Hidratação para cabelos cacheados: conheça as melhores receitas para fazer em casa

Um problema que assola a vida das cacheadas é o ressecamento. Sabe aquela história de que o cabelo só fica bonito depois de alguns dias de lavagem, quando ele está um pouco sujo? Isso tem um porquê.  Os cabelos cacheados ressecam com facilidade e por isso precisam de uma tratamento especial, com um shampoo especial e hidratação para cabelos cacheados. Produtos cheios de sulfato e outros agentes fortes tiram excessivamente a oleosidade natural do cabelo que é responsável por sua hidratação.

Um cabelo hidratado tem o frizz reduzido, cutículas seladas, maciez e bastante brilho. Mas para que isso seja possível é preciso manter-se em dia com o cronograma capilar, assim evitando estresses na hora de arrumar as madeixas antes de sair de casa.

É claro que todo cabelo precisa de hidratação para ficar bonito e saudável. Mas é importante lembrar que cada cabelo necessita de um cuidado personalizado pois possuem texturas diferentes e necessidades diferentes.

Os cabelos cacheados e crespos por possuírem textura de s e z não espalham bem a oleosidade em seu cumprimento. Isso acontece porque quanto maior a curvatura do cacho, maior a dificuldade da oleosidade natural do cabelo chegar até as pontas, exigindo maior foco na rotina de hidratação para cabelo cacheado, evitando o frizz e valorizando seu volume.

A solução para fugir do ressecamento nós traremos agora. A seguir veja dicas de hidratação de cabelo cacheado:

hidratação para cabelos cacheados
Saiba o melhor creme de hidratação para cabelos cacheados. | Foto: Freepik.

Lavagem adequada para cabelos cacheados

O primeiro passo para um bom resultado na hidratação para cabelos cacheados começa pela lavagem. Como dito anteriormente, o shampoo inadequado irá ressecar o seu cabelo. Para evitar esse problema, nada de usar shampoo com sulfato. Para você ter uma ideia, o agente de limpeza dessa substância é pesada que é encontrada em produtos para lavar louças.

O sulfato também altera o ph da fibra capilar, deixando o cabelo mais frágil. Por isso, aposte em um shampoo hidratante que não remova totalmente a oleosidade dos fios. Uma dica é apostar em um shampoo com glicerina: a substância remove impurezas sem agredir os fios, não removendo sua oleosidade natural.

Creme de hidratação para cabelos cacheados

Um creme de hidratação para cabelos cacheados deve ter ativos que ofereçam hidratação intensa para os fios. A glicerina como citado anteriormente hidrata mantendo a água natural das madeixas, processo importante para uma hidratação saudável.

Procure produtos com agentes hidratantes como esse e potencialize seus cabelos.Os cremes de hidratação são uma ótima para fortalecer misturinhas hidratantes. A seguir veja misturinhas de hidratação para cabelos cacheados:

Hidratação para cabelos cacheados com babosa

Nunca viu sua mãe ou sua avó pegando uma plantinha de babosa e usando o líquido em seus cabelos? Pois essa dica nunca é antiquada.

A babosa contém diversas vitaminas, que são elas: A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, além de 80 aminoácidos e 20 minerais. Sendo um combo tão vitaminado não podemos deixar essa plantinha de lado nos momentos de cuidados com nosso cabelo cacheado e crespo.

Com os cabelos limpos e úmidos experimente misturar 1 colher de sopa da polpa da babosa + 2 colheres de sopa do creme de hidratação para cabelos cacheados de sua preferência. Aplique a misturinha mecha por mecha e deixe agir por 30 minutos.

Você pode adicionar um pouco de óleo de rícino à sua mistura. O óleo de rícino também contém nutrientes e propriedades regeneradoras e hidratantes que podem até auxiliar na redução da caspa. Outro ingrediente hidratante que pode ser adicionado para uma hidratação profunda a nossa receita é o óleo de coco.

O óleo de coco, rico em vitaminas e ácidos graxos, penetra profundamente nos fios e pode ser usado até para máscaras de umectação noturna.

Hidratação para cabelos cacheados com mel

Também rico em vitaminas, aminoácidos e proteínas, o mel possui sela e fecha as cutículas ressecadas dos fios, proporcionando um efeito reparador e sem cabelos arrepiados. Uma dica é fazer uma misturinha com o açúcar que também possui propriedade hidratante, além de servir como um esfoliante natural, ajudando a retirar as células mortas do couro cabeludo.

Aplique uma colher de açúcar + uma colher de mel + um creme de hidratação para cabelos cacheados mecha por mecha. Aguarde 20 minutos antes do enxágue. Lembre-se de usar a misturinha após a aplicação do shampoo e então seus cabelos irão ficar macios e sedosos. Toda hidratação de cabelos cacheados deve ser feita com os cabelos limpos e úmidos. 

Lembre-se: nada de shampoos com sulfato! Procure shampoos com propriedades hidratantes para cabelos cacheados e que não possuam sulfato em sua composição.

Hidratação para cabelos cacheados com amido de milho

Este ingrediente comum na cozinha tem sido o queridinho de alguns produtos de beleza para cacheadas e crespas. O amido de milho se complementado com outros ingredientes nutritivos e vitamínicos potencializa a absorção de suas propriedades pela fibra capilar.

Como se trata de um produto com agente higroscópico, o mesmo absorve água ao mesmo tempo que libera água, auxiliando no processo de hidratação de cabelos cacheados saudáveis. Ou seja, o amido de milho por si só não hidrata, mas se complementado com cremes de hidratação para cabelos cacheados e/ou ingredientes hidratantes naturais ajuda na absorção de suas substâncias pelos fios.

Misture 2 colheres de amido de milho + ½ xícara d’água + 3 colheres de creme hidratante para cabelos cacheados + agente hidratante (que pode ser a babosa ou o mel já citados anteriormente, ou outro óleo natural). 

Não utilize leite no lugar da água, pois o leite apesar de hidratante possui muita gordura, o que pode pesar nos fios. Você também pode usar só a água, o amido e o creme em sua misturinha de hidratação para cabelos cacheados.

Produtos para hidratação de cabelos cacheados

Agora que você já sabe como fazer misturinhas de hidratação para cabelos cacheados, que tal procurar produtos para cabelos cacheados que irão potencializar as suas receitinhas? O Slow Beauty possui produtos para os mais diferentes tipos de cabelo, com uma composição responsável e amiga do meio ambiente. No site, você encontra vários produtos com propriedades hidratantes que podem ser usados nas suas receitas de hidratação capilar ou mesmo sozinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo