain bangs é ideal para as amantes de um cabelo volumoso e cheio de movimento. A dica é garantir um corte que se adeque ao seu rosto e que seja realizado no cabelo seco, pois molhado os fios tendem a encolher. 

Como fazer curtain bangs?

Agora que você já sabe o que é curtain bangs e de que maneira podem ser usadas, se está com vontade de aderí-la, pode apostar no corte com suas próprias mãos. Embora seja uma opção confiável, não é necessário ir a um salão de beleza e pagar por um corte se você quer entrar na moda da franja cortina.

Não é a toa que, nas redes sociais, a franja viralizou com a hashtag #curtainbangs, justamente pelos vídeos em que as meninas se arriscam cortando suas franjas cortinas sozinhas. Se você quer fazer como elas, aí vai uma ajuda com o passo a passo de como fazer curtain bangs e aderir a esta tendência:

PRIMEIRA ETAPA:

Molhe levemente seu cabelo, mais precisamente na parte da frente, onde se localizará a franja. Para isto, você pode utilizar um pente molhado.

SEGUNDA ETAPA:

Penteie o cabelo para frente e divida-o ao meio. Prenda o restante do cabelo em um coque para não atrapalhar. Logo, divida a franja na medida de 3 a 4 dedos a partir da sua testa. (Experimente juntar essa parte do cabelo e notar se forma o formato de um triângulo, se sim, está indo bem!).

TERCEIRA ETAPA:

Depois dessas duas primeiras etapas realizadas, sua franja está pronta para ser feita. Primeiro, corte sua franja mais ou menos na altura da bochecha. Agora, para definir o formato da cortina na franja, junte o cabelo cruzando cada mecha para seu lado oposto, como se fizesse a letra X. Corte as duas mechas igualmente. 

QUARTA E ÚLTIMA ETAPA:

Com os cortes feitos, penteie seu cabelo e o seque para ver como ficou a franja. Depois dos fios secos, você ainda pode fazer ajustes que achar necessário para chegar em um resultado que lhe agrade. 

Melhores produtos para curtain bangs

Além da beleza indiscutível que a franja cortina oferece, outro benefício de aderi-la é que, diferente de alguns outros modelos de franja, ela não precisa de muitas manutenções, pois se molda sozinha na medida em que o cabelo vai crescendo. Ainda assim, é indispensável investir e manter o cuidado com os fios. 

Para as crespas e cacheadas, é aconselhável que seja feita a fitagem corriqueiramente nos fios. Mas, para todos os tipos de cabelo é indicado que sejam utilizados shampoos e condicionadores de boa qualidade, que ajude o cabelo a crescer de maneira saudável. 

Uma dica é o shampoo e condicionador TRESemmé Crescimento Máximo, que possuem cafeína e óleo de rícino, que tornam os fios mais resistentes. Outra solução para auxiliar na resistência do cabelo e na redução da quebra é o shampoo Day By Day Para Uso Diário Cris Dios, do Slow Beauty, que além de servir para todos os tipos de cabelo, é a base de Panthenol e Vitamina E, que hidrata e equilibra a saúde do couro cabeludo, enquanto fortalece toda a fibra capilar. 

Para evitar o frizz dos fios da curtain bangs, é indicado o creme leave-in TRESemmé Blindagem Anti Frizz, feito com queratina e pérola hidrolisada, que alinham e proporcionam brilho aos fios. É importante o uso do leave-in no cabelo, principalmente nos casos em que a finalização da franja cortina é feita a base de fontes de vapor como a prancha e a escova. 

Outra sugestão de produto é o New Leave-In Repair Cris Dios, do Slow Beauty, que é perfeito para proteger o cabelo dos danos causados pelos raios solares e fontes de vapor. Este produto restaura os fios, reduz o frizz e as pontas duplas, além de revitalizar a aparência dos fios secos ou submetidos a processos químicos, que precisam de recuperação capilar.

O Slow Beauty é uma loja online de produtos com ingredientes naturais para manter suas curtain bangs saudáveis. A marca oferece produtos para cabelos, rosto, maquiagem, corpo e banho, suplementos alimentares, entre outros. O Slow Beauty é focado em proporcionar saúde e bem estar para os clientes, e não gerar descarte de resíduos no meio ambiente, cultivando o planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo