Saiba como fazer nutrição capilar e veja os benefícios dessa prática

A nutrição é um dos principais pilares dentro do cronograma capilar, sendo necessário para manter brilho, resistência e vida aos seus cabelos. Sendo assim, saiba como manter a saúde capilar, mesmo com as demandas do dia a dia e de forma prática com a nutrição capilar!

nutrição capilar
Saiba para que serve nutrição capilar, como fazer nutrição capilar e o que é nutrição para cabelo. | Foto: Freepik.

O que é nutrição capilar?

Antes de falarmos sobre a nutrição, entenda o que é o processo de cronograma capilar, pois a nutrição faz parte desse processo que revitaliza a uniformidade do seu cabelo, resgatando o brilho, saúde aos fios e como consequência, o fim das pontas duplas provocadas geralmente por processo químico ou uso de pranchas e escovas.

O cronograma capilar é um processo de tratamento dividido por três etapas:

  • Reconstrução: promove a reposição da fibra capilar, dando força;
  • Hidratação: recupera os fios danificados ou quebradiços;
  • Nutrição: recuperação dos lipídeos que favorecem o brilho e maciez, amenizando o frizz e pontas duplas.

Importante ressaltar que o cronograma capilar é contínuo para que os resultados sejam cada vez mais perceptíveis e deve ser intercalados com produtos, visto que para cada problema capilar tem uma solução e efeito específico. Entenda e conheça a necessidade mais urgente do seu cabelo para que o excesso de tratamento não seja também prejudicial aos fios. 

Agora que você entendeu a importância do cronograma capilar, vamos recapitular o processo de nutrição.

Para que serve a nutrição capilar?

A nutrição capilar é responsável pela reposição dos lipídios, que funciona como um “escudo” para a fibra capilar quando o cabelo está com opacidade, ressecamento dos fios, porosidade e desnutrição, além de recuperar os nutrientes que promovem a saúde dos fios, eliminando as pontas duplas.

Geralmente, a reposição dessas estruturas são compostas por óleos vegetais que misturados à máscara de nutrição capilar pode ser aplicado no comprimento às pontas dos cabelos. Apesar de propostas diferentes, a nutrição auxilia na hidratação, pois uma vez que os nutrientes são devolvidos, a hidratação é mantida por mais tempo promovendo o efeito de selagem da raiz às pontas.

A nutrição capilar é ideal principalmente para cabelos cacheados, pois devido à curvatura dos fios a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar ao comprimento e sobretudo nos fios e que pode gerar um aspecto de ressecamento aos cabelos, independente da curvatura dos cachos.

Benefícios da nutrição capilar

A nutrição capilar é um dos componentes para deixar os cabelos cada vez mais recuperados em com vida, sobretudo em épocas em que a fibra capilar estão expostas ao calor, cloro, mar – como no verão – ou até mesmo durante a rotina do dia a dia, como secador, chapinha, poluição e químicas em geral.

Veja a seguir os demais benefícios:

  • Potencialização do brilho;
  • Maciez e balanço;
  • Cabelos coloridos protegidos do desbotamento precoce da cor;
  • Definição dos cachos ou ondas, de acordo com a curvatura capilar;
  • Excesso de volume e redução do frizz;

Apesar de ser o tratamento queridinho entre salões e mulheres. Entenda os processos e sinais do seu cabelo, veja qual tratamento será necessário maior manutenção e aplique a nutrição para que a solução e progresso seja mais efetivo.

Como fazer nutrição capilar?

O processo de nutrição é simples de fazer, principalmente porque pode ser feito em casa e com os produtos especializados do Slow Beauty, essencial para cada tipo de cabelo e com produtos 100% naturais. A nutrição deve ser seguida da reconstrução ou hidratação, de acordo com o planejamento do seu cronograma capilar. Dentro da nutrição, existem os métodos de umectação, máscara nutritiva e máscara + óleo capilar:

  • Umectação: Indicada para uma nutrição mais potente, normalmente em cabelos muito ressecados. O método da umectação consiste em umectar, condicionar, pausa e esperar. O intervalo da umectação indicado é de quinze em quinze dias;
  • Máscara nutritiva: Tratamento intermediário, cuja máscara já possui um óleo vegetal como componente da fórmula. Contudo, o tempo de ação no cabelo é maior, para que a ação seja mais resolutiva no cabelo e possibilita maior tratamento da fibra capilar;
  • Máscara + óleo capilar: ótimo para fazer as famosas misturinhas capilares. Adicione um óleo vegetal à máscara de nutrição e deixe agir no cabelo. A ideia é devolver os óleos naturais ao cabelo e especificamente aos cabelos cacheados em que a oleosidade não chega ao comprimento.

Acompanhe o passo a passo:

  1. Lave os cabelos com shampoo, massageie o couro cabeludo e desenvolva ao comprimento do cabelo, suavemente e após enxague;
  2. Separe em um recipiente a opção indicada ao seu cabelo de máscara nutritiva e óleo vegetal da sua preferência.
  3. Divida o cabelo e aplique o produto mecha por mecha, do comprimento às pontas;
  4. Aguarde o tempo de ação do produto. Geralmente de vinte à trinta minutos;
  5. Enxague os cabelos, retirando a máscara e após, aplique o condicionador por toda extensão capilar, aguarde até cinco minutos e após enxague.
  6. Finalize o cabelo como desejar. Como dica, aplique um leave-in para um brilho instantâneo.

Melhores produtos para nutrição capilar

As possibilidades de garantir um cabelo desejado por todas as mulheres é associar qualidade + custo benefício para que seja dado um resultado de salão, na sua casa, feitos pelas suas próprias mãos.

O dia a dia da mulher contemporânea exige praticidade em todos os âmbitos e com os cabelos não é diferente: prende, solta, exposição a poluição, tratar, hidratar, restaurar, nutrir… Ufa! É um cuidado que demanda tempo e gestão. Mas acredite: os produtos do Slow Beauty conseguem conciliar preço, tempo, custo benefício e um resultado incrível com tratamentos que podem ser feitos até mesmo durante o banho. 

Sendo assim, os melhores produtos naturais para seus cabelos são:

  • Shampoo para raiz oleosa e pontas secas; 
  • Máscara capilar em barra;
  • Máscara Capilar Nutricare;
  • Botanical Repair Intensive.

O diferencial do Slow Beauty é que a qualidade é alinhada à sustentabilidade. Nossos produtos são veganos, compostos por ingredientes orgânicos 100% naturais, com o propósito de cuidar dos seus cabelos e do planeta. Nascemos com o intuito de trazer aos consumidores uma curadoria especializada em produtos e marcas naturais, baseada na transparência desde a concepção até a entrega do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo